Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia estática carrega bateria?


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá amigos, estou fazendo um experimento: Preciso carregar uma bateria com energia estática do corpo humano. Pode ser qualquer bateria, pode ser um capacitor ou qualquer coisa com carga suficiente pra acender pelo menos um pequeno led no final do dia, e pode ser por pouco tempo, que pelo menos ele acenda e apague rapidamente. Isso é apenas um experimento que visa demonstrar que o nosso corpo eventualmente acumula essa energia estática, e que ela pode ser armazenada de alguma forma e depois descarregada. A ideia é que a pessoa use um dispositivo como um bracelete ou qualquer outra coisa, que acumule essa energia ao longo do dia, e no final do dia essa energia seja descarregada usando um led como uma forma de demonstrar essa energia. Eu sou leigo em eletrônica, e não faço ideia de como isso pode ser feito, por isso entrei nesse fórum para pedir a ajuda de vocês. Já pesquisei na internet mas não consegui achar nada que pudesse me ajudar. Desde já agradeço a ajuda de vocês. Um abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente o corpo (nu) não acumula muita estática mas sim o atrito com vestimentas portanto...

 

Só conceito e minimalista: fios numa blusa de lã em dia seco, alguns diodos 1n4007 em série, um capacitor duns 10nF de alguns kv entre catoto até a sola do sapato. Acumula rapidão nem precisa o dia todo. Pra ver a energia fluir: um R duns 10M em série com uma lampadinha neon ou led de altíssimo brilho pode acender por segundos. Obs: caso funcione, o capacitor deve dar choque quase bem incômodo.💀.

Dica: Se não carregar, teste com diodos invertidos, meça V acumulada antes com multímetro, neon não tem polaridade, led sim, etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, .if disse: