Ir ao conteúdo

Placa-mãe Gigabyte A520 consegue liberar quanto de memória pro vídeo integrado?

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Meu PC tem 16gb de memória RAM, com um processador Ryzen 5 5600g,Comprei uma MB Gigabyte A520M DS3H e atualmente tem 2gb dedicados para memória de vídeo.

Eu queria comprar mais 2 pentes de memória e fazer 32 gb, mas só valeria a pena hoje pra mim, se a placa-mãe liberasse mais de 2gb para o vídeo. Nas opções da BIOS o máximo que eu encontrei foram 2gb.

Sabem me informar se tem como liberar mais de 2? Muito obrigado.

• Solução
Postado

@GDinizR Você trabalha com design ou edição de vídeo/imagens/3D? Se não o faz, então comprar mais 16 GBs de memória é jogar dinheiro fora. Não vai dar para aumentar sua memória de vídeo até onde sei, pois já está no limite a menos que outra versão de BIOS mais recente permita mais. Além disso o ganho de mais memória de vídeo é mínimo ou inexistente exceto em aplicações muito específicas.

TL;DR: Para jogos a diferença é mínima.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Realmente era pra jogo, acreditei que era possível alocar mais memória para vídeo e isso aumentaria o desempenho, mas como não, não vale mesmo a pena.

Muito obrigado!

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Entrei em contato com a gigabyte. É só desabilitar o CSM que ela já libera pra compartilhar mais de 2gb. Já até aumentei pra 4, mas realmente não fez grande diferença. 

De qualquer forma, muito obrigado! 

Ps.: Não me pergunte a razão, mas funcionou kkk

Segue a resposta deles:

image.png.1086991ae210bf8638c3ba3fbf5ea56e.png

• Curtir 1
Postado
Em 15/10/2021 às 18:02, GDinizR disse:

@WOZ Dods Entrei em contato com a gigabyte. É só desabilitar o CSM que ela já libera pra compartilhar mais de 2gb. Já até aumentei pra 4, mas realmente não fez grande diferença. 

Acredito que em alguns jogos que carregam muitas texturas talvez faça diferença. Em resoluções mais altas também. Exemplo de jogos assim são todos de open world como GTA V, Valheim, New World, RDR2, etc.

Essa sua informação do CSM foi nova para mim, não sabia disso e é bom ficar sabendo que as MBs de hoje tem esse "macete". 

• Curtir 2
Postado
21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Acredito que em alguns jogos que carregam muitas texturas talvez faça diferença. Em resoluções mais altas também. Exemplo de jogos assim são todos de open world como GTA V, Valheim, New World, RDR2, etc.

Essa sua informação do CSM foi nova para mim, não sabia disso e é bom ficar sabendo que as MBs de hoje tem esse "macete". 

É sempre recomendado desativar o CSM, ele limita algumas coisas, o CSM só serve pra instalar sistemas que não suportam UEFI, mas como a maioria dos sistemas atuais suportam, não vejo motivo pra deixar isso ligado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!