Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia estática carrega bateria?


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá amigos, estou fazendo um experimento: Preciso carregar uma bateria com energia estática do corpo humano. Pode ser qualquer bateria, pode ser um capacitor ou qualquer coisa com carga suficiente pra acender pelo menos um pequeno led no final do dia, e pode ser por pouco tempo, que pelo menos ele acenda e apague rapidamente. Isso é apenas um experimento que visa demonstrar que o nosso corpo eventualmente acumula essa energia estática, e que ela pode ser armazenada de alguma forma e depois descarregada. A ideia é que a pessoa use um dispositivo como um bracelete ou qualquer outra coisa, que acumule essa energia ao longo do dia, e no final do dia essa energia seja descarregada usando um led como uma forma de demonstrar essa energia. Eu sou leigo em eletrônica, e não faço ideia de como isso pode ser feito, por isso entrei nesse fórum para pedir a ajuda de vocês. Já pesquisei na internet mas não consegui achar nada que pudesse me ajudar. Desde já agradeço a ajuda de vocês. Um abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente o corpo (nu) não acumula muita estática mas sim o atrito com vestimentas portanto...

 

Só conceito e minimalista: fios numa blusa de lã em dia seco, alguns diodos 1n4007 em série, um capacitor duns 10nF de alguns kv entre catoto até a sola do sapato. Acumula rapidão nem precisa o dia todo. Pra ver a energia fluir: um R duns 10M em série com uma lampadinha neon ou led de altíssimo brilho pode acender por segundos. Obs: caso funcione, o capacitor deve dar choque quase bem incômodo.💀.

Dica: Se não carregar, teste com diodos invertidos, meça V acumulada antes com multímetro, neon não tem polaridade, led sim, etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, .if disse:

Geralmente o corpo (nu) não acumula muita estática mas sim o atrito com vestimentas portanto...

 

Só conceito e minimalista: fios numa blusa de lã em dia seco, alguns diodos 1n4007 em série, um capacitor duns 10nF de alguns kv entre catoto até a sola do sapato. Acumula rapidão nem precisa o dia todo. Pra ver a energia fluir: um R duns 10M em série com uma lampadinha neon ou led de altíssimo brilho pode acender por segundos. Obs: caso funcione, o capacitor deve dar choque quase bem incômodo.💀.

Dica: Se não carregar, teste com diodos invertidos, meça V acumulada antes com multímetro, neon não tem polaridade, led sim, etc

Obrigado pela resposta amigo, mas esse experimento possui uns critérios bem específicos: Eu não posso colocar fios numa blusa de lã por exemplo, e a energia estática precisa ser "colhida" do próprio corpo, algo que fique em contato com alguma parte do corpo como um bracelete ou uma tornozeleira por exemplo. O usuário não estaria nu, isso seria feito com uma pessoa em seu estado normal, fazendo tudo normalmente, vestida, andando, trabalhando, etc... E isso precisa ficar durante o dia todo, de forma que o capacitor recolha e armazene essa energia durante o dia todo, para que ao final do dia essa energia seja descarregada com um led, a luz do led pode ser rápida ou lenta, mas de preferência um pouco mais lenta do que alguns segundos, mas se não tiver jeito tudo bem, pode ser rápida.

Nesse caso, como poderia ser feito esse esquema? Muito obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, .if disse:

Geralmente o corpo (nu) não acumula muita estática mas sim o atrito com vestimentas portanto...

 

Só conceito e minimalista: fios numa blusa de lã em dia seco, alguns diodos 1n4007 em série, um capacitor duns 10nF de alguns kv entre catoto até a sola do sapato. Acumula rapidão nem precisa o dia todo. Pra ver a energia fluir: um R duns 10M em série com uma lampadinha neon ou led de altíssimo brilho pode acender por segundos. Obs: caso funcione, o capacitor deve dar choque quase bem incômodo.💀.

Dica: Se não carregar, teste com diodos invertidos, meça V acumulada antes com multímetro, neon não tem polaridade, led sim, etc

Essas são as peças que você citou? Desculpe pois eu não entendo quase nada de eletrônica, por isso não entendi muito bem a forma que você explicou a maioria das coisas. se você puder explicar de uma forma mais fácil, pra um leigo entender, eu fico muito agradecido.

Sem título.jpg

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leostudiomidia ,

 

Isso não vai funcionar, meu amigo ....

