Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. 

Recentemente eu percebi que o meu HD estava ficando constantemente lotado, mesmo quando eu liberava espaço, bastava 1 semana pra ele estar cheio novamente. Na tentativa de entender o que estava ocupando tanto espaço assim, eu usei um programa pra identificar as pastas que mais pesavam.

Foi ai que eu identifiquei uma pasta "temp" que tinha 8GB de arquivos, na qual todos eram referentes a log do sistema

Dei uma fuçada pra ver se podia ou não excluir eles e vendo que não tinha problema eu exclui. 

Só que em questão de dias, essa pasta ficou novamente lotada de log de evento ocupando todo o espaço do HD.

Eu queria entender se existe como por uma regra pra esses eventos serem auto deletados ou algo nesse sentido, pois, semanalmente eu preciso exclui-los para liberar espaço. 

Screenshot_4_log de Eventos.png

Postado
1 hora atrás, Lucas Rodrigues Ferraz disse:

Recentemente eu percebi que o meu HD estava ficando constantemente lotado, mesmo quando eu liberava espaço, bastava 1 semana pra ele estar cheio novamente. Na tentativa de entender o que estava ocupando tanto espaço assim, eu usei um programa pra identificar as pastas que mais pesavam.

Liberava quanto espaço? Seu HD tem que ficar com pelo menos uns 10 a 20 GBs constantemente livres para que o windows opere normalmente, sendo que ele vai sempre preencher esse espaço para funcionar. Isso é o normal do windows e se não tiver espaço livre ele pode inclusive parar de funcionar. Esses logs que você mostrou na imagem acima estão ocupando um volume mínimo de dados. Você claramente precisa gerenciar melhor seu espaço. Não tem outras partições nesse computador? Quantos GBs tem sua partição do windows?

• Coordenador
Postado

@Lucas Rodrigues Ferraz tive esse mesmo problema recentemente, e segundo minhas pesquisas, isso ocorre porque algum aplicativo da Loja Microsoft está dando erro, então o SO cria arquivos de logs constantemente – no meu caso estava criando mais de 2GB de logs por dia. Eu tentei algumas soluções que os sites passavam, mas nenhuma resolveu, então eu decidi reinstalar logo o sistema ao invés de ficar perdendo tempo pesquisando uma solução que funcionasse. Se você tiver tempo e paciência, talvez não precisa instalar o Windows novamente.

Abraços.

Postado
5 minutos atrás, mick 07 disse:

tive esse mesmo problema recentemente, e segundo minhas pesquisas, isso ocorre porque algum aplicativo da Loja Microsoft está dando erro, então o SO cria arquivos de logs constantemente

O problema ao qual você se refere não é o do windows defender introduzido na versão 2004? Se for, a microsoft já lançou fix para ele. É uma atualização opcional disponível já há alguns meses e também é o mesmo problema que causava 100% de uso de HD. Em alguns casos, segundo os sites de hardware, realmente o HD ficava lotado de arquivos de logs, apesar de que não foi o que atestei nas máquinas que dou manutenção.

• Coordenador
Postado

@WOZ Dods uso a versão 21H1, então não sei dizer se era esse o problema, até porque eu uso antivírus de terceiros. As pesquisas que eu fiz indicavam problema na loja, não no Defender, mas não posso eliminar essa possibilidade 100%. 

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, mick 07 disse:

uso a versão 21H1, então não sei dizer se era esse o problema, até porque eu uso antivírus de terceiros. As pesquisas que eu fiz indicavam problema na loja, não no Defender, mas não posso eliminar essa possibilidade 100%. 

O problema foi introduzido pela versão 2004, mas persistiu até um certo mês do primeiro semestre desse ano em todas as versões posteriores. A correção eu comecei a instalar recentemente e o problema foi 100% solucionado nos PCs que o apresentavam.

Ah, e o problema ocorria mesmo com quem tinha antivírus externos. Era uma falha no defender na inicialização do windows, salvo engano, justamente de criação de logs como o colega mencionou.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Matéria sobre o assunto: https://www.ghacks.net/2021/05/05/windows-defender-bug-may-fill-your-hard-drive-with-thousands-of-files/

O problema é achar a matéria que fala do fix, pois essa é das notícias que leio no celular e não tenho log dela aqui.

Já deu para ver pelo texto que o problema foi introduzido na versão 20H2, não na 2004 como eu me lembrava.

Postado

@WOZ Dods os logs estavam ocupando uns 8gb de espaço em disco. O print que eu anexei era só um exemplo dos arquivos que estavam sendo salvos e mesmo eles sendo pequenos, há milhares deles o que no final soma um espaço enorme.

@mick 07@WOZ Dods sobre a possibilidade de ser um problema do sistema, entre a Loja e o Windows Defender, eu já presenciei a loja com alguns problemas de inicialização e execução, enquanto o Defender eu nunca notei nada. Mas não sei dizer se o que eu vi na loja, estaria causando esses logs excessivos. Porém, sobre esse fix que vocês comentaram, isso não veio em alguma atualização da microsoft posteriormente? Pergunto isso, pois, eu geralmente mantenho o PC atualizado e ainda sim o problema se mantém. 

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Lucas Rodrigues Ferraz disse:

Pergunto isso, pois, eu geralmente mantenho o PC atualizado e ainda sim o problema se mantém.

Como eu disse, é uma atualização lançada alguns meses atrás, mas ela é opcional. Se você só mandar atualizar ela não será instalada. Tem que esperar terminar de buscar as atualizações, clicar em opcionais, instalar todas, reiniciar e repetir até não ter mais nenhuma.

• Coordenador
Postado

Só vi agora a resposta com o link. Eu acredito que sejam problemas diferentes, até porque a própria matéria informa que a pasta onde ficam os logs do bug do Windows Defender (C:\ProgramData\Microsoft\Windows Defender\Scans\History\Store) é diferente da pasta em que eu tive o problema e autor do tópico também (C:\Windows\Temp), o que leva a crer que seja, de fato, algo na Loja da Microsoft, conforme os links que postei.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!