Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O teclado TGT-NEG-01 parou de funcionar do nada, fio esquentando


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Estou com um teclado velho mas, muito bom que no meio do dia, de repente, ele parou de funcionar e eu n sabia o porque, pois n tinha nada quebrado nele, hoje resolvi perguntar aqui no fórum se alguém sabe o que pode ser e como resolver. obs: Quando eu conecto ele no PC, o fio começa a esquentar, lá onde fica a placa-mãe do teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Sasuke_023 Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Se o fio está esquentando, significa que tem alguma coisa em curto no teclado. Recomendo não tentar usá-lo ou pode danificar o seu PC.
Sabe dizer qual a marca e modelo do teclado? É mecânico, membrana ou rubber dome com PCB?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@Sasuke_023, boa tarde!

Já testaste outro teclado no teu computador?
Pelo sintoma, eu julgo que seja defeito no cabo dele, mais especificamente no conector.
Recomendo trocares o cabo se possível.

Sim, inclusive estou agora usando outro teclado.

trocar o cabo do teclado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Sasuke_023 isso, ideal é trocar o cabo ou o conector se o problema realmente for lá, como não é o cabo inteiro que esquenta, creio que seja apenas o conector com defeito, bastaria cortar alguns centímetros e soldar um conector novo, finalizando com termorretrátil.
Agora, se o cabo estiver esquentando também perto do teclado, é o caso que o @Ferox Graxaim comentou, sobre ser um curto no próprio teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

@Sasuke_023 Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Se o fio está esquentando, significa que tem alguma coisa em curto no teclado. Recomendo não tentar usá-lo ou pode danificar o seu PC.
Sabe dizer qual a marca e modelo do teclado? É mecânico, membrana ou rubber dome com PCB?

o teclado é esse deste link: TGT-NEG-01
e ele é de membrana

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Sasuke_023 Podes tentar desmontar para verificar a placa lógica do teclado, mas sendo de membrana, é melhor se atentares na hora de montá-lo novamente. Verifique se tem algum componente chamuscado ou coisa do tipo.
Quando for montar novamente, o @Mikhail Kosevich Volkov sabe explicar como apertar os parafusos corretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@Sasuke_023 isso, ideal é trocar o cabo ou o conector se o problema realmente for lá, como não é o cabo inteiro que esquenta, creio que seja apenas o conector com defeito, bastaria cortar alguns centímetros e soldar um conector novo, finalizando com termorretrátil.
Agora, se o cabo estiver esquentando também perto do teclado, é o caso que o @Ferox Graxaim comentou, sobre ser um curto no próprio teclado.

ele esquenta na entrada do fio no teclado, onde fica os LEDs do Scroll Lock, Num Lock e Caps Lock.

11 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

@Sasuke_023 Podes tentar desmontar para verificar a placa lógica do teclado, mas sendo de membrana, é melhor se atentares na hora de montá-lo novamente. Verifique se tem algum componente chamuscado ou coisa do tipo.
Quando for montar novamente, o @Mikhail Kosevich Volkov sabe explicar como apertar os parafusos corretamente.

Certo, vou tentar!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
22 minutos atrás, Sasuke_023 disse:

ele esquenta na entrada do fio no teclado, onde fica os LEDs do Scroll Lock, Num Lock e Caps Lock.

Então realmente é um curto dentro do teclado, terás de desmontar ele para aferir o que é, tens um multímetro?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Verifique se tem algum componente chamuscado ou coisa do tipo.

Esses fios (em específico o branco) ta um pouco amarelado, e no fio vermelho (na solda) ta amarelado também, mas na placa n achei nada que esteja chamuscado ou algo parecido.

20211008_125109[1].jpg

3 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Então realmente é um curto dentro do teclado, terás de desmontar ele para aferir o que é, tens um multímetro?

 

pode ser que sim mas, como devo usado? podes me explicar?

Na imagem, podes ver que tem partes pretas mas, na realidade é cinza.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Sasuke_023 Nesse caso precisaria ligar o teclado para ver se algum componente está esquentando, porém faça isso em outro PC ou dispositivo com porta USB, pois há o perigo de danificar seu computador.
Também cuidado para não se queimar, caso o(s) componente(s) estiver(em) esquentando demais...

Se tiver um multímetro, é possível testar sem precisar ligá-lo, mas se for curto na controladora é mais difícil identificar com multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
17 minutos atrás, Sasuke_023 disse:

pode ser que sim mas, como devo usado? podes me explicar?

Coloque no teste de continuidade (aquele que o multímetro apita ao encostar as duas ponteiras). Estás vendo na placa esses capacitores (C1, C2, e C3)? Eles não podem bipar ao encostar uma ponteira de cada lado.

Se tiver algum diodo, ele deve bipar ao colocar as ponteiras em uma posição, mas não pode apitar ao invertê-las. (Diodos aparecerão com a a letra D na serigrafia da placa)

2 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

melhor o fazer com um carregador de celular, já que está em curto nos pinos de alimentação irá esquentar da mesma forma que em um computador.

Ótima ideia, carregador de celular é uma fonte, não irá queimar se usá-lo apenas para testar. Melhor fazer esse teste antes de usar o multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Nesse caso precisaria ligar o teclado para ver se algum componente está esquentando

isso quer dizer que eu tenho que conectar o teclado pra ver os lugares que estão esquentando?

 

2 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

carregador de celular é uma fonte, não irá queimar se usá-lo apenas para testar. Melhor fazer esse teste antes de usar o multímetro.

ok mas, é pra fazer com o teclado montado ou pode ser com ele desmontado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Sasuke_023 disse:

isso quer dizer que eu tenho que conectar o teclado pra ver os lugares que estão esquentando?

Isso! Mas cuidado para não se queimar.

2 horas atrás, Sasuke_023 disse:

ok mas, é pra fazer com o teclado montado ou pode ser com ele desmontado?

No caso precisa ser com ele desmontado, do contrário não dá de ver quais componentes esquentam na placa lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!