Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Ryzen 5 5600X + A520M + 16GB 3600 MHz + GTX 1070 por R$ 5000 vale a pena?


Posts recomendados

Fala pessoal, gostaria de compartilhar o setup que estou montando e saber a opinião de vocês sobre o mesmo... todo tipo de sugestão, dicas e críticas são bem-vindas ou se quiser apenas deixar um comentário 😃

Ryzen 5600x
A520M DS3H
XPG Spectrix D45G RGB (2X8) 3600MHZ DDR4
Cooler DeepCool Gammaxx GT A-RGB, 120mm (Confesso que fiquei meio em dúvida referente a ele e o Gammax 400 V2, pesquisei mas não cheguei a achar uma diferença explicita)
Gabinete AeroCool Aero One Frost Preto, AERO ONE FROST-G-BK-v1
SSD Adata XPG SX6000 Lite 256GB M.2 2280 NVMe, ASX6000LNP-256GT-C 
SSD Crucial BX500, 480GB - CT480BX500SSD1
EVGA GTX 1070 SC 8GB (A placa de vídeo eu já tenho, mas talvez de um update no inicio do ano que vem)
EVGA SuperNOVA 850 G2, 80+ PLUS GOLD 850W (Eu já tenho ela também)

Tudo isso saindo por volta dos 5k tirando a GPU e a fonte que já tenho....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Psykoo Boa config. Eu mudaria o cooler de CPU e acrescentaria ventoinhas e uns FH-04 para conectá-las (1 para cada 4 ventoinhas, precisa de 1 SYS_FAN na MB para cada FH-040). Atenção especial para as duas ventoinhas de 120 mm que seu gabinete suporta só para a GPU, use isso para aumentar a vida útil dela.

 

Coolers de CPU que recomendo:

  • CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Ninja 5 - 155 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

No mais, recomendo a leitura abaixo.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Psykoo Boa config. Eu mudaria o cooler de CPU e acrescentaria ventoinhas e uns FH-04 para conectá-las (1 para cada 4 ventoinhas, precisa de 1 SYS_FAN na MB para cada FH-040). Atenção especial para as duas ventoinhas de 120 mm que seu gabinete suporta só para a GPU, use isso para aumentar a vida útil dela.

 

Coolers de CPU que recomendo:

  • CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Ninja 5 - 155 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

No mais, recomendo a leitura abaixo.

 

Opa valeu pelas dicas, vou considerar muito essa questão do cooler... claro que meu orçamento para cooler está meio apertado (cerca de 300 reais)
Sobre as ventoinhas, as que vem nesse gabinete são de boa qualidade? e se eu for acrescentar qual marca tu me indica?
No caso pelo que vi essa MB tem suporte para 2x FH-040 (Me corrija se eu estiver errado por favor)
E no caso do gabinete, o que acha dele? será que vale a pena pelo preço ou devo pegar outro e acrescentar um kit de ventoinhas? (Valor dele 647)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Psykoo disse:

Sobre as ventoinhas, as que vem nesse gabinete são de boa qualidade? e se eu for acrescentar qual marca tu me indica?

São sim de ótima qualidade. Aerocool não brinca em serviço. Recomendo que acrescente mais duas ou três, duas para a GPU instaladas na proteção da fonte e uma no topo do gabinete para equilibrar o fluxo de ar. Precisará de dois FH-04 se seguir essa indicação.

1 hora atrás, Psykoo disse:

No caso pelo que vi essa MB tem suporte para 2x FH-040 (Me corrija se eu estiver errado por favor)

Sim, ela tem dois SYS_FAN, então suportará até oito ventoinhas usando dois FH-04.

