Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom começo de noite, confederados! Li umas informações nos sites da AMD e da ASUS (que são as marcas do meu processador e da minha placa-mãe respectivamente) e fiquei meio asustado agora que já os comprei há um mês mais ou menos. A especificação do PCIe do CPU AMD Ryzen 3 3200g diz que " Versão PCI ExpressPCIe® 3.0 x8 ". A dúvida que fica é > Eu pretendo usar um SSD NVMe e uma gpu, o SSD é x4 e a GPU é x16 por padrão como conhecemos, o processador suportaria ambos trabalhando juntos já que na versão PCIe dele no site diz apenas x8????

valeu!!

Postado
13 minutos atrás, vap25 disse:

o processador suportaria ambos trabalhando juntos já que na versão PCIe dele no site diz apenas x8

Pelo o que eu pesquisei vai sim tem computador vendendo ai com M.2 esse processador e GPU

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, vap25 disse:

A especificação do PCIe do CPU AMD Ryzen 3 3200g diz que " Versão PCI ExpressPCIe® 3.0 x8 ". A dúvida que fica é > Eu pretendo usar um SSD NVMe e uma gpu, o SSD é x4 e a GPU é x16 por padrão como conhecemos, o processador suportaria ambos trabalhando juntos já que na versão PCIe dele no site diz apenas x8????

Na verdade, o R3 3200G tem 20 pistas PCI-EX.. 16 pra gráficos e 4 pra um SSD M.2 - https://en.wikichip.org/wiki/amd/ryzen_3/3200g#Expansions

Das 16 pra gráficos, metade é reservada pro gráfico integrado e o resto fica pra uma GPU off-board.. As 4 pra SSD são separadas das demais..

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, RS Faria disse:

Das 16 pra gráficos, metade é reservada pro gráfico integrado e o resto fica pra uma GPU off-board.

Então ele suporta metade das linhas pra uma GPU offboard? Consigo usar uma GTX1050 ou RTX3090 por exemplos?

Postado
2 minutos atrás, vap25 disse:

Então ele suporta metade das linhas pra uma GPU offboard? Consigo usar uma GTX1050 ou RTX3090 por exemplos?

Pode usar qualquer placa de vídeo.. Ela ficaria limitada em PCI-EX 3.0 x8, por causa do processador..

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, vap25 disse:

Caramba, não considerei isso na hora de comprar... Qual kit de CPU + placa-mãe seria ideal para não capar a GPU caso eu pegue uma GTX1660 ou RTX3090?

Você NÃO precisa trocar nada, por causa do PCI-EX.. Você tem "n" motivos pra surtar nessa vida, mas esse NÃO é um deles..

Essa é a "perda" de desempenho de uma 3080, em alguns cenários.. O PCIe x16 2.0 seria equivalente ao PCIe x8 3.0

relative-performance_1920-1080.png

FONTE - https://www.techpowerup.com/review/NVIDIA-geforce-RTX-3080-pci-express-scaling/27.html

Você vai bater no limite do processador (afinal 4 núcleos apenas), BEM antes do limite de banda do PCI-EX..

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...