Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente montei um computador e provavelmente devo ter feito algo errado. Minha namorada possui um computador quase idêntico e o processador dela não passa de 60 graus. Ao montar o meu percebi que o processador estava na casa dos 80 graus enquanto instalava simultaneamente alguns programas.

Configurações i510400f, GTX 1660 oc, 16 gb DDR4 em xmp e fonte pichau nidus placa-mãe h510m-e

Gostaria de saber possíveis causas pra esse problema, estou em um ambiente climatizado 21 graus.

Postado
2 minutos atrás, Rodrigo Montemurro disse:

Recentemente montei um computador e provavelmente devo ter feito algo errado. Minha namorada possui um computador quase idêntico e o processador dela não passa de 60 graus. Ao montar o meu percebi que o processador estava na casa dos 80 graus enquanto instalava simultaneamente alguns programas.

Configurações i510400f, GTX 1660 oc, 16 gb DDR4 em xmp e fonte pichau nidus placa-mãe h510m-e

Gostaria de saber possíveis causas pra esse problema, estou em um ambiente climatizado 21 graus.

Qual seu gabinete? E quantas ventoinhas você tem? É normal seu processador pegar mais de 80ºC em estresse com o "maravilhoso" cooler box da Intel, mas durante atividades mais simples não. De qualquer forma, é recomendável substituir o cooler original da Intel.

Postado

Eu tava instalando alguns programas mais pesados e tava instalando ao mesmo tempo, dai me assustei. To usando o coolerbox da intel. alguém me indica algum cooler melhor na faixa dos 100 ~150 reais?

É normal com jogos pesados ele ficar em 60~75 graus?

@GuilhermeGB Um pichau frillback x, ainda possuo poucas ventoinhas, apenas 3 na frente e 1 atras.

Postado
agora, Rodrigo Montemurro disse:

Eu tava instalando alguns programas mais pesados e tava instalando ao mesmo tempo, dai me assustei. To usando o coolerbox da intel. alguém me indica algum cooler melhor na faixa dos 100 ~150 reais?

É normal com jogos pesados ele ficar em 60~75 graus?

A temperatura em jogos está boa. O cooler vai depender do tipo de gabinete que você usa, se for um gabinete com espaço suficiente, indico o Gammaxx 400 V2.

Postado

@GuilhermeGB Não sei se meu gabinete possui espaço, é um pichau frillback. Esse cooler possui versão RGB? ou sem RGB pelo menos? porque com led estática vai ficar feio ahaha

Outra coisa. No software da placa-mãe o armoury gate diz que o processador está 65 graus, ja no software speccy ta dizendo + de 80... Qual é o mais confiavel? Tem algum melhor que esses?

Postado
agora, Rodrigo Montemurro disse:

@GuilhermeGB Não sei se meu gabinete possui espaço, é um pichau frillback. Esse cooler possui versão RGB? ou sem RGB pelo menos? porque com led estática vai ficar feio ahaha

O gabinete é suficiente, mas acabei de ver que o Gammaxx 400 V2 está em falta nas principais lojas onde geralmente custa mais ou menos uns R$120. Ele está disponível apenas em cores estáticas, a versão RGB seria o Gammaxx GTE V2, mas também não encontrei a venda. O Gammaxx 400XT é a opção com LED Rainbow, não dá pra controlar igual RGB: 

https://www.pichau.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-400xt-120mm-led-rainbow-dp-mch4-gmx400-xt

Postado

@GuilhermeGB Querido desculpa encher seu saco, vi em alguns posts do clube que o coolerbox do i510400f não da conta do processador no "turbo boost" que eu não sei o que é, em alguns topicos mandaram desativar na BIOS. E em outros um rapaz disse pra ir nas configurações de energia e diminuir o uso do processador pra 70~85% que ja era o suficiente pra segurar a temperatura com o cooler box. Sabe se alguma dessas opções podem me ajudar?

Postado
3 minutos atrás, Rodrigo Montemurro disse:

@GuilhermeGB Querido desculpa encher seu saco, vi em alguns posts do clube que o coolerbox do i510400f não da conta do processador no "turbo boost" que eu não sei o que é, em alguns topicos mandaram desativar na BIOS. E em outros um rapaz disse pra ir nas configurações de energia e diminuir o uso do processador pra 70~85% que ja era o suficiente pra segurar a temperatura com o cooler box. Sabe se alguma dessas opções podem me ajudar?

O impacto na temperatura deve ser enorme desativando o Turbo Boost, pois o seu processador deixará de trabalhar por volta dos ~4000MHz e passará a trabalhar na frequência base de até 2900MHz. Claro que isso também significa perder bastante desempenho em tarefas que dependem bastante do processador, isso inclui alguns jogos mais competitivos.

EDIT: Mexer na porcentagem de energia do Windows também vai fazer o clock máximo do processador baixar, isso é, se você colocar 80%, ele só vai atingir 80% do clock máximo dele, isso seria uma alternativa a desabilitar o Turbo Boost.

Postado
4 minutos atrás, Rodrigo Montemurro disse:

@GuilhermeGB Eu fui nas opções de energia em energia do processador e depois em "estado de desempenho máximo" e coloquei 85% e a temperatura caiu bastante. Tem algum problema em deixar essa opção ativa?

Não, você só estará perdendo desempenho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...