Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite rapaziada, eu queria saber se qualquer fan RGB é “compatível” com aquelas controladoras de controle e com os programas de sincronização da placa-mãe e se a própria controladora sincroniza com o software do RGB da placa, é que eu queria sincronizar os rgbs dos fans, memória RAM, fan do cooler e da placa 

Postado

@Dinho399 Tem controladores que são diferentes, então precisa ver qual é a que tem ou a que vai comprar, mas a maior parte é tudo compativel.

O que você precisa ver é, quantos pinos é usado para o LED do fan, tem fans que tem aRGB esse usa 3 Pinos, tem fans que são RGB 4 pinos, e tem fans que usa 6 Pinos, que pega alimentação, controle de rotação e RGB.

A controladora vai ter um cabinho para ligar na placa-mãe, se ela tiver conexão, você deve usar o programa indicado pelo fabricante, no caso das ASUS é o AuraSync, e com ele sincronizar tudo.

Postado
5 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Dinho399 Tem controladores que são diferentes, então precisa ver qual é a que tem ou a que vai comprar, mas a maior parte é tudo compativel.

O que você precisa ver é, quantos pinos é usado para o LED do fan, tem fans que tem aRGB esse usa 3 Pinos, tem fans que são RGB 4 pinos, e tem fans que usa 6 Pinos, que pega alimentação, controle de rotação e RGB.

A controladora vai ter um cabinho para ligar na placa-mãe, se ela tiver conexão, você deve usar o programa indicado pelo fabricante, no caso das ASUS é o AuraSync, e com ele sincronizar tudo.

você acha que com a controladora que vem nesse gabinete conforme mostra esse unboxing + um kit de 3 fans RGB junto com a minha steel legend usando o polychrome sync conseguiria? 

Postado

Olá @Dinho399 Olha só, tire um pouquinho do seu tempo e leia esse tópico inteirinho que indiquei aí. Nele, trocamos (eu e o autor do tópico) muitas informações a respeito de como conectar, ligar, sincronizar, organizar, etc. FANs RGB e ARGB, inclusive em muitos momentos mencionei placas da ASRock que é o seu caso, e é o meu também, ok.

Veja lá, vai valer a pena pra você com essas duas dúvidas. E é claro, qualquer outra dúvida que surgir, chama a gente aqui, existem muitos e muitos usuários que não só estão dispostos a ajudar mas também o fazem com imenso prazer, como é o meu caso, ok. Então não hesite em perguntar, alguém sempre vai ajudar, beleza?!?

Na foto, uma palhinha de como é o meu SETUP e o seu pode com certeza ficar igualzinho no que diz respeito a sincronizar os LEDs dos FANs ok, não requer prática nem tão pouco habilidade, hehehehehehehe.

Grande abraço prô cê e a gente vai se falando!

IMG_20210826_154756208 (1080p).jpg

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

entendi, obrigado 

3 horas atrás, atakeon disse:

Olá @Dinho399 Olha só, tire um pouquinho do seu tempo e leia esse tópico inteirinho que indiquei aí. Nele, trocamos (eu e o autor do tópico) muitas informações a respeito de como conectar, ligar, sincronizar, organizar, etc. FANs RGB e ARGB, inclusive em muitos momentos mencionei placas da ASRock que é o seu caso, e é o meu também, ok.

Veja lá, vai valer a pena pra você com essas duas dúvidas. E é claro, qualquer outra dúvida que surgir, chama a gente aqui, existem muitos e muitos usuários que não só estão dispostos a ajudar mas também o fazem com imenso prazer, como é o meu caso, ok. Então não hesite em perguntar, alguém sempre vai ajudar, beleza?!?

Na foto, uma palhinha de como é o meu SETUP e o seu pode com certeza ficar igualzinho no que diz respeito a sincronizar os LEDs dos FANs ok, não requer prática nem tão pouco habilidade, hehehehehehehe.

Grande abraço prô cê e a gente vai se falando!

IMG_20210826_154756208 (1080p).jpg

esse tópico realmente foi bem esclarecedor, mas uma pergunta, você usa qual software pra controlar os rgbs? o polychrome sync?

• Curtir 2
Postado

@Dinho399 sim, exatamente esse o Polychrome Sync da própria ASRock. Olha o meu como está.

polychrome sync.jpg

No meu caso, os 9 FANs estão conectados ao RGB Header da placa-mãe, a VGA está conectada ao ARGB Header (LEDs Endereçáveis) da placa-mãe através de um cabinho que veio com ela, e por último as memórias, que ao escolher primeiro visitei o site do fabricante delas pra ter certeza de que eram compatíveis com ASRock e o Polychrome Sync e após constatar essa característica, comprei e foi só instalá-las na placa-mãe e pronto, já aparecerem no Plychorme Sync conforme pode ser observado na imagem acima, ok.

É isso. Qualquer coisa chama aqui, certo.

Abração prô cê!!!

Postado
4 horas atrás, atakeon disse:

@Dinho399 sim, exatamente esse o Polychrome Sync da própria ASRock. Olha o meu como está.

polychrome sync.jpg

No meu caso, os 9 FANs estão conectados ao RGB Header da placa-mãe, a VGA está conectada ao ARGB Header (LEDs Endereçáveis) da placa-mãe através de um cabinho que veio com ela, e por último as memórias, que ao escolher primeiro visitei o site do fabricante delas pra ter certeza de que eram compatíveis com ASRock e o Polychrome Sync e após constatar essa característica, comprei e foi só instalá-las na placa-mãe e pronto, já aparecerem no Plychorme Sync conforme pode ser observado na imagem acima, ok.

É isso. Qualquer coisa chama aqui, certo.

Abração prô cê!!!

certo, outra coisa se me permite, sobre o cooler da cpu, eu tenho um gammax 400 azul, eu posso comprar um fan RGB e colocar nele sem afetar seu desempenho e ainda sobre ele, se eu colocar outro fan na parte de trás, onde eu conectarei o pino? 

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Dinho399 disse:

certo, outra coisa se me permite, sobre o cooler da cpu, eu tenho um gammax 400 azul, eu posso comprar um fan RGB e colocar nele sem afetar seu desempenho e ainda sobre ele, se eu colocar outro fan na parte de trás, onde eu conectarei o pino? 

Desde que o fan seja do mesmo tamanho que o original do Gammax 400 e tenha o mesmo CFM, não faz mal.

Precisa se atentar a isso, pode ter o mesmo CFM ou maior também.

Se comprar 2 fans precisa comprar um splitter para colocar na conexão do CPU_FAN.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

Desde que o fan seja do mesmo tamanho que o original do Gammax 400 e tenha o mesmo CFM, não faz mal.

Precisa se atentar a isso, pode ter o mesmo CFM ou maior também.

Se comprar 2 fans precisa comprar um splitter para colocar na conexão do CPU_FAN.

onde eu vejo esse CFM amigo e você pode me mandar uma print desse splitter por favor? só pra eu ter certeza de estar comprando o certo e com esse splitter eu ainda consigo alterar a rotação e tudo direitinho né? controlar o RGB também?

• Curtir 1
Postado

@Dinho399 O CFM você pode olhar na descrição do produto, a maior parte das lojas coloca lá as especificações, vai ter a mesma sigla quando for olhar, e terá uma numeração a seguir.

O Splitter é esse aqui https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684381749-cabo-sleeved-multi-fan-2-cooler-fan-4-pin-splitter-pwm-15cm-_JM#position=16&search_layout=grid&type=item&tracking_id=678a528d-9619-417f-b11e-da9cfc2ce101

4 minutos atrás, Dinho399 disse:

só pra eu ter certeza de estar comprando o certo e com esse splitter eu ainda consigo alterar a rotação e tudo direitinho né?

Sim, se o splitter for de 4 pinos você controla a rotação.

5 minutos atrás, Dinho399 disse:

controlar o RGB também?

Não.

O splitter que falei e apresentei o link não é para RGB, é apenas para fazer o fan ligar e girar.

Para o RGB você pode usar aquele hub que apresentei lá em cima no post #4, desde que o fan seja compativel com ele também.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Não.

O splitter que falei e apresentei o link não é para RGB, é apenas para fazer o fan ligar e girar.

Para o RGB você pode usar aquele hub que apresentei lá em cima no post #4, desde que o fan seja compativel com ele também.

supondo que eu queira fazer os dois fans do cooler da cpu, girarem, rodarem e controlarem o RGB o que eu preciso fazer? 

4 horas atrás, atakeon disse:

Prontinho @Dinho399 o amigo @Elder Nauvirth respondeu seus questionamentos aí, certo?!? Boa sorte aí na empreeitada! Grande abraço prô cê!

abraço amigo, qualquer coisa eu te chamo kk

Postado
4 minutos atrás, Dinho399 disse:

supondo que eu queira fazer os dois fans do cooler da cpu, girarem, rodarem e controlarem o RGB o que eu preciso fazer?

Precisa comprar o item que citei na postagem #4 e o da #11.

O splitter para fazer os dois fans rodarem juntos e controlar a rotação.

E o hub para o RGB, se o fan for aRGB, conexão de 3 pinos, vai funcionar.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Precisa comprar o item que citei na postagem #4 e o da #11.

O splitter para fazer os dois fans rodarem juntos e controlar a rotação.

E o hub para o RGB, se o fan for aRGB, conexão de 3 pinos, vai funcionar.

amigo me desculpa mas eu sou um pouco lerdo pra entender as coisas, tipo o splitter vai ser conectado no lugar de onde era o cabo do cooler normalmente, certo? e onde eu encaixo no hub? tem outro adaptador ou coisa do tipo?

• Curtir 1
Postado

@Dinho399 Sim para a primeira pergunta.

O Hub do RGB tem um cabinho, esse cabinho você coloca no lugar do RGB da placa-mãe, e no Hub você liga os fans, apenas cabo de RGB.

