Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Alguém me poderia indicar um circuito, poderia ser género astável com 555 timer, mas que apenas gere determinados pulsos pré-definidos?

Tipo, se pretende-se o circuito para gerar apenas 3 pulsos...ou apenas 20.

Sou novo no canal.

Deixo desde já agradecimentos a toda a comunidade.
Abraço

Muito obrigado

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Apesar de ser possível com circuito lógico, te oriento a tentar fazer com microcontrolador. Pode ser com o famigerado arduino mesmo.

Mas a título de exercitar o tico e teco (meus únicos 2 neurônios) conceitualizei um minimalismo mental com seu 555... de fato 2 (ou 1 556). Imagine um astável a 1Hz  gerando seus pulsos e outro monoestável de 3 a 20 segundos do seu exemplo no controle do reset deste. Quer 3 pulsos? Deixe o monoestável a 3 segundos; quer x pulsos? a x segundos...Sorry.. to sem lápis e papel no momento.🤪

• Curtir 2
Postado

Valeu aphawk.

Estive pesquisando e talvez o mais estável seja um circuito programável com PIC, gerando pulsos limitados e pedidos pelo user...

• Haha 1
  • Confuso 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, A_Ferreira disse:

circuito programável com PIC

Se for para partir do zero em $$, fica a preço de ouro!

Arduino? Prata.

1 hora atrás, A_Ferreira disse:

talvez o mais estável

Por que você concluiu isso?

As sugestões dadas por @.if@aphawk são baratas e funcionais. Vá sem medo! Qualquer coisinha, será questão de bancada.

• Curtir 1
Postado

@A_Ferreira ,

Se quiser usar um microcontrolador Pic ou Attiny85, você pode incrementar, especificando até o período do pulso e a quantidade deles, usando um display e um Rotary Encoder.

Ou usando um pequeno teclado 4x4 você consegue definir as mesmas coisas mas sem um display, usando apenas um Led para confirmação dos dados. Neste caso precisará de um Atmega ou Attiny com mais de 8 pinos ....

Enfim, seu limite é apenas a criatividade, mas para isso você precisa dominar alguma linguagem de programação,  ok ?

As escolhas estão com você .. 

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, A_Ferreira disse:

pesquisando e talvez o mais estável seja um circuito programável com PIC

Quem te deu esta ideia??...😁

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

em $$, fica a preço de ouro

Aprendizado e conhecimento valem +. Sem contar a adrenalina. E não... não fica nada caro...um pic10fxxx custa uma mixaria talvez (talvez...não cotei) o mesmo que 2 4017 e 1 555 de Paulão 😁. Além claro da versatilidade e indescritíveis vantagens.

• Haha 2
Postado

@.if ...

A tal da Mixaria do pic10fxxx custa mais de R$ 50,00 no ML ...... e um Attiny85 R$ 26,00 ..... 

A inflação chegou pesada ....

Olha o CD4017 e um NE555 .... dois pares :

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866211146-cd4017-ne555-2-pares-_JM#position=15&search_layout=grid&type=item&tracking_id=82ba239a-e761-4e91-83b5-f52105ad18d2

Paulo

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

'Cotando' na Digikey ... (não cotei no aliexpress)

pic

https://www.digikey.com/short/bmcp81jv

attiny

https://www.digikey.com/short/bjhm0fp4

'Ligeiramente' mais barato que no m.l. mesmo com impostos, taxas e etc (a questão do acesso não está na pauta)

Aproveitando a carona.. 💰. tenho alguns pic12fxxx (e otras cositas más)... em breve num m.l. ou shopee ao alcance do seu clique ..🤑. obs... origem legal... compras equivocadas destinadas ao descarte, amostras não utilizadas e etc... ainda + legal pra mim kk... e porque não pra você? 😁

• Haha 2
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, .if disse:

um pic10fxxx custa uma mixaria talvez (talvez...não cotei) o mesmo que 2 4017 e 1 555 de Paulão 😁

Qualquer um dos três, sozinho, mal serve como chaveiro.

2 horas atrás, aphawk disse:

A inflação chegou pesada ....

Não é simples inflação. Teve a crise dos semicondutores.

2 horas atrás, aphawk disse:

A tal da Mixaria do pic10fxxx custa mais de R$ 50,00 no ML ...... e um Attiny85 R$ 26,00 ..... 

Vixe como chaveiro tá caro!

@.if, pé no chão, filh@!

2 horas atrás, .if disse:

compras equivocadas destinadas ao descarte, amostras não utilizadas e etc...