Não existe geração espontânea de energia estática ! 

O que pode criar estática : atrito.

Até o vento contra nossa roupa pode criar essa estática, mas o ar deve estar seco,

Sapato pisando em um tapete, pente no cabelo, ônibus andando, tudo isso pode criar energia estática. Mas ela não fica em nosso corpo para ser "armazenada" .... ela fica na parte externa , que são as roupas.

Não vejo como você vai coletar isto.

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Assim com você não entende nada de eletrônica, eu entendo ainda menos da fisiologia do corpo humano. Tenho dificuldade em vislumbrar uma carga elétrica mesmo que estática a se formar espontaneamente na pele nua. Por isso mencionei a blusa de lã que é vilã pros paranoicos anti estáticos que eventualmente aparecem por aqui 😁. Pra estática aparecer há de se ter algum atrito entre materiais diferentes e no humano nu (virtual) não consigo vislumbrar. Curiosamente admiro muito a enguia elétrica.🙂

 

Mas sim, são as peças que mencionei mas de novo: são apenas conceitos teóricos que nem seu se daria algum resultado. Sugiro pesquisar mais sobre como a estática é criada. P.ex. procure por gerador de vandergraph

 

Ah sim e agrego algo as palavras do amigo Paulão... a estática é gerada quando e onde ela quer e você não tem muito controle sobre. Algo como um raio. Mas mesmo ele falando que não vai dar certo, mesmo assim caso você obtenha algum sucesso, não te esqueças de nos reportar, ok? 🙃

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@leostudiomidia ,

 

Isso não vai funcionar, meu amigo ....

Não existe geração espontânea de energia estática ! 

O que pode criar estática : atrito.

Até o vento contra nossa roupa pode criar essa estática, mas o ar deve estar seco,

Sapato pisando em um tapete, pente no cabelo, ônibus andando, tudo isso pode criar energia estática. Mas ela não fica em nosso corpo para ser "armazenada" .... ela fica na parte externa , que são as roupas.

Não vejo como você vai coletar isto.

 

Paulo

Olá amigo, obrigado pela resposta. A questão não é sobre o corpo gerar energia estática de forma espontânea, isso eu sei que não ocorre, e sei que depende de certas circunstâncias como você exemplificou bem. O experimento que eu quero fazer é sobre como armazenar essa energia estática que é gerada por essas circunstâncias que você citou, entre outras. Uma coisa é fato, todo mundo já deve ter tomado aquele choque de energia estática em algum momento da vida, quando encostou por acaso em alguma coisa que conduziu essa energia, uma pessoa por exemplo, ou uma maçaneta de porta. A minha ideia com ajuda de vocês é criar um jeito de armazenar essa energia em alguma coisa, tipo uma mini pilha, um capacitor ou algo do tipo. Da mesma forma que essa energia pode ser descarregada na parede, no chão, numa maçaneta de porta ou até mesmo em outra pessoa, eu imagino que pode ser conduzida para algo que armazene essa energia, pelo menos em pouca quantidade, da forma que der, nem que seja só para acender ou piscar um led, pelo menos por uma fração de segundo, ou mais de preferência. Esses equipamentos anti estáticos por exemplo, essa pulseira que vocês usam na eletronica, pelo que eu entendi ela recolhe a energia estática do corpo, conduz essa energia por um fio e descarrega em um aterramento. Usando essa mesma lógica, ao invés dessa energia ser descarregada em um aterramento não poderia ser armazenada em alguma coisa tipo uma pilha, bateria, capacitor ou algo do tipo? Obviamente que seja proporcional a carga elétrica em questão. A minha dúvida é, quais componentes usar para chegar a esse resultado. O amigo na resposta anterior falou sobre um circuito com diodos e um capacitor, você acha que isso não poderia funcionar? Você teria uma ideia ou pelo menos uma teoria que talvez funcione? Desde já agradeço. 