Se a placa-mãe não tiver conexão para todos os fans, compra um hub também, para ligar todos e fazer girar, não liga o fan do processador nesse Hub.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Dinho399 Sim para a primeira pergunta.

O Hub do RGB tem um cabinho, esse cabinho você coloca no lugar do RGB da placa-mãe, e no Hub você liga os fans, apenas cabo de RGB.

Se a placa-mãe não tiver conexão para todos os fans, compra um hub também, para ligar todos e fazer girar, não liga o fan do processador nesse Hub.

deixa eu ver se eu entendi, o fans tem um cabo pra energia/rotação e um pro RGB?

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Sim.

Alguns fans tem 2 cabos.

Fans RGB são assim em sua maioria.

entendi, sobre a controladora qual dessas duas você acha melhor?

https://www.pichau.com.br/controladora-de-ventoinha-pichau-gaming-10-fans-c-controle-pg-contr?gclid=Cj0KCQjwnJaKBhDgARIsAHmvz6eW8_JrozYDSRJO2fzH3zVyLrT4HkYiauTlubkzguytx14Ss7D1CpUaAis3EALw_wcB

ou aquele que você me mandou?

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Dinho399 disse:

Se você quer controlar os Leds para sincronizar, essa controladora ai não vai lhe servir.

E também note que essa controladora é para fans que usa 6 pinos também, então se comprar fans com 2 cabos, alimentação de rotação e aRGB, não vai funcionar.

Você pode considerar sim pegar essa controladora, desde que veja qual fan vai pegar e o tipo de conector que tem nele, e que não considere mais usar o software de RGB da placa-mãe.

Além disso, os fans do processador não seria ligados nessa controladora também.

Fan do processador sempre deve estar ligado no CPU_FAN para não dar problemas.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se você quer controlar os Leds para sincronizar, essa controladora ai não vai lhe servir.

E também note que essa controladora é para fans que usa 6 pinos também, então se comprar fans com 2 cabos, alimentação de rotação e aRGB, não vai funcionar.

Você pode considerar sim pegar essa controladora, desde que veja qual fan vai pegar e o tipo de conector que tem nele, e que não considere mais usar o software de RGB da placa-mãe.

Além disso, os fans do processador não seria ligados nessa controladora também.

Fan do processador sempre deve estar ligado no CPU_FAN para não dar problemas.

então pra usar o software da placa-mãe eu deveria pegar a que tu mandou? os fans que eu pretendia pegar são esses 

https://www.pichau.com.br/ventoinha-pichau-gaming-wave-120rgb-led-RGB-pgw120-RGB

seria possível controlar eles pelo software da placa-mãe? 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Dinho399 disse:

então pra usar o software da placa-mãe eu deveria pegar a que tu mandou?

Para sincronizar com o software você precisa pegar um HUB compatível com a conexão RGB da placa-mãe que deve ser o aRGB mesmo, ALÉM, de comprar fans compatíveis.

3 minutos atrás, Dinho399 disse:

os fans que eu pretendia pegar são esses 

https://www.pichau.com.br/ventoinha-pichau-gaming-wave-120rgb-led-RGB-pgw120-RGB

seria possível controlar eles pelo software da placa-mãe? 

Esse fan tem conexão de 6 Pinos e ele vale para tudo, controle de rotação e afins.

Talvez até conseguiria sincronizar com o software, mas teria de comprar uma controladora que permitisse ligar na placa-mãe.

Isso é coisa para uma boa pesquisa.

A melhor das opções pra ir mais rápido, comprar o Hub e splitter que citei, e os fans adequados para colocar o hub, pois assim irá conseguir até sincronizar a cor dos leds dos fans do gammax400.

• Curtir 1
Postado
59 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Para sincronizar com o software você precisa pegar um HUB compatível com a conexão RGB da placa-mãe que deve ser o aRGB mesmo, ALÉM, de comprar fans compatíveis.

Esse fan tem conexão de 6 Pinos e ele vale para tudo, controle de rotação e afins.

Talvez até conseguiria sincronizar com o software, mas teria de comprar uma controladora que permitisse ligar na placa-mãe.

Isso é coisa para uma boa pesquisa.

A melhor das opções pra ir mais rápido, comprar o Hub e splitter que citei, e os fans adequados para colocar o hub, pois assim irá conseguir até sincronizar a cor dos leds dos fans do gammax400.

você sabe de algum fan RGB que seja compatível com tudo isso? o splitter acho que eu vou deixar de lado e usar só um fan mesmo

• Curtir 1
Postado
Em 19/09/2021 às 02:35, Elder Nauvirth disse:

amigo acho que eu finalmente entendi a diferença do argb pro RGB, ve se eu tô certo, esses dois anúncios aqui seriam compatíveis com o hub e o software da placa né? 
https://a.aliexpress.com/_m0cBogf
https://a.aliexpress.com/_mszPmVh

como meu PC queimou e eu tive que fazer um upgrade eu não queria gastar mais de uns 200 pau nas fans tlgd? e eu vou precisar de 6 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!