Ir ao conteúdo

Como ajustar o clock das memorias?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Eu recentemente comprei uma memoria kllisre DDR4 8GB 3200mhz, e ja tinha umas Oloy 8GB 3000mhz, mas pelo que me disseram, elas estão trabalhando com uma frequência abaixo e um clock alto. Eu ativei X.M.P na BIOS mas ele so reconheceu 1 memoria (A Oloy) e so da pra setar a 2666mhz, se eu colocar qualquer frequência maior (3000mhz ou 3200mhz) o computador não dá vídeo. Queria saber se ta tudo certo, ou se realmente tem algo errado.... O processador é um i3 10th

image.png

image.png

image.png

image.png

Postado

9 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Estão instaladas nos slots de mesma cor?

Creio que sim, como está no print do CPU-Z, está no slot 2 e 4

22 minutos atrás, luizvnx disse:

se eu colocar qualquer frequência maior (3000mhz ou 3200mhz)

Irmão, como o amigo disse sua placa sobe até 2933MHz. Tenta setar a 2933MHz e subir

• Curtir 2
  • Solução
Postado

@luizvnx sua processador não suporta frequências maiores que 2666MHz, não é nem limitação da memória ou placa-mãe, e sim do processador mesmo. Só conseguirá usar acima disso se fizer overclock, sendo necessário ter placas do chipset Z490, B560, H570 e Z590. Em placas H410, B460, H470, H510, será obrigado a ficar até 2666MHz. Só destacando que XMP é um tipo de overclock, então XMP de 3000MHz não vai funcionar para o seu processador na sua placa-mãe atual.

Outro detalhe é que essas memórias Kllsre, assim como outras memórias chinesas, são meio problemáticas. As placas-mãe garalmente não a reconhecem, e elas costuamam apresentar instabilidade com o XMP que já vem configurado nelas. Usar XMP com duas memórias diferentes, independente da marca de cada uma, também não é boa coisa, na verdade nem sei se funciona. Acho que a melhor coisa seria rodar do jeito que a placa-mãe deixou e torcer pra ficar estável.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB entendi velho, então eu vou desativar o XMP e deixar rodar auto... ta uma com XMP ativado e a outra não. Então a melhor solução seria uma placa-mãe mais potente?

Edit: um processador que tanke mais MHz *

Postado
39 minutos atrás, luizvnx disse:

@GuilhermeGB entendi velho, então eu vou desativar o XMP e deixar rodar auto... ta uma com XMP ativado e a outra não. Então a melhor solução seria uma placa-mãe mais potente?

Edit: um processador que tanke mais MHz *

Pelo que eu entendi olhando novamente as imagens que você postou, o XMP da Oloy estava ativado, colocando os timings para 16-18-18-36, mas com clock de 2666MHz. Lembrando que todas as memórias do PC precisam rodar na mesma configuração para se conumicarem, então as duas estão a 2666MHz 16-18-18-36. Você pode tentar deixar dessa forma, mas tente fazer algum teste de memória pra ter certeza.

EDIT: Processador que suporta mais de 2666MHz (2933MHz) para Intel LGA 1200, somente Core i7 10ª geração ou Core i5/i7/i9 de 11ª primeira (a placa-mãe também precisa suportar a nova geração). Não vale trocar de processador só por isso, a diferença prática pra rodar a 3000MHz será quase insignificante.

Postado
5 horas atrás, luizvnx disse:

@GuilhermeGB a questão é q na hora de ativar o XMP ele so reconhece 1 memoria, a Oloy.. Sendo assim, so consigo ativar em 1, independente de ser o perfil 1 ou 2.

Então, amigo, mas os parâmetros do XMP da Oloy estão sendo aplicado para ambas as memórias. Veja seu print do CPU-Z, tamanho total 16GB e em Dual Channel, o que indica que ambas as memórias estão trabalhando juntas:

10 horas atrás, luizvnx disse:

image.png

Realmente o SPD da sua memória Kllsre não mostra nenhum perfil XMP, somente perfis JEDEC, e a frequência máxima vai até 2900MHz CL20. Talvez ela não tenha XMP ou a placa-mãe não consegue reconhecer corretamente:

image.png

Sua memória Oloy tem perfil JEDEC de até 2666MHz CL20 e perfil XMP de 3000MHz CL16:

image.png

O que seu computador está fazendo é aplicando para o conjunto os timings (que são melhores) do perfil XMP da Oloy, mas mantendo a frequência 2666MHz.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!