2 horas atrás, .if disse:

Assim com você não entende nada de eletrônica, eu entendo ainda menos da fisiologia do corpo humano. Tenho dificuldade em vislumbrar uma carga elétrica mesmo que estática a se formar espontaneamente na pele nua. Por isso mencionei a blusa de lã que é vilã pros paranoicos anti estáticos que eventualmente aparecem por aqui 😁. Pra estática aparecer há de se ter algum atrito entre materiais diferentes e no humano nu (virtual) não consigo vislumbrar. Curiosamente admiro muito a enguia elétrica.🙂

 

Mas sim, são as peças que mencionei mas de novo: são apenas conceitos teóricos que nem seu se daria algum resultado. Sugiro pesquisar mais sobre como a estática é criada. P.ex. procure por gerador de vandergraph

 

Ah sim e agrego algo as palavras do amigo Paulão... a estática é gerada quando e onde ela quer e você não tem muito controle sobre. Algo como um raio. Mas mesmo ele falando que não vai dar certo, mesmo assim caso você obtenha algum sucesso, não te esqueças de nos reportar, ok? 🙃

Olá amigo, obrigado mais uma vez pela atenção e pelas respostas. Veja bem, pelo que você e o Paulo falaram, acho que ainda não tinham entendido muito bem a minha ideia, mas eu respondi no comentário dele, e acho que agora deve ter ficado mais claro, então por gentileza dê uma lida na resposta que eu enviei pra ele porquê vai servir pra você entender melhor a situação. Eu pesquisei sim bastante sobre energia estática, como ela se forma, etc. Até descobri que existe um invento chinês, uma tecnologia que consegue gerar e usar energia estática como fonte de energia, só que em pequena escala para fazer pequenas tarefas, mas isso não vem ao caso, é outra coisa bem diferente. A minha ideia não tem a ver com gerar energia, não é esse meu objetivo, eu queria apenas armazenar essa energia em um componente, e descarregar no final do dia através de um led, da forma que der pra fazer. Meu objetivo com esse experimento é demonstrar que nosso corpo interage com essa energia constantemente, e daí eu vou entrar em outras questões sobre como essa energia influencia em nossa saúde, mas aí é outra história. Eu sei que essa questão da energia estática é um fato conhecido por todos, que pode ser demonstrado por diversas formas, com diversos experimentos, esfregando um balão no cabelo, esfregando os pés no tapete, etc. Porém eu quero fazer esse experimento sobre energia estática dessa forma específica, acendendo uma luz de led com toda a energia estática recolhida durante o dia, é só isso.

Vou pesquisar sobre o gerador de vandergraph, obrigado pela dica. E com certeza se eu conseguir alguma coisa eu vou compartilhar aqui com vocês.

 

Se agora você entendeu melhor a minha ideia, e teria algo a acrescentar... Na verdade eu pretendo fazer um dispositivo como um bracelete ou uma tornozeleira, com esses componentes eletrônicos que cumpram com esse meu objetivo. Pra ser mais preciso, deixa eu te perguntar uma coisa. Você já viu daquelas pulseiras "anti estática" que não tem fio condutor pro aterramento? Ela funciona da seguinte forma: Tem um resistor de 1 MoHms que de um lado entra em contato com uma chapa metálica que fica em contato com a pele do pulso, do outro lado do resistor entra em contato com um parafuso que fica pro lado de fora da pulseira. E o fabricante diz que esse parafuso serve pra pessoa tocar em algo eventualmente pra estar descarregando essa energia estática. Eu pesquisei sobre resistores e entendi que eles são uma resistência, como uma resistência de chuveiro, que transformam energia elétrica em energia térmica. Só não entendi muito bem o funcionamento disso na prática em relação a essa questão da pulseira anti estática. 

Bem, é justamente isso que eu preciso, uma orientação sobre esses componentes eletrônicos, o que cada um pode fazer. por exemplo, se existe aquela pulseira anti estática que vocês usam no trabalho de vocês, a lógica dessa pulseira é que ela vai entrar em contato com a pele do seu braço, e vai conduzir a estática do seu corpo através do fio dessa pulseira até essa energia ser descarregada em um aterramento. Se a gente partir desse princípio, usando essa mesma lógica, ao invés desse fio conduzir a um aterramento, ele passaria por um componente enetrônico que pudesse conduzir essa energia a entrar em um capacitor ou em uma mini bateria, algo do tipo.

 

Vamos supor que essa energia estática não tenha uma corrente ou tensão específica, então o que poderia ser feito? Vamos lá, seguindo a mesma lógica da pulseira anti estática, temos um condutor em contato com o corpo e um fio que leva ao aterramento, ao invés do aterramento esse fio levaria para um componente eletrônico que iria "juntar" e "formatar" essa energia, como um resistor por exemplo (não sei), algo que pudesse dar um formato específico pra essa energia, com uma tensão e/ou corrente específica, para a partir daí ser conduzida a um outro componente ou até ser armazenada em uma pilha ou capacitor. Entende a lógica da coisa? Será que tem como você me dizer quais componentes eu precisaria usar pra chegar a esse resultado? mesmo que seja de forma experimental, mesmo que você não tenha certeza, mas que pelo menos dê uma direção pra que eu possa tentar. Muito obrigado por tudo!

