Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vale a pena instalar drives de um versão anterior do Windows em uma versão mais recente do sistema operacional por meio do Modo de Compatibilidade?

Eu tenho um notebook com o Windows 10 e o fabricante só disponibiliza drives para o Windows 7 e eu gostaria que o meu touchpad possuísse aquele recursos de gestos de rolagem de página com dois dedos, mas o drive genérico que o Windows Update me proporcionou não fornece esse recurso; mesmo atualizando com o driver booster, não obtive um drive especifico pra ele. Então a solução que me veio a mente foi essa: instalar o drive do Windows 7 mesmo, só que em modo de compatibilidade!

Alguém já tentou instalar um drive por esse método e enfrentou algum tipo de problema?

Postado

Tenho um notebook antigo que estava com esse problema. O driver do Windows Update só tinha funções básicas, tive que instalar manualmente o driver do Windows 7, mas não lembro de precisar usar  o modo de compatibilidade. Um detalhe é que você tem que dar um jeito de impedir que o Windows Update atualize para a outra versão sozinho novamente, pois isso estava acontecendo no notebook.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Tenho um notebook antigo que estava com esse problema. O driver do Windows Update só tinha funções básicas, tive que instalar manualmente o driver do Windows 7, mas não lembro de precisar usar  o modo de compatibilidade. Um detalhe é que você tem que dar um jeito de impedir que o Windows Update atualize para a outra versão sozinho novamente, pois isso estava acontecendo no notebook.

Eu me lembro que eu já estraguei o vídeo onboard de um computador que eu já tive, instalando o drive do Windows 7 nele sendo que o meu computador usava o Windows 8.1 na época. Ele funcionou bem durante uns dias e depois não quis mais dar vídeo, só que daquela vez, eu não havia instalado o drive usando o modo de compatibilidade.

Postado
agora, BonecoBugado disse:

Eu me lembro que eu já estraguei o vídeo onboard de um computador que eu já tive, instalando o drive do Windows 7 nele sendo que o meu computador usava o Windows 8.1 na época. Ele funcionou bem durante uns dias e depois não quis mais dar vídeo, só que daquela vez, eu não havia instalado o drive usando o modo de compatibilidade.

Nunca ouvi falar nessa possibilidade de "estragar" um hardware por instalar driver para versões anteriores do Windows, o máximo que pode acontecer é deixar de funcionar. No seu caso aí seu problema talvez seria resolvido entrando no Windows pelo modo de segurança e removendo o driver com problema.

Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Nunca ouvi falar nessa possibilidade de "estragar" um hardware por instalar driver para versões anteriores do Windows, o máximo que pode acontecer é deixar de funcionar. No seu caso aí seu problema talvez seria resolvido entrando no Windows pelo modo de segurança e removendo o driver com problema.

Nem eu acreditei naquilo quando eu vi. Mas ele não dá vídeo nem mesmo no post da BIOS. Já limpei memória, testei a fonte e, mesmo assim, ele só fica em uma tela preta. O HD dele aparentava funcionar normalmente nesse estado. Só não testei ele com uma placa de vídeo dedicada porque eu não tinha uma na epoca.

• Moderador
Postado

@BonecoBugado Eu recomendo mesmo é extrair os arquivos do driver e instalar pelo Gerenciador de Dispositivos. A arquitetura de drivers do Windows é a mesma desde o Vista e por isso muitos drivers antigos (como os de Windows 7 e 8.x) são compatíveis com o Windows 10.

Primeiro, sugiro que crie um ponto de restauração para caso algo dê errado. Baixe o instalador do driver (normalmente um executável) direto do site do fabricante/placa-mãe e extraia o conteúdo do arquivo para uma pasta usando um software como 7-Zip ou WinRAR. Aperte a combinação de teclas Windows + R e digite devmgmt.msc. No Gerenciador de Dispositivos, procure pelo dispositivo em questão, clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em Atualizar driver. Selecione "Procurar drivers em meu computador". Agora, escolha a pasta para onde você extraiu os arquivos do driver. Certifique-se que a caixa "Incluir subpastas" está marcada e clique em Avançar. Aguarde a instalação e, se necessário, reinicie o Windows.

Inclusive, fuja do Driver Booster e programas similares. Eles são causadores comuns de diversos problemas, desde erros específicos até telas azuis.

1 hora atrás, BonecoBugado disse:

Não acho provável que o causador tenha sido o driver. O defeito muito provavelmente foi causado por outro fator.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Um detalhe é que você tem que dar um jeito de impedir que o Windows Update atualize para a outra versão sozinho novamente, pois isso estava acontecendo no notebook.

@GuilhermeGB Isso é muito difícil de acontecer. Drivers básicos do Windows possuem uma data bem antiga (2006) e por isso não devem substituir drivers de terceiros. No seu caso, algum driver mais simples, do próprio fabricante, deveria estar sendo baixado pelo Windows Update. Nesta ocasião, basta desativar a instalação automática de drivers do Windows Update.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...