Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não reconhece SSD para formatar.


IgorMeloBR

Posts recomendados

Fala galera, bom dia, 

 

Montei um PC pra minha oficina, DDR2 estava funcionando normal. 

 

Então comprei um processador melhor, memoria e um SSD pra melhorar a performance. 

 

Ao instalar todo o hardware, iniciei o PC normalmente. Funcionou de boa no HD 

 

O SSD foi reconhecido como disco d

 

Desconectei o HD para formar o SSD 

 

Coloquei o pendrive com windows 10

 Ele reconhece tudo na BIOS.

 

Mas quando vai dar boot pelo pendrive, aparece o logo do windows e depois ele fica em uma tela preta com um tracinho piscando... 

 

Não sai disso 

 

Config 

Processador q9550

Memória 2x2gb Corsair 1060mhz

Vídeo 9800gt

placa-mãe MW-G31T-M7 

SSD: xraydisk 120gb

 

Formatei esse SSD pelo meu outro PC dd4 e foi normal. Iniciou windows e tudo. 

 

Aí coloquei esse SSD já formatado nesse PC DDR2 e ele acontece a mesma coisa. 

 

Aparece.logo do windows depois vai pra tela preta com tracinho piscando e não sai disso... Deixei a noite toda e continuou assim 

 

Alguém pode me ajudar? 

 

Boom domingo a todos 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Pepse disse:

isso acontece também no HD? isso acontece por que o sistema não suporta UEFI nem GPT, por ser uma BIOS muito antiga, a recomendação que eu te digo é instalar o Windows em um computador moderno, não deixar instalar nada e após isso colocar esse SSD no seu DDR2.

@Pepse

 

No HD com windows 10 ele inícia normalmente. 

 

Se eu colocar o pen do windows com o HD ele abre as opções de formatação normalmente. 

 

Se colocar SSD fica nessa tela preta com traço. 

 

Pensei que era problema no SSD 

 

Mas formatei ele no meu DDR4 o windows terminou a instalação normal e assim que apareceu a tela da até de trabalho, já desliguei o PC e coloquei o SSD no DDR2 mas ele aparece o logo do windows bem rápido, e depois vai pra essa tela preta com tracinho piscando mesmo com o SSD já formatado... 

 

Sabe alguma config da BIOS que preciso fazer? 

37 minutos atrás, PedraX disse:

Tente uma instalação com o Linux Mint . Depois pode tentar com o W10. Por algum motivo essas BIOS antigas não conseguiam iniciar a MBR com o Windows, mas o Linux consegue(ou conseguia)

@PedraX vou tentar sim. Eu tenho um pen com o Lubuntu, será que rola? 

 

Ou precisa ser o mint mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorMeloBR Tentasse instalar um Windows mais antigo como o Windows 7? Pode ser incompatibilidade do S.O com as limitações de tecnologias dessa placa-mãe.

Outra hipótese que poderia interferir seria a SATA-2 mas teoricamente o que ela limita é somente a velocidade do SSD pela metade (250~300mb/s), deveria ao menos entrar no Sistema Operacional, a ideia do colega @PedraX em usar Linux é boa, pode funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PedraX disse:

Pode sim, vai fazer o mesmo efeito. Faça pelo menos uma formatação se reconhecer.

@PedraX  com Lubuntu apareceu a tela de boot, e quando selecionei pra instalar, travou. 
estou fazendo um pen com o Mint pra testar 

4 minutos atrás, RaposaFeroz disse:

@IgorMeloBR Tentasse instalar um Windows mais antigo como o Windows 7? Pode ser incompatibilidade do S.O com as limitações de tecnologias dessa placa-mãe.

Outra hipótese que poderia interferir seria a SATA-2 mas teoricamente o que ela limita é somente a velocidade do SSD pela metade (250~300mb/s), deveria ao menos entrar no Sistema Operacional, a ideia do colega @PedraX em usar Linux é boa, pode funcionar.

@RaposaFeroz

 

tentei com o 7 mesma coisa, todos os S.O travam nessa tela, aparece o logo e depois fica preta com traço piscando...

se eu trocar o SSD por um HD ai vão de boa. 

troquei cabo sata, troquei as entradas sata, o SSD aparece na BIOS mas quando tento formatar ele da esse erro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, IgorMeloBR disse:

tentei com o 7 mesma coisa, todos os S.O travam nessa tela, aparece o logo e depois fica preta com traço piscando...

se eu trocar o SSD por um HD ai vão de boa. 

troquei cabo sata, troquei as entradas sata, o SSD aparece na BIOS mas quando tento formatar ele da esse erro. 