2 horas atrás, .if disse:

Assim com você não entende nada de eletrônica, eu entendo ainda menos da fisiologia do corpo humano. Tenho dificuldade em vislumbrar uma carga elétrica mesmo que estática a se formar espontaneamente na pele nua. Por isso mencionei a blusa de lã que é vilã pros paranoicos anti estáticos que eventualmente aparecem por aqui 😁. Pra estática aparecer há de se ter algum atrito entre materiais diferentes e no humano nu (virtual) não consigo vislumbrar. Curiosamente admiro muito a enguia elétrica.🙂

 

Mas sim, são as peças que mencionei mas de novo: são apenas conceitos teóricos que nem seu se daria algum resultado. Sugiro pesquisar mais sobre como a estática é criada. P.ex. procure por gerador de vandergraph

 

Ah sim e agrego algo as palavras do amigo Paulão... a estática é gerada quando e onde ela quer e você não tem muito controle sobre. Algo como um raio. Mas mesmo ele falando que não vai dar certo, mesmo assim caso você obtenha algum sucesso, não te esqueças de nos reportar, ok? 🙃

Eu fui pesquisar aqui sobre o componente que você me indicou, o diodo, e descobri que ele é tipo um condutor que só deixa a corrente eletrica fluir em um sentido, como se fosse uma válvula, a corrente eletrica passa por ele e não volta. e antes de você me indicar, foi exatamente isso que eu estava imaginando, algo que fizesse com que a energia estática fluísse do corpo para esse circuito e não voltasse mais para o corpo. acho que esse é realmente o primeiro componente do circuito, agora, depois dele precisa de algo para "modular" a energia (não sei se é essa a palavra certa), mas algo para dar o formato específico para a energia, tensão e corrente, algo que acumule essa energia que vem dos diodos, e aos poucos vá juntando em um componente para chegar a um "formato específico" de tensão e corrente, algo como se fosse um tipo de transformador, que depois desse iria para a bateria ou capacitor, e por ultimo ter um dispositivo, uma chave ou algo do tipo para ligar o led. fazer com que a energia saia do capacitor ou da mini bateria e acione o led. é mais ou menos essa a ideia. só preciso que vocês me ajudem com os componentes certos pra chegar a esse objetivo. muito obrigado.

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Eu estava pesquisando aqui e vi que o transistor pode servir como um tipo de transformador, amplificando ou diminuindo a energia, então será que um transistor não poderia fazer a função desse transformador que eu havia citado? para ir acumulando essa energia estática até que ela chegue em um formato específico, e assim esse transistor jogar essa energia para o capacitor ou bateria? A questão é: qual e quantos diodos usar, quais e quantos transistores usar, e qual capacitor ou bateria usar. E depois pra usar a energia do capacitor ou bateria fica mais fácil, é só criar um dispositivo para ligar e desligar conectado a um led. Enfim, será que esse circuito poderia ser feito mais ou menos dessa forma? obrigado.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe sim amigo formas de aproveitar a energia do corpo que envolvem vestimentas e tecnologia de ponta apropriadas. O suor, troca de calor com ambiente, e etc já são capazes de gerar alguma energia em pequena escala e alimentar dispositivos de baixíssimo consumo. No entanto não são viáveis pra meros mortais como nós. Já vi artigos sobre isso mas apenas como curiosidade mesmo. Pena que não tenho os links. Se 1 dia eu achar, publico.

 

Voltando pra 'realidade' do seu caso, a intenção é boa mas a 'tensão' nem tanto. Ou melhor:potência ou quantidade de energia acumulada. Também acho que nem dá certo costurar arame na blusa de lã pois ele vai é dissipar a estática. Talvez (só talvez) algo como uma camada metálica - papel alumínio - do lado de fora na blusa (esta o dielétrico)  como um dos polos do capacitor... e sei lá... também não sou do mundo da moda 😁 ... só da lua mesmo 🤪

 

Uma ideiazinha que me foi iluminada: pra tentar ver a energia estática que lhe acumulou, uma experiência muuuito simples: uma chavinha de teste tipo esta:

2FE08_01_.jpg

Ande um pouco sobre tapete, pegue uma chave destas e encoste em algo metálico grande p.ex. fogão. Se tiver sucesso, teoricamente vai ver ela dar uma piscadela. Pronto ... taí sua energia.

