Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia amigos, depois da minha placa-mãe queimar após uma queda de energia eu tô cogitando o uso de um filtro de linha, mas eu li que precisa de aterramento na casa e eu duvido que a minha tenha, como eu posso descobrir? realmente compensa? qual filho de linha vocês me recomendam? 

Postado

5 minutos atrás, Dinho399 disse:

depois da minha placa-mãe queimar após uma queda de energia eu tô cogitando o uso de um filtro de linha

O Filtro de linha protege contra altas tensões, com queda de energia, o PC só desliga mesmo. 

mas eu li que precisa de aterramento na casa e eu duvido que a minha tenha, como eu posso descobrir?

Tem que ver se por trás dessa tomada há ligação para fio terra. na tomada o fio em geral ele é verde ou branco/verde.

realmente compensa?

Sim, mesmo que você não tenha aterramento, ele protege contra alta tensão. 

qual filho de linha vocês me recomendam? 

Uso e recomendo o filtro de linha iClamper Energia 5. (ou se você precisar de mais tomadas tem o energia 8). 

Qual o modelo da fonte do seu PC? Uma fonte de qualidade teria proteções para evitar que a placa-mãe e demais peças queime.

• Obrigado 1
Postado
9 minutos atrás, Matheus Dutra disse:
16 minutos atrás, Dinho399 disse:

Sim, mesmo que você não tenha aterramento, ele protege contra alta tensão

então mesmo sem aterramento é uma boa opção? 

9 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Qual o modelo da fonte do seu PC? Uma fonte de qualidade teria proteções para evitar que a placa-mãe e demais peças queime.

uma electro v2 430w 80 plus bronze da PC yes 

10 minutos atrás, Matheus Dutra disse:
17 minutos atrás, Dinho399 disse:

qual filho de linha vocês me recomendam? 

Uso e recomendo o filtro de linha iClamper Energia 5. (ou se você precisar de mais tomadas tem o energia 😎

eu tava na intenção de comprar um mas acabei achando um aqui em casa, tem problema usar um filtro mais genérico? ele pode impactar negativamente se for ruim?

Postado
11 minutos atrás, Dinho399 disse:

então mesmo sem aterramento é uma boa opção? 

Sim

uma electro v2 430w 80 plus bronze da PC yes 

Ela é boa, estranho ter queimado a placa-mãe.

eu tava na intenção de comprar um mas acabei achando um aqui em casa, tem problema usar um filtro mais genérico? ele pode impactar negativamente se for ruim?

Filtro de linha genéricos, normalmente não passam de uma extensão. Mas para ter certeza, teria que abrir ele, e alguém que entende poderia analisar. 

Postado
48 minutos atrás, Matheus Dutra disse:
59 minutos atrás, Dinho399 disse:

Filtro de linha genéricos, normalmente não passam de uma extensão. Mas para ter certeza, teria que abrir ele, e alguém que entende poderia analisar

mas sendo assim pelo menos não interferem negativamente certo? 

48 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Sim

8FBDCFCD-FF40-4212-940D-ACC044EE3C65.thumb.jpeg.c309f698edef88250a98c74fd5003ee8.jpeg

você acha que parece ter aterramento?

Postado

@Dinho399 pelo que deu para ver pela foto, não tem aterramento. 

Está meio confuso por que o verde deveria ser o terra e azul o neutro, segundo a NBR5410, mas estão usando ele para faze

22 minutos atrás, Dinho399 disse:

Ele não vai causar nenhum mal, vai te servir como uma extensão.

• Obrigado 1
Postado
32 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

@Dinho399 pelo que deu para ver pela foto, não tem aterramento. 

Está meio confuso por que o verde deveria ser o terra e azul o neutro, segundo a NBR5410, mas estão usando ele para faze

aqui em casa é tudo uma gambiarra amigo, principalmente a parte elétrica, inclusive isso pode danificar meu hardware? porque foram duas placas mães de dois pcs diferentes queimadas em um período de dois dias 

Postado
11 horas atrás, Dinho399 disse:

Errado! Já torrei um rig de mineração confiando em filtro de linha de quinta categoria, explodiu a fonte por conta de um curto que foi provocado por conta do derretimento interno de uma das linhas fase/neutro interna (não suportou meros 954W).. e olha que o material externo aparentava ser de ótima qualidade..