1 hora atrás, Psykoo disse:

E no caso do gabinete, o que acha dele? será que vale a pena pelo preço ou devo pegar outro e acrescentar um kit de ventoinhas? (Valor dele 647)

Está salgado. Por esse preço você pega o Cooler Master Masterbox MB511 TG (460 reais na terabyteshop, não compre a versão sem TG no nome). Acrescente quatro ventoinhas Cooler FAN XPG, 120mm - VENTO120-BKCWW - R$ 33,90 e um FH-04 e pronto. Instale duas delas no painel frontal (na parte mais baixa dele) jogando ar para dentro, uma atrás e outra em cima no fundo jogando ar para fora. Gastará menos no total e terá algo similar em qualidade. Infelizmente a questão de ventilação exclusiva para a GPU só o Aero One tem, então fica a seu critério.

Fui pesquisar preços aqui e o Aero One Frost está custando 560 reais na pichau, que é o preço normal dele. À prazo os preços sobem bastante, então fica a seu critério qual opção será melhor para você. Com GPUs caras como estão, considero o investimento adicional no Aero One será bem vindo como segurança adicional de durabilidade de sua GPU.

 

Nota: tem o Aero One (o sem ser frost só não vem com ventoinhas) por preços tão baixos quanto 400 reais na internet (americanas tem nesse preço). Pense bem onde vai comprar.

 

Outras opções de gabinetes:

Gabinete Gamer SilverStone Fara R1 Pro, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem fonte, Com 4 Fans, SST-FAR1B-PRO - R$ 439,90

 

ou:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

No caso do Fara você precisaria de uma MB compatível com ARGB para controlar as cores das ventoinhas. Ele já vem com controladora, mas as configurações dela são limitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

São sim de ótima qualidade. Aerocool não brinca em serviço. Recomendo que acrescente mais duas ou três, duas para a GPU instaladas na proteção da fonte e uma no topo do gabinete para equilibrar o fluxo de ar. Precisará de dois FH-04 se seguir essa indicação.

Sim, ela tem dois SYS_FAN, então suportará até oito ventoinhas usando dois FH-04.

Está salgado. Por esse preço você pega o Cooler Master Masterbox MB511 TG (460 reais na terabyteshop, não compre a versão sem TG no nome). Acrescente quatro ventoinhas Cooler FAN XPG, 120mm - VENTO120-BKCWW - R$ 33,90 e um FH-04 e pronto. Instale duas delas no painel frontal (na parte mais baixa dele) jogando ar para dentro, uma atrás e outra em cima no fundo jogando ar para fora. Gastará menos no total e terá algo similar em qualidade. Infelizmente a questão de ventilação exclusiva para a GPU só o Aero One tem, então fica a seu critério.

Fui pesquisar preços aqui e o Aero One Frost está custando 560 reais na pichau, que é o preço normal dele. À prazo os preços sobem bastante, então fica a seu critério qual opção será melhor para você. Com GPUs caras como estão, considero o investimento adicional no Aero One será bem vindo como segurança adicional de durabilidade de sua GPU.

 

Nota: tem o Aero One (o sem ser frost só não vem com ventoinhas) por preços tão baixos quanto 400 reais na internet (americanas tem nesse preço). Pense bem onde vai comprar.

 

Outras opções de gabinetes:

Gabinete Gamer SilverStone Fara R1 Pro, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem fonte, Com 4 Fans, SST-FAR1B-PRO - R$ 439,90

 

ou:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

No caso do Fara você precisaria de uma MB compatível com ARGB para controlar as cores das ventoinhas. Ele já vem com controladora, mas as configurações dela são limitadas.

