Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou infrentando um problema com meu notebook. Ele é um "Acer Aspire E1-571" (é bem antigo).

O desempenho dele decaiu muito de umas semanas para cá, a pesar de ele não ser um notebook topo de linha, esta lento de mais!! Além de travamentos/congelamentos, e picos de CPU e disco a 100% sem motivo aparente.

Enfim depois de muita pesquisa sobre os possíveis problemas, eu entrei no visualizador de eventos e me deparei com duas seguintes mensagens:

Mensagem 1:

": O controlador inserido (EC) retornou dados quando nada foi solicitado. O BIOS deve estar tentando acessar o EC sem executar a sincronização com o sistema operacional. Esses dados serão ignorados. Nenhuma outra ação é necessária; entretanto, verifique com o fabricante do computador se há uma versão do BIOS mais atualizada."

-System

-Provider

[ Name]ACPI

-EventID15

[ Qualifiers]32773

Version0

Level3

Task0

Opcode0

Keywords0x80000000000000

-TimeCreated

[ SystemTime]2021-09-10T21:36:26.6559423Z

EventRecordID22767

Correlation

-Execution

[ ProcessID]4

[ ThreadID]308

ChannelSystem

Isso acontece cerca de 5 vezes durante o boot;

Mensagem 2:

"A velocidade do processador 0 no grupo 0 está sendo limitada pelo firmware do sistema. O processador está neste estado de desempenho reduzido há 71 segundos desde o último relatório."

E ela se repete nos 4 processadores.

Aqui estão o resto das informações do meu notebook:

image.png.a05d1f8645a6d53ff8d53fa222c83e0e.png 

Essa verão do meu BIOS esta desatualizada, no site da ACER encontrei as verões mas recentes:

image.png.0eb4197507fd0c2d22fb15584a68831f.png

Como informação adicional posso dizer que o carregador do meu notebook não é mais o original, e que a bateria a muito tempo esta "viciada", conseguindo permanecer por 1 minuto no máximo antes do aparelho desligar. Além disso o HD foi substituído por um SSD.

Bom agora vai a minha duvida, eu devo atualizar o BIOS, tem chance desses problemas serem resolvidos se o fizer??

Eu tenho esse laptop a tantos anos e conheço o desempenho dele, e ultimamente esta indo de mal a pior.

Se alguém puder ajudar ficarei muito agradecido, desde já obrigado. 

Postado

Pode sim, algumas atualizações de BIOS possuem algumas correções de desempenho e bugs. É até bom atualizar quando há essas atualizações, porém caso o PC estiver normal não é tão necessário. 

Mas no seu caso, você pode tentar realizar a atualização da BIOS para ver se resolve.

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM Ele veio com o windows 8 de fabrica.

Então galera, acabei atualizando o BIOS como recomendado, porém as duas mensagens continuam =(

Vou continuar procurando uma solução.

Se eu encontrar alguma coisa eu posto aqui, muito obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!