Essa placa-mãe tem 2 chipset e o que controla a comunicação das portas SATA é o ICH7 (Existe um manual bem grande sobre ele no site da Intel)

Placas mães antigas possuíam o Chip North e o Chip South para dividir o controle das funções da placa-mãe, novamente lembrando, hoje não existe mais essas tecnologias e naquela época ainda não existiam os SSDs, reforçando a possibilidade de haver incompatibilidade entre tecnologias, porém existem muitos usuários que conseguem usar SSD novos em placas-mãe antigas, logo, pode haver limitações em alguns chipset apenas ou também pode estar ligado a versão e tipo de BIOS como já comentaram, desconheço se esse modelo seu em específico possui atualização para ela.

 

EDIT: Outro detalhe importante que só reparei agora, o seu SSD é de marca Chinesa e isso dificulta muito em termos de compatibilidade, pois alguns destes modelos não funcionam nem mesmo em placas-mãe mais novas

Se você tiver como testar um SSD de uma marca mais tradicional e funcionar, sua dúvida pode estar respondida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas são as opções da BIOS
sera que tem alguma coisa que possa estar bloqueando o SSD? 
803482912_WhatsAppImage2021-09-05at15_17.33(1).thumb.jpeg.93bc05833f3409d8c4d2d34a804b7e7a.jpeg

1655937364_WhatsAppImage2021-09-05at15_17_32.thumb.jpeg.acbe94bf56b3af152efbef5371f50021.jpeg1281880492_WhatsAppImage2021-09-05at15_17.31(1).thumb.jpeg.69e83a075900799557b4a8ab94b8562c.jpeg963294040_WhatsAppImage2021-09-05at15_17_31.thumb.jpeg.f0727871b772fb5d145ac4adba71224c.jpeg1983524220_WhatsAppImage2021-09-05at15_17.30(2).thumb.jpeg.ae7539263da461fec369f20e45c7703b.jpeg1681354243_WhatsAppImage2021-09-05at15_17.30(1).thumb.jpeg.86fad0078547bd1a55982169ea24ac3e.jpeg1031525281_WhatsAppImage2021-09-05at15_17_30.thumb.jpeg.5be13e34422fa4831cc8bdabd68b5cee.jpeg

1785844965_WhatsAppImage2021-09-05at15_17.32(1).thumb.jpeg.9c2b2343cef919a453617171b297a13e.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-05 at 15.17.33.jpeg

16 minutos atrás, RaposaFeroz disse:

Essa placa-mãe tem 2 chipset e o que controla a comunicação das portas SATA é o ICH7 (Existe um manual bem grande sobre ele no site da Intel)

Placas mães antigas possuíam o Chip North e o Chip South para dividir o controle das funções da placa-mãe, novamente lembrando, hoje não existe mais essas tecnologias e naquela época ainda não existiam os SSDs, reforçando a possibilidade de haver incompatibilidade entre tecnologias, porém existem muitos usuários que conseguem usar SSD novos em placas-mãe antigas, logo, pode haver limitações em alguns chipset apenas ou também pode estar ligado a versão e tipo de BIOS como já comentaram, desconheço se esse modelo seu em específico possui atualização para ela.

 

EDIT: Outro detalhe importante que só reparei agora, o seu SSD é de marca Chinesa e isso dificulta muito em termos de compatibilidade, pois alguns destes modelos não funcionam nem mesmo em placas-mãe mais novas

Se você tiver como testar um SSD de uma marca mais tradicional e funcionar, sua dúvida pode estar respondida.

@RaposaFeroz eu tenho outros SSds aqui, mas são M.2 esse eu comprei ontem, por 80R$ novo, lacrado. apesar de ser china, acho que era pra pelo menos ler... to tentando algumas outros distribuições do linux. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 minutos atrás, RaposaFeroz disse:

@IgorMeloBR Pelas imagens dá para ver claramente que ele não está identificando um disco primário (boot), nas "opções de boot" você consegue ver o SSD disponível para seleção? Aparentemente a placa-mãe só está aceitando o SSD como slave. (Secundário)

ele aparece na BIOS, o nome e modelo Dele, e na opção do F12 da pra selecionar o boot através dele. 

agora, RaposaFeroz disse:

1st boot Device = Floopy drive

2st boot Device = USB Disk

3st boot device = Disable

 

O SSD não está no boot

foi alguma ********** que fiz, mas ele aparece ali sim, vou anexar outra foto

1709330489_WhatsAppImage2021-09-05at15_46_38.thumb.jpeg.ae6621b17a52c122e49af154b71b6bf9.jpeg1921979351_WhatsAppImage2021-09-05at15_46.38(1).thumb.jpeg.5c870815d530557d50940a3beb735db0.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1530423398_WhatsAppImage2021-09-05at15_17_33.thumb.jpeg.ef38281c514d5fc9fd4f1a634862021f.jpeg