Estou pesquisando as possibilidades que tu apresentou e por enquanto criei alguns cenários:

https://www.kabum.com.br/produto/136430/gabinete-gamer-aerocool-hive-mid-tower-1x-fan-RGB-traseira-lateral-em-vidro-temperado-preto-72997?gclid=CjwKCAjwh5qLBhALEiwAioods9ee_GbXIqJhXgAEhFuDhl_4TQS29kzaa8NLRLO0mxQecUNI4sOrFhoCQBEQAvD_BwE + as 3 FANS que tu me indicou (473 reais)

2- https://www.kabum.com.br/produto/136445/gabinete-gamer-aerocool-zauron-saturn-mid-tower-1x-fan-RGB-frontal-lateral-em-vidro-temperado-preto-73000 + 3 FANS que tu indicou (460)

3- https://www.americanas.com.br/produto/3389605234?sellerId=1725627000504&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&opn=YSMESP&WT.srch=1&gclid=CjwKCAjwh5qLBhALEiwAioods0Usk8C3_i0-DOdf0UKIOcMrrrYqukaEM81eAdphqpodVsftoJiTdBoCtNIQAvD_BwE&cor=Preto + 2 FANS (555)

4- https://www.americanas.com.br/produto/3389603095?sellerId=1725627000504&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&opn=YSMESP&WT.srch=1&gclid=CjwKCAjwh5qLBhALEiwAioods_ypT7417_3ws-RACyoIeOoMmN70omeqRf2Z0NPlAWuUvZtNjt836xoCu6AQAvD_BwE&cor=Branco +4 ventoinhas XPG

5- https://www.americanas.com.br/produto/1476073176?sellerId=18552346000168&epar=bp_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&opn=YSMESP&WT.srch=1&gclid=CjwKCAjwh5qLBhALEiwAioods38vunRsjdiof2NsNiWNi4AuDMkEIDnrjJPakycuGPP_-fEZtuQpVBoCuzgQAvD_BwE + 2 XPG (511,67)

6- https://www.terabyteshop.com.br/produto/16294/gabinete-gamer-silverstone-fara-r1-pro-mid-tower-vidro-temperado-black-sem-fonte-com-4-fans-sst-far1b-pro?gclid=CjwKCAjwh5qLBhALEiwAioods39v7T5pqhXC-i_IYvLK-D6ipLqyslAMGx5TfJIilbla4NABkrRmxRoCIxoQAvD_BwE + 2 XPG (585,39)

Montei na média de preço que tenho para investir, qual dessas seria a melhor opção? (Caso tenha mais uma sugestão ou algo acrescentar agradeço)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Psykoo disse:

Já montei alguns PCs com o Hive. Acho um gabinete de qualidade e decente para seu preço. Se quiser montar com ele não vai se arrepender.

9 minutos atrás, Psykoo disse:

Não recomendo o Zauron por que não tem frente toda em mesh. Entre ele e o Hive, fique com o Hive sem pensar duas vezes.

10 minutos atrás, Psykoo disse:

Já montei com o Ore Saturn e achei a qualidade de fabricação um pouco inferior ao Hive, com alguns erros de filtragem. A recomendação permanece o Hive.

11 minutos atrás, Psykoo disse:

Se puder bancar o Aero One pegue ele sem pensar, é o melhor da lista e só indico o Hive antes dele se seu orçamento estiver apertado.

12 minutos atrás, Psykoo disse:

Não recomendo o Aero One Mini. Apesar de ter a mesma qualidade de fabricação, é menor e isso reduz sua eficiência de arrefecimento.

13 minutos atrás, Psykoo disse:

Entre o Aero One e o Fara eu prefiro o Hive. O Fara é bonito e de alta qualidade, mas o Aero One tem a ventilação extra para GPU. Como já disse, cuide bem da sua GPU, pois comprar outra quando ela estragar será uma experiência muito amarga. Uma como a sua hoje custa lá uns 4k ou mais.

14 minutos atrás, Psykoo disse:

Montei na média de preço que tenho para investir, qual dessas seria a melhor opção? (Caso tenha mais uma sugestão ou algo acrescentar agradeço)

Eu pegaria o Aero One ou o Fara. Prefiro o primeiro para proteger a GPU, mas o Fara é uma opção válida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Já montei alguns PCs com o Hive. Acho um gabinete de qualidade e decente para seu preço. Se quiser montar com ele não vai se arrepender.

