Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Me perdoem se não estiver no caminho certo para a minha dúvida. Caso não estiver, por gentileza, me direcionem para o lugar correto.

Minha dúvida: Tenho duas abas na planilha. preciso que no VBA as células sejam comparadas, se o mês for igual, deverá copiar e colar na próxima aba de acordo com o mês. Exemplo: Mês da Célula B3 (planilha 1) comparado com Mês da Célula C1 (planilha 3).  Se o mês for igual copiar e colar os dados na (planilha 4) que tem meses de setembro à agosto. Segue modelo anexo.

Já quebrei a cabeça e não consegui, se puderem me ajudar agradeço bastante.

Não consegui anexar planilha para verificarem, diz que a extensão não é compatível.

Postado

Olá, bom dia a todos!
Se alguém puder me ajudar na dúvida acima, agradeço bastante. Ainda estou "engatinhando" em macros, e gostaria de uma dica que me ajudasse. Mais uma vez obrigado!

Postado
Em 10/09/2021 às 15:50, MarcosGiovani disse:

Mês da Célula B3 (planilha 1) comparado com Mês da Célula C1 (planilha 3).

A célula B3 (planilha Base) está mesclada com a C3. E a célula C1 (planilha Mensal) tem uma fórmula pegando esse mesmo dado, então o que deve ser comparado?

Se possível mostre um exemplo de como deve ficar a planilha após rodar a macro.

Para ficar mais claro chame as planilhas pelo nome (Base, Grupos, etc). E explique melhor o que quer dizer com copiar para a "próxima aba", especifique os nomes.

Postado

@Midori Ok, obrigado!

A célula B3 (Base) possui um mês que sempre vai ser o mês corrente, exemplo (setembro/2021).
A célula C3 (Mensal) repete o mês com a soma de quantidades marcadas em (Base) em cada dia.

A aba (Anual) apresenta todos os meses.

Gostaria que ao encerrar o mês eu tivesse um botão que verificasse  na aba (Anual) o Mês da aba (Mensal), copiasse os dados dela na coluna C e colasse na (Anual) de acordo com o mês correspondente.

Depois de colar, teria que zerar os dados que estão preenchidos em (Base) nas datas de 01 à 30.

Ou poderia também ser feito direto da (Base) para a (Anual). Como estava tentando inicialmente sem macros achei muito complicado.

Espero que tenha conseguido explicar melhor.

Mais uma vez obrigado!

Postado

@MarcosGiovani A planilha Anual pode receber os dados da Mensal com a fórmula SOMASES. Para automatizar isso com macro só temos que identificar o mês e colocar a fórmula na coluna correta. Veja se assim resolve a questão de preencher os dados na planilha anual,

Sub Macro()
    Dim PlanAno     As Worksheet
    Dim AreaTabela  As Range
    Dim CelulaMes   As Range
    Dim Mes         As String

Set PlanAno = ThisWorkbook.Sheets("Anual")
        PlanAno.[C1:N1] = Array( _
            "jan", "fev", "mar", "abr", "mai", "jun", _
            "jul", "ago", "set", "out", "nov", "dez")

Mes = Format(ThisWorkbook.Sheets("Base").[B3].Value, "mmm")
    Set AreaTabela = PlanAno.[A1].CurrentRegion
    Set CelulaMes = AreaTabela.Rows(1).Find(What:=Mes, _
        LookAt:=xlWhole, LookIn:=xlValues)

If Not CelulaMes Is Nothing Then
        Set CelulaMes = _
            PlanAno.Cells(2, CelulaMes.Column) _
            .Resize(AreaTabela.Rows.Count - 1)

CelulaMes.Formula = _
            "=SUMIFS(Mensal!C:C,Mensal!A:A,A2,Mensal!B:B,B2)"
    Else
        MsgBox "Mês não encontrado"
    End If
End Sub

O array dos meses eu só coloquei para deixar os meses no formato texto já que na sua planilha está como data e assim a função Find não vai encontrar. Essa linha pode ser removida após rodar uma vez e deixar no formato correto.

• Curtir 1
Postado

@Midori Por favor me permite mais uma dúvida.

é possível, depois que ele faz o sumif um comando para ele copiar e colar valores para que os dados não sejam alterados?
Por exemplo: De acordo com o mês (set) ele faz o sumif, copia e cola valores em set na aba "Anual".

Postado

@Midori Me desculpa eu fiz umas tentativas para copiar a coluna pelo range CelulaMes e não consegui. Gravei uma macro para copiar e colar especial, e também não deu certo. Só falta isto para concluir esta planilha. Por gentileza, como faço para "chamar" o range CelulaMes?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!