 

desabilita esse IDE BusMaster? 

nas opções de master e slave em cima, eu entrei em cada opção e desabilitei, com exceção da que esta o SSD conectado

@RaposaFeroz @PedraX desabilitei, agora fica travado na tela com o logo do Windows, e não sai. 

no HD estava formatado com Windows 10 64Bits, 
to fazendo um pen com windows 32Bits pra ver se rola 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, IgorMeloBR disse:

desabilita esse IDE BusMaster? 

nas opções de master e slave em cima, eu entrei em cada opção e desabilitei, com exceção da que esta o SSD conectado

@RaposaFeroz @PedraX desabilitei, agora fica travado na tela com o logo do Windows, e não sai. 

no HD estava formatado com Windows 10 64Bits, 
to fazendo um pen com windows 32Bits pra ver se rola 

Nessa tela da BIOS deveria trazer automaticamente os discos disponíveis, sendo o primário, o disco do sistema operacional. A opção IDE que você poderia desabilitar é em outra tela (onboard IDE controller), porém como o controlador da IDE e SATA são o mesmo, pode ocorrer de desabilitar as duas ao mesmo tempo (e pela escrita da opção é isso que vai ocorrer)

 

Melhor a principio seria realizar os testes com outras versões de sistema operacional já que selecionar o SSD como primário continuou com o mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Marcos FRM disse:

Você consegue inicializar um Linux "live" qualquer via USB?

@Marcos FRM Não consegui mano, acontece a mesma coisa, ele aparece a opção de escolha no linux, para iniciar ou instalar, ambas as opções travam após a escolha, depois de um tempo volta para a tela preta com tracinho piscando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse seu SSD esta formatado como GPT ou MBR?

Se ele estiver como GPT então essa placa-mãe não vai conseguir reconhecer mesmo, somente placas UEFI reconhecem discos em GPT...

 

Leve o SSD de volta para o seu computador mais novo, converta ele para MBR e depois formate em NTFS.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira fiz isso, mesmo assim, continua o mesmo problema. 

 

Galera, a solução vai ser manter o HD mesmo. passei a noite vendo videos, fazendo testes, peguei um SSD kingston emprestado, e deu mesmo problema, acho que o problema é na propria placa ou BIOS

formatei ele agora pouco com HD, fiz um overclock de 20% no processador e placa de vídeo. 

em questão de inicialização não melhorou muito, mas em benchmarck (userbenchmarck.com) 
consegui pontuação de 55% para desktop. com SSD  acho que passaria dos 60% 

como esse PC não é pra jogo. está muito bom, 

agradeço a todos pela ajuda. tenham uma ótima semana :D :D 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorMeloBR Para ser sincero eu nunca tinha visto um caso onde o computador não conseguia reconhecer SSD, apenas HDD. Eu mesmo tenho um notebook bem antigo com Core2Duo e 4Gb DDR2, coloquei nele um SSD de 256Gb que comprei no aliexpress e deu outra vida pra ele. Deixei ele na casa dos meus pais para eles poderem usar em coisas bem básicas, instalei o Windows 10 e pra navegar na internet ficou bastante aceitável. 
Antes de colocar o SSD, tentar usar o Windows 10 nesse notebook com HDD era uma experiencia horrivel...

Obs: voce tentou usar um desses programas de clonagem para clonar o HDD para o SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira

3 horas atrás, gutopereira disse:

@IgorMeloBR Para ser sincero eu nunca tinha visto um caso onde o computador não conseguia reconhecer SSD, apenas HDD. Eu mesmo tenho um notebook bem antigo com Core2Duo e 4Gb DDR2, coloquei nele um SSD de 256Gb que comprei no aliexpress e deu outra vida pra ele. Deixei ele na casa dos meus pais para eles poderem usar em coisas bem básicas, instalei o Windows 10 e pra navegar na internet ficou bastante aceitável. 
Antes de colocar o SSD, tentar usar o Windows 10 nesse notebook com HDD era uma experiencia horrivel...

Obs: voce tentou usar um desses programas de clonagem para clonar o HDD para o SSD?

 

não tentei. mas um amigo disse, que não tem essa de o PC com SATA não aceitar SSD ele esta vindo em casa com alguns SSD que ele tem la pra gente fazer o teste hj até o fim da noite ou amanha pela manhã, posto o resultado aqui 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!