Ir ao conteúdo

Core 2 Duo E7500 clock cravado em 2,4GHz ao fazer teste de estresse

Ir à solução Resolvido por Yuri Sousa,

Posts recomendados

Postado

Então, tenho um Dell Optiplex 380 com um processador Core 2 Duo E7500, e ele funcionava tranquilamente até semana passada. Por alguma razão que eu desconheço, quando coloco o computador pra estressar, ele crava o clock em 2,4GHz, queria poder usar o máximo de desempenho dele. Eu já fiz vários procedimentos, mas nenhum deu certo. Ele tem uma BIOS da Dell que tem poucos recursos, e mesmo resetando BIOS não modificou em nada. Segue as específicações do PC. 

Modelo: Optiplex 380 Slim
Memória: DDR3 4GB (2x2GB)
Armazenamento: 1TB
Placa de Vídeo: Integrado (G41)

Processador
Modelo: Intel core 2 duo e7500 2.93 GHz
Soquete: 775
Cache: 3 MB
Núcleos/threads: 2
Geração: Wolfdale

Se alguém poder me ajudar eu agradeço...

Postado
15 minutos atrás, Gustolinha disse:

@Yuri Sousa Mande uma Foto da BIOS por favor, na parte do processador!

Essas são as únicas opões que aparecem na minha BIOS, realmente, se tem algo que eu não gosto nesse computador, é essa BIOS estranha kk. Mas tá aí

Bios 1.jpg

Postado
8 minutos atrás, KeyaruYT disse:

@Yuri Sousa Faça um reset de BIOS deve resolver se for algum problema relacionado a BIOS!

Eu já fiz isso pela BIOS, já tirei a pilha da BIOS também e dá a mesmo coisa. 

Afinal, estava lendo um outro tópico, e lá eu vi um rapaz falando que isso pode ser problema no Windows, porque o gerenciador de tarefas mostra que fica cravado a um clock, quando na verdade está utilizando 100%. Não posso usar o PC agora, quando chegar em casa vou fazer o teste com algum outro programa.  

Talvez tenha algo a ver com o próprio Windows, ou alguma configuração que fiz, vou pesquisar mais a esse respeito.

Postado
49 minutos atrás, KeyaruYT disse:

@Yuri Sousa Olhe as opções de energia do windows, e coloque em alto desempenho!

@Yuri Sousa Não recomendo nunca que qualquer usuário ative o modo "alto desempenho" do windows, pois tudo que ele faz é forçar o processador a não baixar seu power state e os demais componentes a não terem seu consumo reduzido quando fora de uso. O modo "alto desempenho" na verdade deveria significar "sempre ligado" e tudo que faz é aumentar o consumo do computador, pois não aumenta seu desempenho em nada. Se há algo de errado com o plano de energia o usuário deve escolher o plano equilibrado e resetar suas configurações. Depois disso é recomendado verificar as instalações de drivers, pois todos tem que ter sido baixados do site do fabricante da MB. Se o sistema operacional tiver sido reaproveitado de outro PC é muito comum haver esse tipo de falha e isso se corrige simplesmente reinstalando o sistema. Sistemas não devem nunca ser reaproveitados, mesmo quando a placa-mãe nova tiver o mesmo chipset. 

56 minutos atrás, Yuri Sousa disse:

Afinal, estava lendo um outro tópico, e lá eu vi um rapaz falando que isso pode ser problema no Windows, porque o gerenciador de tarefas mostra que fica cravado a um clock, quando na verdade está utilizando 100%. Não posso usar o PC agora, quando chegar em casa vou fazer o teste com algum outro programa.  

Para fazer essa análise instale o MSI Afterburner e ative o monitoramento do clock do processador. Depois de executar alguma atividade mais exigente confira o gráfico e os valores. O HWmonitor também é uma opção válida.

Relembrando, se seu PC estiver superaquecendo ele vai travar o clock sim. Isso se chama thermal throttling. Observe com os programas que indiquei as temperaturas da CPU e MB.

Postado

@KeyaruYT Ah, perdão, achei que estávamos falando do windows 10. Ainda não utilizei o 11 nem para testes, quanto mais para trabalho ou uso cotidiano. As chaves do 10 funcionarem no 11 é normal, a microsoft já falou que pretende permitir a migração direta de um para o outro como fez do 7 para o 10. Inclusive ainda hoje é possível usar chaves do 7 no 10 (tem macete) sem violar os termos da micosoft. No final das contas é a mesma história desde sempre, o que importa para a marca é a fatia que tem de mercado e a publicidade. Os usuários empresariais são os que realmente pagam a conta.

• Solução
Postado

Tenso, aqui no trabalho hj peguei uma fonte pra fazer o teste e descobri que tem algum problema na alimentação do PC, enfim achei o problema, valeu pela disposição

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...