Não recomendo o Zauron por que não tem frente toda em mesh. Entre ele e o Hive, fique com o Hive sem pensar duas vezes.

Já montei com o Ore Saturn e achei a qualidade de fabricação um pouco inferior ao Hive, com alguns erros de filtragem. A recomendação permanece o Hive.

Se puder bancar o Aero One pegue ele sem pensar, é o melhor da lista e só indico o Hive antes dele se seu orçamento estiver apertado.

Não recomendo o Aero One Mini. Apesar de ter a mesma qualidade de fabricação, é menor e isso reduz sua eficiência de arrefecimento.

Entre o Aero One e o Fara eu prefiro o Hive. O Fara é bonito e de alta qualidade, mas o Aero One tem a ventilação extra para GPU. Como já disse, cuide bem da sua GPU, pois comprar outra quando ela estragar será uma experiência muito amarga. Uma como a sua hoje custa lá uns 4k ou mais.

Eu pegaria o Aero One ou o Fara. Prefiro o primeiro para proteger a GPU, mas o Fara é uma opção válida.

Realmente eu fiquei entre o Aero One, o Fara e o Hive... em questão de preço o que mais passa é o Fara então optaria pelo Aero One, ele sai por 552 com + 4 XPG Fans... mas agora as melhores opções seriam o Hive (473) ou o o Aero mesmo (qualquer um que eu escolher já irei economizar do link que eu iria comprar por 647)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Psykoo Cara, se você perder sua GPU por desgaste vai ter que vender um rim para comprar outras. Pegue o Aero One, vai por mim, e coloque pelo menos uma ventoinha ali na GPU.

você tem razão, e a diferença de preço não é tão gritante, O Aero One vem com 1 Fan traseira já (eu iria comprar mais 4 da XPG, 1 superior, 2 frontal e 1 para GPU) acho que seria a melhor designação? e por enquanto 1 FH 04 é suficiente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Psykoo disse:

você tem razão, e a diferença de preço não é tão gritante, O Aero One vem com 1 Fan traseira já (eu iria comprar mais 4 da XPG, 1 superior, 2 frontal e 1 para GPU) acho que seria a melhor designação? e por enquanto 1 FH 04 é suficiente?

Perfeito. 1 FH-04 é sim suficiente, pois você usaria quatro ventoinhas nele e uma direto na placa-mãe. Deixe a da GPU na placa-mãe para controlar a velocidade dela separadamente, podendo assim deixá-la com velocidade maior constantemente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Perfeito. 1 FH-04 é sim suficiente, pois você usaria quatro ventoinhas nele e uma direto na placa-mãe. Deixe a da GPU na placa-mãe para controlar a velocidade dela separadamente, podendo assim deixá-la com velocidade maior constantemente.

Muito obrigada pela ajuda, não querendo abusar mas também tenho dúvidas sobre os coolers da CPU que tu indicou, eu separei os que cabem no meu orçamento:
https://www.terabyteshop.com.br/produto/11855/cooler-para-processador-scythe-kotetsu-2-120mm-intel-scktt-2000
https://www.pichau.com.br/cooler-cpu-coolermaster-hyper-212-black-edition-rr-212s-20pk-r1 (Aparentemente esse já acompanha pasta térmica CM PRO)
https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-argb-rr-2v2l-18pa-r1?gclid=CjwKCAjwh5qLBhALEiwAioods2X80l03her2IAIFzmacQwpp722njfzuXK_9P2a7T2JdYmA6RtIeKhoClT0QAvD_BwE

Quais seriam as melhores dentre essas? (ou caso queira sugerir algo também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Psykoo A Kotesu Mark 2 é superior aos Cooler Master que você listou. Produz menos ruído, tem maior fluxo de ar, preço justo. Ambos os cooler master em questão estão com preço elevado por terem "enfeites", como ser toda black em um e ter ventoinha RGB no outro. O Hyper 212 "normal" sem firulas custa bem menos justamente por que está em uma categoria inferior.