Como foi citado acima, filtro genérico só serve para ser uma extensão pois não fornece proteção alguma... se quer proteção para seu desktop compre um filtro de linha de boa procedência como iClamper, SMS, ou Upsai.

11 horas atrás, Dinho399 disse:

8FBDCFCD-FF40-4212-940D-ACC044EE3C65.thumb.jpeg.c309f698edef88250a98c74fd5003ee8.jpeg

você acha que parece ter aterramento?

Derivação em tomada dupla com cabo de 4mm e 2,5mm, certamente não há aterramento ai...

Postado
9 horas atrás, Éric H.X disse:

@Dinho399 Um bom filtro de linha como o Clamper protege mesmo sem aterramento, mas se "é tudo uma gambiarra", não haverá filtro que salve. Qual a fonte do seu PC?

uma electro v2 430w 80 plus bronze da PC yes, infelizmente toda parte elétrica aqui em casa é na base da gambiarra, mas será que um bom filtro de linha da uma compensada? 

9 horas atrás, Ricardov disse:

@Dinho399  a tomada tem que estar ligada na polaridade correta.

tomada.png

tem como eu verificar isso? 

6 horas atrás, Eduardo Crispiliano disse:

Errado! Já torrei um rig de mineração confiando em filtro de linha de quinta categoria, explodiu a fonte por conta de um curto que foi provocado por conta do derretimento interno de uma das linhas fase/neutro interna (não suportou meros 954W).. e olha que o material externo aparentava ser de ótima qualidade..

Como foi citado acima, filtro genérico só serve para ser uma extensão pois não fornece proteção alguma... se quer proteção para seu desktop compre um filtro de linha de boa procedência como iClamper, SMS, ou Upsai.

Derivação em tomada dupla com cabo de 4mm e 2,5mm, certamente não há aterramento ai...

vou deixar esse filtro de lado então e pegar um iclamper, eu não manjo muito dessas parte elétrica, tá muito zoado esses fios ai? 

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Dinho399 disse:

uma electro v2 430w 80 plus bronze da PC yes, infelizmente toda parte elétrica aqui em casa é na base da gambiarra, mas será que um bom filtro de linha da uma compensada? 

14 horas atrás, Ricardov disse:

Vai ter que arruma essa parte elétrica da casa, não só por conta de danificar os aparelhos como também pelo risco de incêndio e outros acidentes. Antes de comprar um filtro de linha, recomendo que contrate um eletricista capacitado para verificar a rede.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Éric H.X disse:

Vai ter que arruma essa parte elétrica da casa, não só por conta de danificar os aparelhos como também pelo risco de incêndio e outros acidentes. Antes de comprar um filtro de linha, recomendo que contrate um eletricista capacitado para verificar a rede.

infelizmente acredito que essa não seja uma opção, no meu caso eu só estudo e não tenho renda, minha mãe “não se importa” muito com essa parte elétrica, já cheguei a falar sobre isso com ela, nessa situação ter um filtro de linha me ajuda nem que seja minimamente? 

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Dinho399 disse:

infelizmente acredito que essa não seja uma opção, no meu caso eu só estudo e não tenho renda, minha mãe “não se importa” muito com essa parte elétrica, já cheguei a falar sobre isso com ela, nessa situação ter um filtro de linha me ajuda nem que seja minimamente? 

Pode até ajudar, mas a questão mais importante é a segurança da casa mesmo. Não se faz "gambiarra" com rede elétrica. Isso é muito sério e pode provocar sérios acidentes.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
4 minutos atrás, Éric H.X disse:

Pode até ajudar, mas a questão mais importante é a segurança da casa mesmo. Não se faz "gambiarra" com rede elétrica. Isso é muito sério e pode provocar sérios acidentes.

eu entendo, ainda vou convencer minha mãe a ajeitar isso, mas obrigado pela ajuda, vou comprar um filtro de linha pra tentar amenizar minimamente os ricos relacionados ao PC pelo menos até mexer na rede 

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, vap25 disse:

@Dinho399 Eu tenho um da Intelbras de 8 tomadas, proteção e chave pra ligar/desligar. Recomendo! Custou quase 50 reais na Amazon.

vou dar uma olhada, valeu pela indicação 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!