 

Agora algo mais palpável sobre o assunto energia corporal... olha isso que legal...

E não... não é fake

Ah sim...

 

Sua ideia também não dá nada certo. O transistor não aumenta a energia - aliás naaada aumenta. Ele apenas se baseia numa pequena energia pra coletar uma grande já disponível. Algo como: a força que você faz pra abrir uma torneira é bem menor do que a da pressão do jato dágua. Você não aumentou a energia da água. sei lá se esta comparação lhe foi boa  😁

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou ainda mais longe :

 

Quando começa a trovejar, existe uma quantidade imensa de eletricidade estática acumulada nas nuvens. Como ninguém até hoje conseguiu armazenar 1 trilionésimo dessa energia, você também não vai conseguir....  não se trata de incapacidade, e sim de impossibilidade física com os nossos atuais conhecimentos, ok ?

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk @.if Entendi amigos, obrigado pelas dicas e opinião de vocês. Mesmo assim eu vou ver se consigo algum resultado com isso. Justamente por ser leigo eu ainda não entendi porque uma pessoa pode levar um choque com energia estática, mas essa energia não pode ser armazenada de alguma forma. Eu entendo que o lance do raio que cai do céu é algo similar porém em uma escala astronomicamente maior. Por isso, eu ainda não perdi a esperança. Se de repente vocês tiverem alguma ideia me avisem, obrigado por tudo, um abraço.

se mais alguém ler esse tópico e tiver alguma ideia ou alguma dica que possa me ajudar, desde já agradeço.

Só a nível de conhecimento, eu pesquisei aqui e vi que existe na teoria a possibilidade de captação de raios para energia elétrica, o problema que é economicamente inviável.

 

 

 

E na verdade, como eu já disse, existe uma empresa sul coreana que criou um aparelho capaz de gerar e utilizar energia estática como fonte de energia para pequenas tarefas, ou seja, com base nisso acredito que não é impossível de fazer o que eu estou querendo, até porque é algo muito mais simples do que eles fizeram, é só uma questão de saber a forma correta de fazer. Deixar bem claro que eu não quero fazer isso que eles fizeram, o que eu quero eu já expliquei, e é algo muito mais simples. Então, se mais alguém tiver alguma ideia ou dica que possa ajudar eu agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente a internet é cheia dessas bobagens e se não é viável economicamente não faz sentido. Sobre sua questão, as cargas são acumuladas nas roupas e descarregadas ao tocar em algo ligado à terra. Apesar de surgirem tensões elevadas, a quantidade de energia é ínfima para qualquer uso prático.

 

Uma pilha com batata, uma mochila com células fotovoltaicas ou uma calçada piezoletrica geram muito mais energia que a estática de uma pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leostudiomidia ,

 

Em teoria é possível criar um foguete que ultrapasse a velocidade da luz e entre em dobra espacial, utilizando energia negativa....

 

Em teoria é possível controlar a direção de um furacão. 

 

Tem físico que diz que em teoria é possível criar um buraco negro aqui na Terra.

 

Teoria aceita tudo... mas a prática não! 

 

De qualquer maneira, você vai aprender bastante insistindo nisso, então não é um tempo perdido, e sim um aprendizado.

 

Tem uma frase sobre um grande cientista , não me lembro o nome, mas reflete bem o meu pensamento:

 

Após perder meses tentando fazer algo funcionar, a esposa dele perguntou para ele por que ele não desistia, e ele respondeu : não posso desistir agora, afinal aprendí 1025 maneiras diferentes de como não fazer a coisa funcionar !

 

Sempre aprendemos alguma coisa com a nossa insistência.

 

Paulo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk 😄😄😄 verdade... 

