Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vamos lá mais uma vez, recentemente tenho feito muitos tópicos aqui e lá vai mais um... Bom, eu pensei em comprar um Water Cooler pro meu PC já que estou montando do zero então queria saber sobre esse tal de Push-Pull, tenho uma dúvida e ficaria grato em ter opiniões melhores sobre o assunto. A dúvida que tenho tem relação com meu gabinete, resolvi pegar um SL600M e ele não tem suporte pra fans na parte frontal nem no fundo, é aquele modelo que refrigera em torre com saída de exaustão pra cima. A dúvida é, fazer o meu Water Cooler funcionar como ventilador e os outros fans como exaustores (Push-Pull) vai ser também benéfico a parte de dentro do meu gabinete? Vai fazer uma boa exaustão? Não entendo muito sobre, desde já agradeço. 

Postado

@Diego Both 360mm ajuda na refrigeração da fonte e em toda a parte de PSU cover que é na frente, daí um fan fica bem acima, não teria muito sentido pegar um 240mm sendo que existe esse detalhe, rs. Mas valeu a resposta, então ajuda mesmo na exaustão em torre? 

Postado

Geralmente o push pull não traz ganho muito significativo que acabe justificando o custo das fans adicionais e o espaço necessário no topo do gabinete.
Já vi casos que no uso prático que a diferença foi nula.

O ideal ainda seria o push pull usar fans iguais e ligadas no mesmo conector para receber o mesmo controle de rotação.
Como o radiador tem os cantos fechados, não tem saída para o excesso de ar.
Assim a fan mais forte poderia acabar pressionando o motor da fan mais fraca.

Postado

@EdsonSM Então, eu vou usar um hub da própria fabricante dos fans, e eles são os mesmos, todos eles. A minha questão era sobre o resfriamento interno da máquina sendo ela em formato de torre, se no caso daria certo o push-pull, são três fans na base jogando ar e mais três no topo fazendo toda a exaustão, mas daí eu a colocar o radiador, por isso perguntei se é uma boa. 

Postado

A instalação do radiador seria no topo com as fans em exaustão?
O problema seria o espaço limitado entre o topo e a placa-mãe.
Teria que ver se o espaço que sobrar seria suficiente para as fans adicionais.

Só testando para ter certeza mas conforme falei o push pull geralmente não traz ganho muito expressivo.

Se for ter mais trabalho e dificuldade na instalação particularmente nem me preocuparia com as fans adicionais.

Se quiser veja esse resultado feito aqui.

O radiador instalado na base não é recomendado pelo risco de afetar a vida útil da bomba.

Postado

@EdsonSM Então, no caso tá de boa e as fans sobram entendeu? Daí eu queria saber sobre isso ai, e quanto a onde pretendia colocar, é na parte superior mesmo, eu já pesquisei bastante sobre o posicionamento do radiador. E quanto a altura acho que dá sim, tem um espaço na parte de cima do gabinete onde vai as fans recomendadas pro gabinete, depois vem uma grade e mais um espaço pra qualquer outra coisa. 

• Curtir 1
Postado

@Extreme0  o sistema Push/Pull pra ser eficiente as duas fans tem que estar afixadas no radiador, pra manter uma pressão de ar constante.

Contrariando o EdsonSM, o sistema Push/Pull é muito eficiente.

Eu usava Push/Pull num i7-7700k com overclock 5.0ghz num gabinete Mini-ITX, a temperatura em teste de stress não passava de 83ºC.

No seu caso com um WC de 360mm você não vai precisar disso.

Postado

@Diego Both@EdsonSM Era só uma dúvida minha já que as fans sobram e tudo mais, o fluxo de ar no gabinete vai ficar bem legal mesmo sem mexer nele e o próprio gabinete é bem ventilado, não vou ter problemas com isso, só queria saber mesmo como fazer o push-pull corretamente e se fazia diferença. As fans são as mesmas e tem espaço, resta saber se não vai dar problema no push-pull. 

• Curtir 1
Postado

O push pull é opcional, tem water coolers que nem vem com parafusos adicionais para as fans.
Mas você pode prender cada fan no radiador com 2 parafusos em diagonal.

Confira a orientação do fluxo de ar das fans do radiador, devem soprar para fora do gabinete.

Postado

@EdsonSM Mas então, o rapaz ali falou que ambas as fans devem ficar no radiador, só que o gabinete tem uma grande superior e a mesma é removível, o problema é saber se os fans presos no radiador entram ali, por conta da borda, ou então colocar o radiador em contato com a grade e depois os outros fans por cima, foi assim que pensei desde o início.

Postado

Acho que vai depender mais do comprimento dos parafusos que vem com o wc, mas creio que geralmente é suficiente para prender as fans no radiador passando pela grade.

Veja fotos aqui.

Postado

@EdsonSM Se esse for o problema eu compro parafusos que sirvam, resta saber se com tudo preso no radiador vai dar pra passar no espaço, senão os fans superiores vão acima da grade e o radiador por baixo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!