Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, comprei uma XFX radeon HD 7950 usada, limpei, troquei pasta termica, liguei, funcionou e instalou os drivers corretamente, mas o unico fan que ela tem fica toda hora em 100%,  cerca de 4650RPM o tempo todo, já tentei controlar os fans pleo MSI afterburner, pelo proprio software da radeon e pelo SpeedFan mas sem sucesso, mesmo alterando a velocidade em um desses programas, a placa continua em 100%. agradeço desde já!

Postado

@Guilherme Ermes Se você desmontou a GPU pode facilmente ter errado na hora de reconectar a ventoinha. Geralmente esse conector tem três cabos e posição certa de instalação. Verifique isso antes de qualquer outra coisa. Não remova o bloco de alumínio para isso, o cabo sempre tem acesso fora do bloco. Se um dos fios tiver rompido, então está aí seu problema.

Qualquer coisa dá para instalar uma ventoinha nova ou usar uma externa, algo que fica muito bom e geralmente com desempenho bem melhor do que a original. Mais sobre esse procedimento nesse artigo: https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Qualquer coisa dá para instalar uma ventoinha nova ou usar uma externa, algo que fica muito bom e geralmente com desempenho bem melhor do que a original. Mais sobre esse procedimento nesse artigo: https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

Achei bem interessante esse sistema de ventilação customizado, acho que uma hora ou outra vou experimentar algo assim na minha placa só ver no que dá.

Postado

@GuilhermeGB Já usei em GPUs antigas cuja ventoinha tinha morrido e já usei em novas que estavam quentes e o resultado sempre foi bom. Minha atual começou a esquentar muito no jogo Jedi: Fallen Order e acho que vou fazer nela em breve. 65° no calor é demais pra mim, especialmente por que ela tem que durar até meio do ano que vem e já está gagá.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB e @WOZ Dods Pelo que aparenta está tudo certo com o cabo, acho que o problema pode não ser na ventoinha, tenho um fan antigo de uma placa de video que encaixa perfeitamente no slot dessa hd7950, tem os memos fios e tudo, testei ele aqui e apresentou o mesmo problema, será o que o defeito pode ser no PWM? se sim vou ter que instalar um cooler Custom pra conseguir usar essa placa mesmo.

Postado

@Guilherme Ermes Pode ser até na BIOS da placa, mas se ela funciona normalmente (à parte desse defeito) eu não tentaria mexer em BIOS. Afinal, perder uma GPU hoje é um drama que ninguém quer passar. O método que descrevi é difícil de errar e é garantido de resolver seu problema. Já fiz ele até sem remover as ventoinhas originais, só instalando diretamente sobre a carenagem, e deu certo do mesmo jeito. Fica a seu critério. Só tome cuidado para não matar sua GPU por fuçar demais. Eu costumo dar bronca no pessoal aqui que faz troca de pasta térmica de GPU por que é arriscado e desnecessário. Limpar o cooler requer apenas uma escovinha e/ou aspirador de pó e um pouco de delicadeza, sendo que a pasta térmica original costuma durar uma vida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!