@Ricardov Entendi amigo, obrigado pela resposta, mas como eu já disse, a minha intenção não é gerar energia para consumir de alguma forma, como acontece nesses exemplos que você citou, da batata, da mochila e da calça. A minha intenção é apenas demonstrar que a energia estática presente em nosso corpo, acumulada ao longo do dia, pode acender um led no final do dia, pelo menos é o que eu espero. Nem que seja pra fazer ele acender por menos de um segundo, ou mais de preferência. É um experimento que não tem nada a ver com geração de energia, não é esse o propósito. É apenas para demonstrar (dessa forma específica) que há energia estática presente em nosso corpo ao longo do dia, que ela pode ser acumulada, e descarregada no final do dia dessa forma específica, através de um led. O propósito disso é fazer essa demonstração para entrar em outro assunto de saúde, que não tem nada a ver... Obrigado 👍

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Ótimo, vou testar pra tentar entender o funcionamento dela em relação a energia estática. Mas o objetivo mesmo é como eu disse, armazenar a energia de um dia inteiro, e descarregar somente no final do dia com o led. precisa ser dessa forma. na sua opinião, nesse caso como eu faria? vamos partir da ideia da pulseira anti estática que vcs usam na bancada de trabalho, ela entra em contato com o corpo da pessoa, no pulso, daí tem o fio condutor que leva pra um aterramento. e se ao invés do fio eu colocar o diodo com o intuito de fazer o fluxo da energia, depois o resistor para "acumular" essa energia (não sei), e depois o capacitor para armazenar essa energia? será que dá certo? ou o que você sugere? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me de novo... A energia estática aparece e desaparece do corpo em momentos e onde que ela decide. Segundo a lei de murphy é nos piores momentos possíveis pra causar o maior dano possível... vai pifar o touch do seu celular, vai pegar uma bandeja metálica e derrubar tudo no chão e etc. Ou seja, não exatamente quando e como você quer. Além do + pode ser muita, pouca ou nenhuma. Ou seja ela tem vida própria. Por isso o insight conceitual momentâneo que te dei pode não ser prático. Portanto penso não ser prático deixar algo aguardando ela aparecer pra comê-la.

Fica a dica: caso prefira não desistir, não tente reinventar a roda. Se já ouviu falar ou conhece algo do tipo que já existe, corra atrás dele, avalie, copie, melhore, baixe custos e etc. Sem medo de ser feliz... aqui fora é assim que a banda toca.

 

Por fim, sugiro focar naquilo que você quer efetivamente fazer e nos contar sobre. Quiçá colaboremos caso tenha uma mínima relação com eletrônica...

9 horas atrás, leostudiomidia disse:

entrar em outro assunto de saúde, que não tem nada a ver..

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Eu estou começando um estudo a respeito de como a energia estática influencia na saúde do corpo. Naturalmente as pessoas deveriam estar em contato com a natureza, com os pés no chão, isso não permitiria que a energia estática se acumulasse no nosso corpo, no entanto atualmente as pessoas passam a maior parte do tempo isoladas do chão, com calçados emborrachados, que causam acúmulo de energia estática no corpo, a ponto de acontecer aquele fenômeno do choque elétrico ao tocar em alguém ou em alguma superfície metálica. Pelo que eu tenho pesquisado a energia estática acumulada no corpo faz mal à saúde, aumenta os níveis de cortisol, causa insônia, stress, etc... Então minha ideia é mostrar com esse experimento do led, que a energia estática está presente no nosso corpo diariamente e constantemente, e que ela precisa ser eliminada para o bem da nossa saúde.

Mas para isso eu preciso fazer esse experimento de acumular a energia estática de um dia inteiro e no final do dia descarregar com o led. 

Eu já entendi tudo o que vcs disseram sobre energia estática, inclusive já tinha estudado tudo isso antes de vir aqui no fórum perguntar. Mas eu ainda acho que é possível fazer algo parecido com o que eu quero, até porque eu já mostrei aqui uma reportagem que uma empresa sul coreana fez um dispositivo que gera e utiliza energia estática como fonte de energia para pequenos dispositivos. isso é uma prova de que isso é possível, só precisa saber como fazer. a questão que meu experimento é muito mais simples do que isso, e acredito que seria muito mais simples de fazer também, basta alguém que entenda a ciência por trás dessa situação, e saiba colocar os componentes certos pra executar a tarefa, é como um programação de computador... Preciso de algo que conduza a corrente em apenas uma direção sem deixar a corrente voltar, isso é o diodo, depois preciso de um componente que "formate" essa energia para depois ser armazenada no capacitor. eu só preciso saber os componentes certos pra fazer essas funções. isso me levaria a meu primeiro teste. não espero um resultado preciso e imediato no primeiro teste, mas espero pelo menos algo que faça sentido...

@.if Pense comigo, minha lógica é muito simples: Se uma pessoa "carregada" com energia estática, ao tocar em um condutor, ela transfere essa descarga de energia pra esse condutor, então porquê essa energia não pode ser transferida para um circuito de componentes eletrônicos? É lógico que pode. Inclusive a energia estática presente no corpo pode queimar circuitos eletrônicos muito sensíveis, afinal, não é por isso que vocês usam a pulseira anti estática pra descarregar essa energia em um aterramento? A única diferença que ao invés de descarregar em um aterramento eu quero passar ela por um circuito de componentes específicos que vão processar essa energia da forma que eu "programar". Minha lógica é essa, e eu sei que não está errada, a prova é aquele dispositivo já criado por aquela empresa sul coreana como eu já citei. Então eu sei que é possível, a questão é saber como, e lembrando que o que eu quero fazer é diferente, porém bem mais simples, mas a lógica e a física da coisa é a mesma.

@.if Você mesmo disse que teve o deslumbre da chave de teste, e se em tese, essa energia poderia acender um led, porque ao invés disso ela não poderia carregar uma pequena bateria para acender esse led no final do dia com mais carga acumulada? É só isso que eu preciso. Vou pesquisar aqui sobre como funciona essa chave de teste. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sim meio que entendi e achei o projeto bacana. Nem sabia dos malefícios da estática acumulada. Por isso vou te dar ideias. Ao invés de esperar o dia todo pra fazer esta análise, que tal se apenas medisse o tempo todo a eletricidade estática e registrasse num dispositivo qualquer? Este poderia ser alimentado "de verdade" com bateria simples tipo a cr2032. Imagino algo como um datalogger monitorando e registrando a tensão. Já adianto que o desafio vai ser fazer este monitoramento sem influenciar muito no valor da tensão, acertar o ponto onde ela aparece, sensores nas vestimentas, na pulseira, na calcanheira, boné e etc. Algo como um eletrocardiograma, encefalograma e afins.

Pra não influenciar, o pulo do gato é ter altíssima impedância na casa de dezenas ou centenas de GOhms (ok você não é da área) o que em tese pode ser obtido com um ampop e circuito especial. Há aí também a questão do excesso de sensibilidade que deve ser tratado também.

Na parte do registro pode-se registrar apenas o maior valor algo como um peakhold e mostrar num lcd numa pulseira p.ex.. Vencendo o desafio do hw, o sw é relativamente simples de se fazer com um microcontolador qualquer de baixo custo.

 

Bem.. são só ideotas semente de uma mente especialista em Conclusões Hipotéticas Universais Técnicas ExplicativaS kk

Aguarde opiniões de verdade...

 

.. vou tirar o sapato agora pra ver se durmo melhor hoje!! 😁

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Mas aí você já sugeriu um projeto muito mais complexo. É uma boa ideia mas eu queria algo mais simples mesmo. Pra mim, só acender o led já é suficiente, a minha ideia é demonstrar para a pessoa que de fato ela tinha aquela energia acumulada no corpo e que foi convertida para acender aquele led.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi da energia estática, independente do local que ela esteja acumulada no corpo, ela pode ser descarregada completamente se o corpo fizer contato de aterramento em alguma coisa, é daí que surge aquele famoso choque. Então pelo que eu entendi o dispositivo só precisa estar em contato com um local do corpo para receber toda essa energia, da mesma forma que os pés estariam em contato com o chão para descarregar essa energia. Ao invés dos pés seria esse dispositivo de armazenamento para acender o led. 

@.if isso, vou pesquisar sobre essa chavinha. obrigado por tudo

@.if eu acabei de pesquisar aqui sobre a chave de teste, ela consiste apenas em um resistor de alto valor, que transforma a corrente elétrica convencional em uma tensão muito baixa, suficiente apenas para acender aquela luz pequena dentro da chave, a pessoa coloca o dedo no fundo da chave pra fechar o circuito e fazer a energia percorrer o circuito e acender a lampada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, leostudiomidia disse:

 

@.if Pense comigo, minha lógica é muito simples: Se uma pessoa "carregada" com energia estática, ao tocar em um condutor, ela transfere essa descarga de energia pra esse condutor, então porquê essa energia não pode ser transferida para um circuito de componentes eletrônicos? É lógico que pode. Inclusive a energia estática presente no corpo pode queimar circuitos eletrônicos muito sensíveis, afinal, não é por isso que vocês usam a pulseira anti estática pra descarregar essa energia em um aterramento? A única diferença que ao invés de descarregar em um aterramento eu quero passar ela por um circuito de componentes específicos que vão processar essa energia da forma que eu "programar". Minha lógica é essa, e eu sei que não está errada, a prova é aquele dispositivo já criado por aquela empresa sul coreana como eu já citei.