Isso fora que o Kotesu é menor em altura e cabe praticamente em qualquer gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Psykoo A Kotesu Mark 2 é superior aos Cooler Master que você listou. Produz menos ruído, tem maior fluxo de ar, preço justo. Ambos os cooler master em questão estão com preço elevado por terem "enfeites", como ser toda black em um e ter ventoinha RGB no outro. O Hyper 212 "normal" sem firulas custa bem menos justamente por que está em uma categoria inferior.

Isso fora que o Kotesu é menor em altura e cabe praticamente em qualquer gabinete.

Entendi, realmente o Kotesu me chamou atenção...
Uma última pergunta, além do Kotesu vi um pessoal indicando este aqui https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-RGB-dp-mch4-gmx-gtev2
poderia me dizer o que tu acha? entre os dois e se a diferença de preço é válida 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Psykoo, bom dia!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
A diferença entre a ventoinha dos dois é absurda, sendo a Scythe muito mais silenciosa. Eu possuo um Gammaxx 400V2, no qual troquei a ventoinha por uma Scythe Kaze Flex similar à que é inclusa com o Kotetsu Mark 2.
Não conheço exatamente a diferença entre os dissipadores em si, então não sei dizer se é mais válido investir direto no Kotetsu ou se um Gammaxx 400S/400V2 com uma Kaze Flex, como no meu caso, seria melhor investido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Psykoo disse:

Uma última pergunta, além do Kotesu vi um pessoal indicando este aqui https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-RGB-dp-mch4-gmx-gtev2
poderia me dizer o que tu acha? entre os dois e se a diferença de preço é válida 

É uma opção barata para quem quer ter um cooler melhor do que o que vem com o processador. É melhor, mas está longe de ser realmente bom. Entre ele e o do processador, eu ficaria com o do processador, investindo o dinheiro em ventilação para o gabinete que é muito mais importante. Se for para gastar com cooler sempre vou recomendar algo de maior qualidade, pois é um produto extremamente durável e é muito comum reaproveitar em futuras montagens. O mínimo que eu compraria hoje seria o Hyper 212 ou o MA410P. Idealmente um dos Scythe se puder pagar.

1 minuto atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Não conheço exatamente a diferença entre os dissipadores em si, então não sei dizer se é mais válido investir direto no Kotetsu ou se um Gammax 400S/400V2 com uma Kaze Flex, como no meu caso, seria melhor investido.

Geralmente blocos maiores, mais pesados, tem maior poder de dissipação. Claro que a quantidade de heatpipes também muda muito a performance. Na performance os dois não são comparáveis, pois estão em categorias muito diferentes, sendo o Gammaxx um cooler de entrada e os Scythe já voltados para alta performance e competindo até com alguns Noctua bem mais caros.

9 minutos atrás, Psykoo disse:

entre os dois e se a diferença de preço é válida 

Tudo depende do quanto quer gastar. Eu considero que um gabinete bem ventilado é mais importante, pois um gabinete mal ventilado com um cooler de alto nível seria pior que o cooler BOX com gabinete bem ventilado. Não é só a CPU que esquenta, mas todos os componentes dentro do PC. Se seu gabinete estiver bem ventilado, aí veja quanto quer gastar em cooler e trabalhe com o valor que deseja desprender. Tem coolers a ar de 100 a 1000 reais no mercado (acima disso geralmente não tem lá muito ganho ou são para nichos específicos). Eu hoje iria de Scythe Fuma 2 ou Ninja 5, o mais barato que encontrar dos dois. Se quisesse economizar iria ou com o MA410P ou o MA620P, se possível acrescentando mais uma ventoinha. Só observe SEMPRE se a altura máxima do cooler é compatível com seu gabinete.

