Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou comprar uma memória RAM DDR 4 para meu computador e estou em dúvida sobre a latência. Eu ia comprar uma de 3000mhz da crucial mas quero saber se minha placa funcionará com ela. Eu vi em um tópico que a memória ficará limitada em um valor muito mais baixo, tem como aumentar isso?

IPMH100G 

I5 6500

Postado

@MIKAEL DIAS GOMES A placa-mãe vai limitar a frequencia, não a latencia.

Se a placa-mãe/processador só aceita até X frequencia, será limitado até isso, a não ser que faça OC.

Latencia é o CL da memória RAM, esse só fica limitado se já tem uma memória RAM e o CL dela é diferente, ai vai igualar com a que já tem, igual a frequencia também.

Postado
7 horas atrás, MIKAEL DIAS GOMES disse:

essa limitação vem somente da placa ou do processador também?

Ambos.

Já vi falar de placa-mãe limitar, assim como já vi de processador limitar.

7 horas atrás, MIKAEL DIAS GOMES disse:

se o meu processador aumentar for maior que o da placa continua sendo o da placa o que vai limitar?

Se o seu processador suportar frequencia maior, e a placa-mãe tiver um limite de operação padrão, as demais será com OC, isso tem que ver no site do fabricante.

Por exemplo, eu tenho uma A320M-K/BR da ASUS, não é para processadores Intel, mas siga apenas como exemplo.

No site do fabricante da minha A320 diz isso aqui sobre o suporte:

Citação

Memória 2 x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3200(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered
Arquitetura de memória: Dual Channel

Ela suporta por padrão até 2666Mhz, acima disso, a partir de 2800Mhz é com OC.

Quando é assim a placa-mãe também pode limitar até você ativar o OC nela, que no caso pode ser o XMP ou D.O.C.P que deve ser ativado na BIOS da placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...