 

Por mais que a gente fale, você está voltando ao mesmo ponto, como se nossa fala não representa uma impossibilidade .....

 

De onde vem essa sua afirmação "É Lógico que pode." ?

 

A eletricidade estática não tem uma polaridade definida... ou seja, uma hora ela é positiva em relação ao terra, outra hora é negativa. Como que você quer utilizar um "circuito eletrônico"  para armazenar ?

 

Depois, o armazenamento.... : Ou se usa baterias, ou se usa capacitores. Ambos precisam de polaridade definida para funcionar.

 

E como que você afirma que sabe que sua lógica não está errada ?

 

Acredite, tem muita coisa que você não sabe ainda.....

 

Paulo

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, leostudiomidia disse:

@.if como eu ia dizendo, isso me faz pensar o seguinte, será que o resistor poderia ser esse "transformador" de energia que eu preciso? A lógica seria o seguinte, uma peça metálica em contato com o corpo, um diodo para conduzir o fluxo da energia, um resistor para receber essa energia e transformar, e um capacitor ou pilha para receber e armazenar essa energia. Da pilha em diante eu me viro, é mais fácil. Mas o que acha desse circuito? faz sentido pra você? é justamente isso que eu queria, fazer um teste,

 

@aphawk É verdade, você tem razão em relação as cargas, ela pode ser negativa ou positiva, está aí um ponto importante que deve ser considerado. Mas acredito que também haja solução pra isso. Eu disse que acredito que isso é possível porque já citei o exemplo de um dispositivo que usa energia estática como fonte de energia para pequenos aparelhos, o fato é que esse dispositivo existe e funciona, por isso acredito que isso é possível.

Como você disse, tem muita coisa que eu ainda não sei, é verdade, principalmente nessa área, mas a ciência é assim, todos nós não sabemos de muitas coisas, por isso eu acredito que a resposta certa é "não sei" ao invés de "não é possível". Tô conversando com vcs aqui justamente pra saber o que é possível dentro do conhecimento de vocês e de quem mais puder ajudar. E fico muito agradecido pela atenção e pelas respostas. 🙏🙏🙏

@.if existe aquela pulseira anti estática sem fio que é vendida na internet, eu até vi um tópico aqui no fórum sobre ela. você já viu essa pulseira? ela consiste apenas em uma placa de metal que entra em contato com a pele do pulso, essa placa de metal está ligada a um resistor pequeno de 1Mohms, no outro polo do resistor está conectado a um parafuso que fica exposto pra fora da pulseira. A lógica da pulseira é o seguinte: toda a energia estática do corpo é acumulada nesse resistor, daí eventualmente a pessoa toca esse parafuso em alguma coisa pra fazer o aterramento e liberar essa energia. O meu pensamento é o seguinte, ao invés de ter o parafuso para descarregar essa energia, teria um capacitor ou uma bateria apropriada pra acumular essa energia. entendeu? mas eu não sei como fazer essa ligação da forma correta, e nem sei o valor específico desses componentes. ah e também tem o diodo no inicio do circuito, antes do resistor, mas se realmente for necessário. enfim, o que você acha disso? você poderia sugerir o valor das peças e dizer como liga-las corretamente dentro do circuito?

  • Haha 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
42 minutos atrás, leostudiomidia disse:

a pessoa coloca o dedo no fundo da chave pra fechar o circuito e fazer a energia percorrer o circuito e acender a lampada. 

Sim... caso a pessoa esteja carregada, a corrente deve fazer acender a lâmpada. Pra isso deve encostar a ponta em algo metálico... onde você tomaria o choque se encostasse.

 

Bem...

Entendi que o que você quer não é exatamente aproveitar a energia estática e sim mensurá-la, ou apenas saber de sua presença, certo? Pra isso dê uma googlada em

aparelho para medir eletricidade estatica e siga a dica do meu post #17

https://www.iontech.com.br/medidor-de-campo-eletrostatico.php

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!