Ir ao conteúdo

PC demora um segundo pra ligar após apertar o botão de energia do gabinete

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Comprei um kit upgrade placa-mãe ASUS prime h510m-e + i3 10105F + memória t force 2666mhz

Minha placa de vídeo é uma gt1030.
-
Montei o PC novo, ligou normalmente. Depois de ativar o xmp pra por memoria a 2666 e precisar mexer no 24 pinos pra poder retirar um HD do meu gabinete e a partir disso sempre que vou ligar, quando aperto no power, demora cerca de um segundo pros leds acenderem e inicializar a placa-mãe. 
Devo me preocupar com esse 1segundo de delay? O que vocês acham que é?

Postado

@GustaShow Tente desligar seu XMP (pode usar o load optimal defaults para facilitar) e teste novamente. Se o problema não sumir assim, então não é por causa do XMP. 

Problema nesse tempo extra não tem, mas isso pode ser sintoma de alguma outra coisa. Ainda na primeira hipótese, pode ser que sua MB esteja com dificuldade de acionar a velocidade em XMP. Se for esse o caso, pode se que se resolva atualizando sua BIOS ou então definindo a frequência em XMP manualmente. 

Se a primeira hipótese não for válida, se o problema não for o XMP, recomendo que refaça suas conexões da placa-mãe, reveja se todos os conectores estão bem inseridos.

Qual é mesmo sua fonte?

Postado

Olhei as conexões e estavam todas OK. Então desliguei algumas vezes pra ver e o delay de 1 segundo tinha sumido. Fui dormir e acordei, quando fui ligar já esperando pelo delay, não apareceu tb. Nesse caso evitei mexer no XMP. Só fiquei preocupado justamente se isso tiver sido sintoma de algo incomum no meu hardware novo. Minha fonte é uma evga 400w 100-n1-0400, um pouco bomba pelo que vi no teste do teclab. 

Uma dúvida acerca disso: deixar o filtro de linha energizado quando o PC estiver desligado pode ter colaborado pra não ter esse delay de manhã? Ele aparecia mais pela manhã depois de um longo tempo com o PC desligado

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, GustaShow disse:

Minha fonte é uma evga 400w 100-n1-0400, um pouco bomba pelo que vi no teste do teclab. 

Sim, ela é, bem como muitas outras da EVGA. Como sempre uma marca ótima para algumas coisas erra feio nas fontes.

1 hora atrás, GustaShow disse:

Uma dúvida acerca disso: deixar o filtro de linha energizado quando o PC estiver desligado pode ter colaborado pra não ter esse delay de manhã? Ele aparecia mais pela manhã depois de um longo tempo com o PC desligado

Que eu saiba não. Faço isso nos meus PCs e nunca tive problemas. A menos é claro que a fonte esteja abrindo o bico, aí tudo pode influenciar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!