Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Da placa-mãe queimado


Posts recomendados

Olá pessoal!

Estou aqui novamente porque minha placa-mãe apresentou problemas no segundo slot de memória RAM.

Até que em um belo dia senti um cheiro de queimado e antes disso, o PC não ligava, a fonte ligava mas a placa-mãe não.

Hoje fui desmontar o PC para ver o que era e encontrei um circuito QUEIMADO...

Enviarei algumas fotos do problema.

Quem puder me ajudar por favor me dê ideias do que eu faço com ela,

Me digam porque o circuito queimou 

Foi desgaste?

Calor?

Enviando fotos...

Ainda estou sentindo cheiro de queimado mesmo com a placa desligada...

 

Help please!

16311156210508751987894903894380.jpg

16311156470432637456667106470957.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GodOfThunder074 A fonte está funcionando? Suponho que venha dos 12V do conector de 24 pinos, então provavelmente alguma coisa nessa linha entrou em curto, ou houve um surto elétrico que passou pelos 12V da fonte. Qual a tua fonte? Houve queda de energia ou temporal antes disso acontecer? Utiliza estabilizador de tensão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinhabilis então...

 

A fonte está funcionando mas não tem como testá la, pois não tenho outra placa para testar...

 

A fonte é uma MyMax 500w Modelo 2014

 

Não houve queda de energia e está ensolarado, sem nuvens entao não houve temporal...

Estava usando um filtro de linha

 

Obs: precisei trocar capacitor estufado da fonte a uns 3 meses atrás, mas a placa estava com o problema bem antes disso, barramento não funcionando

 

Obrigado pela atencao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GodOfThunder074 Essa fonte é uma bomba, substitua-a o quanto antes...
Pode ser que a fonte tenha prejudicado a placa. Tens multímetro? Se tiver, meça a saída 12V da fonte, fazendo a fonte ligar fechando um curto entre o fio verde e qualquer fio preto, e medindo com o multímetro na escala DC entre um dos fios amarelos e qualquer um dos fios pretos. Se exibir um valor maior que 12V, significa que a fonte queimou o equipamento. Mas ainda assim pode ter havido um surto na rede, que a fonte deixou passar pelos 12V por não ter uma boa proteção.

7 minutos atrás, GodOfThunder074 disse:

Estava usando um filtro de linha

Faz bem, nunca utilize estabilizador.

 

7 minutos atrás, GodOfThunder074 disse:

Obs: precisei trocar capacitor estufado da fonte a uns 3 meses atrás, mas a placa estava com o problema bem antes disso, barramento não funcionando

Veja se no local onde o capacitor foi trocado, não deixou partículas de estanho, e/ou se não soldou de forma que quase fechava curto com outros componentes. Caso tenha deixado partículas de estanho, elas podem ter se movimentado e provocado um curto-circuito.

Verifique também o slot que não funcionava, se não tem pinos amassados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinhabilis valeu

 

Fonte genérica é ruim mesmo...

Vou medir com o multimetro a saída de energia,

O problema é que não tenho clips para fechar o curto da fonte e ligar...

Tem risco de a fonte explodir?

 

Não deixei trilhas de estanho da nova solda,

 

 

 

Então será que foi a fonte que queimou o circuito?

Obrigado pela atenção!

 

Obs: Placa já antiga de 2008

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
agora, GodOfThunder074 disse:

O problema é que não tenho clips para fechar o curto da fonte e ligar...

Tem risco de a fonte explodir?

Fechando curto entre o fio verde e um preto? Não, isso é algo que a própria placa-mãe faz ao ligar o computador...

2 minutos atrás, GodOfThunder074 disse:

Não deixei trilhas de estanho da nova solda,

 

Não encontrei pinos amassados no slot 1...

Depois de medir a fonte, use a escala de continuidade para tentar localizar componentes em curto na placa-mãe. Diodos bipam em uma direção mas não na outra, se bipar nas duas direções ou ele está em curto, ou algo no circuito dele está em curto. O mesmo com transistores: No máximo podem bipar em um único sentido ao medir a perna central com uma das pernas das pontas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!