Não estou surpreso.

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:
6 horas atrás, A_Ferreira disse:

talvez o mais estável

Por que você concluiu isso?

Mas o MTBF de um único CI por certo arrasta tudo pra cima. 

Postado

@alexandre.mbm Não concluí... Parece-me é mais exequível, versátil, etc...com circuitos muito menores. Há uns anos cheguei a programar algumas PAL's, expressões lógicas, o que não tem muito a ver. Também programei em "C" assim como em mais algumas linguagens, mas não cheguei no ponto que queria chegar, muito longe disso.

Adoro electrónica, mas não tive condições para mergulhar completamente nesse mundo. Mudei de cidade (300km), estava estudando, abdiquei para mudar.

Estou organizando minha vida (casa) e estou começando de novo a pegar no "novelo", apesar de não ter as coisas organizadas ainda, a nível de material.

Pesquisa por fóruns interessantes me trouxe aqui. 

Entre muitos outros projetos, pretendia dimensionar um esquema que me proporcionasse um determinado numero de pulsos que seja definido pelo user. Esta ideia seria parte de um moedeiro caseiro para máquinas arcade, dado que estou com enorme dificuldade em adquirir um e o mundo está muito vago quanto a tecnologia.

Queria construir um que se aproximasse do elan do que vocês chamam de "fliperama", mas que retratasse algo do antigamente. Só assim faz sentido matar saudades desse tempo.

O numero de pulsos obviamente eram distinguidos pelo valor da moeda.

Eletrónica basica...seria um projeto dimensionado a cada situação.

Eletrónica basica e digital permite programar os pulsos, logo que eu tenha falado em exequibilidade para tentar explicar a minha ideia.

De resto eu tenho um moedeiro eletrónico mas já fiz de tudo para o pôr a funcionar, mas na verdade não ha muita matéria sobre o assunto e há um mistério muito grande em pôr aquilo a funcionar. Parece mentira mas é verdade...

• Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, A_Ferreira disse:

Parece-me é mais exequível, versátil, etc.

Versátil, com certeza. Agora, mais exequível?! Só se você já estiver capacitado com todo o (maior) conjunto de recursos materiais e imateriais.

Estou organizando minha vida (casa) e estou começando de novo a pegar no "novelo", apesar de não ter as coisas organizadas ainda, a nível de material.

Somente você tem a potencialidade para calcular seu custo-benefício. Mais ninguém! Ainda sendo necessária muita atenção.

Os propósitos são seus; os planos devem ser também. E lembre-se: não existe plano bom sem teoria boa.

O leque de recursos que são necessários para a finalização de um projeto pode ser espantoso. Somente acumulando e organizando conhecimentos temos as condições de fazer as previsões e provisões que são necessárias.

De resto eu tenho um moedeiro eletrónico mas já fiz de tudo para o pôr a funcionar, mas na verdade não ha muita matéria sobre o assunto e há um mistério muito grande em pôr aquilo a funcionar.

Crie um tópico paralelo, no anseio de estudá-lo. Se já não existe.

Tenha em conta que a experiência do Homem (não a minha, não a sua) já calculou que, em geral, deve existir uma trajetória teórica (didática) até o empreendimento de projetos. Começamos no jardim de infância, passamos por universidade e suas fases, estágios, "ou equivalentes", e só então estamos aptos, como peça de um sistema social, para construir algo com ares de finalizado.

Todos estamos presos aos limites impostos pelos mecanismos da sociedade. É preciso estar sempre avaliando como eles nos tocam, de todos os lados.

Os outros e os propósitos "deles", com freqüência existem apenas para nos provar, são obstáculos.

• Curtir 1
Postado

Bom tive uma idea minimalista : um 74hct123 , que tem dentro dois monoestáveis, pode ser configurado para resolver o problema com apenas 2 potenciômetros e um Led ....

O primeiro potenciômetro controla o tempo do monoestável, que controla o segundo monoestável mas configurado como Astavel, o qual também usa um potenciômetro para definir a frequência dos pulsos ...... e o Led serve como indicador de duração dos pulsos e a frequência ....

É a mesma ideia da @.if, que pode ser feita com 2 555 ou 1 556 .... enfim opções não faltam ....

Paulo

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, aphawk disse:

idea minimalista: um 74HCT123, que tem dentro dois monoestáveis

Na loja certa, menos de 5 reais!

@A_Ferreira, Mercado Livre não é interessante para esse tipo de compra, se isolada. Os preços são altos e o frete faz o transporte da situação para outra dimensão, fora desse plano.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...