Evite também coolers que tem valor elevado por fatores decorativos. Tanto a linha Hyper 212 quanto a MA410 e a MA620 tem várias versões cheias de firulas e enfeites que são muito mais caras sem ter melhor performance.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@Psykoo, bom dia!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
A diferença entre a ventoinha dos dois é absurda, sendo a Scythe muito mais silenciosa. Eu possuo um Gammaxx 400V2, no qual troquei a ventoinha por uma Scythe Kaze Flex similar à que é inclusa com o Kotetsu Mark 2.
Não conheço exatamente a diferença entre os dissipadores em si, então não sei dizer se é mais válido investir direto no Kotetsu ou se um Gammaxx 400S/400V2 com uma Kaze Flex, como no meu caso, seria melhor investido.

Obrigada pelas informações!

 

 

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

É uma opção barata para quem quer ter um cooler melhor do que o que vem com o processador. É melhor, mas está longe de ser realmente bom. Entre ele e o do processador, eu ficaria com o do processador, investindo o dinheiro em ventilação para o gabinete que é muito mais importante. Se for para gastar com cooler sempre vou recomendar algo de maior qualidade, pois é um produto extremamente durável e é muito comum reaproveitar em futuras montagens. O mínimo que eu compraria hoje seria o Hyper 212 ou o MA410P. Idealmente um dos Scythe se puder pagar.

Geralmente blocos maiores, mais pesados, tem maior poder de dissipação. Claro que a quantidade de heatpipes também muda muito a performance. Na performance os dois não são comparáveis, pois estão em categorias muito diferentes, sendo o Gammaxx um cooler de entrada e os Scythe já voltados para alta performance e competindo até com alguns Noctua bem mais caros.

Tudo depende do quanto quer gastar. Eu considero que um gabinete bem ventilado é mais importante, pois um gabinete mal ventilado com um cooler de alto nível seria pior que o cooler BOX com gabinete bem ventilado. Não é só a CPU que esquenta, mas todos os componentes dentro do PC. Se seu gabinete estiver bem ventilado, aí veja quanto quer gastar em cooler e trabalhe com o valor que deseja desprender. Tem coolers a ar de 100 a 1000 reais no mercado (acima disso geralmente não tem lá muito ganho ou são para nichos específicos). Eu hoje iria de Scythe Fuma 2 ou Ninja 5, o mais barato que encontrar dos dois. Se quisesse economizar iria ou com o MA410P ou o MA620P, se possível acrescentando mais uma ventoinha. Só observe SEMPRE se a altura máxima do cooler é compatível com seu gabinete.

Evite também coolers que tem valor elevado por fatores decorativos. Tanto a linha Hyper 212 quanto a MA410 e a MA620 tem várias versões cheias de firulas e enfeites que são muito mais caras sem ter melhor performance.

Muito obrigado! Vou te Kotetsu mesmo, eu prefiro eficiência e não ter dor de cabeça por anos do que um cooler com luzinha haha, o importante é ele juntamente com a refrigeração do meu gabinete deixar tudo geladinho. valeu mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Psykoo Com o Aero One Frost ele vai casar muito bem. Não tem como errar.

Realmente, Acho que com ele + o Aero one com 4 FANS XPG eu não terei nenhum problema ou preocupação né hehe

@WOZ DodsDei uma olhada e os preços a vista estão semelhantes, o MARK está saindo a 285 e o MUGEN 5 e FUMA 2 estão saindo a 359... tu acha uma boa escolha colocar mais 74 e pegar um dos dois? e se sim, qual do dois FUMA 2 ou MUGEN? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Psykoo Depende de quanto você pode e quer gastar. O Fuma 2 é muito mais cooler, isso lhe asseguro. O Mugen não sou tão fã, pois só suporta uma ventoinha. Entre ele e o Kotesu prefiro o Kotesu, mesmo custando menos. O Mugen tem a vantagem de ser mais silencioso, mas as vantagens dele param aí. 

Se vale a pena usar o FUMA 2 ou o NINJA 5 por 74 reais a mais? Pra mim vale, pois tenho paranoia de ruído e de aquecimento, e ambos são os melhores abaixo de 500 ou 600 reais nesses quesitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Psykoo Depende de quanto você pode e quer gastar. O Fuma 2 é muito mais cooler, isso lhe asseguro. O Mugen não sou tão fã, pois só suporta uma ventoinha. Entre ele e o Kotesu prefiro o Kotesu, mesmo custando menos. O Mugen tem a vantagem de ser mais silencioso, mas as vantagens dele param aí. 

Se vale a pena usar o FUMA 2 ou o NINJA 5 por 74 reais a mais? Pra mim vale, pois tenho paranoia de ruído e de aquecimento, e ambos são os melhores abaixo de 500 ou 600 reais nesses quesitos.

O FUMA 2 me chamou muito atenção, pensei até em um cenário onde eu investiria no Hive + FANS XPG + FUMA 2 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Psykoo Vai de ti. Já disse que eu protegeria essa sua GPU a todo custo e essa seria minha prioridade. Se estiver com paixão pelo Hive, vai fundo. É um bom gabinete. Só lembre que é mais importante ter um PC equilibrado do que uma coisa muito forte em detrimento de outras, e isso é válido para o arrefecimento também. Entre Kotesu+AeroOneFrost e Hive+Fuma 2, eu vou no primeiro sem pensar. O Kotesu vai deixar seu processador frio e aguenta até um leve OC, então terá folga térmica aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se vale a pena usar o FUMA 2 ou o NINJA 5 por 74 reais a mais? Pra mim vale, pois tenho paranoia de ruído e de aquecimento, e ambos são os melhores abaixo de 500 ou 600 reais nesses quesitos.

Faço das suas palavras as minhas, tive excelente experiência com meu Fuma 2, valeu muito a pena o ter mesmo que meu processador fosse um i5 6400 sem overclock. Hoje meu Gammaxx me supre, mas o Fuma é de longe o meu favorito dentre os 3 que já tive, o anterior a ele era um Akasa Venom Medusa.
Um adendo que a pasta térmica que vem junto e a chave philips são boas, e a pasta vem em seringe em quantidade suficiente para múltiplas aplicações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Faço das suas palavras as minhas, tive excelente experiência com meu Fuma 2, valeu muito a pena o ter mesmo que meu processador fosse um i5 6400 sem overclock. Hoje meu Gammaxx me supre, mas o Fuma é de longe o meu favorito dentre os 3 que já tive, o anterior a ele era um Akasa Venom Medusa.
Um adendo que a pasta térmica que vem junto e a chave philips são boas, e a pasta vem em seringe em quantidade suficiente para múltiplas aplicações.

Será que o Kotesu vem com pasta?

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Psykoo Vai de ti. Já disse que eu protegeria essa sua GPU a todo custo e essa seria minha prioridade. Se estiver com paixão pelo Hive, vai fundo. É um bom gabinete. Só lembre que é mais importante ter um PC equilibrado do que uma coisa muito forte em detrimento de outras, e isso é válido para o arrefecimento também. Entre Kotesu+AeroOneFrost e Hive+Fuma 2, eu vou no primeiro sem pensar. O Kotesu vai deixar seu processador frio e aguenta até um leve OC, então terá folga térmica aí. 

Uma dúvida meio boba, pesquisa por cima mas não encontrei, a FAN que vai para GPU fica em que posição/sentido?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Psykoo disse:

Uma dúvida meio boba, pesquisa por cima mas não encontrei, a FAN que vai para GPU fica em que posição/sentido?

A ventoinha para a GPU fica soprando diretamente sobre ela. Se for para a CPU tem que soprar para o fundo/trás do gabinete. O importante é sempre aumentar o fluxo de ar, então tenha isso em mente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...