Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Estou com o notebook que recebi da empresa mas que está sob seu domínio. Qualquer ação que tento fazer que não seja relacionado à empresa requer elevação.

Gostaria de solucionar o meu problema e pensei em fazer uma formatação, mas ainda preciso do acesso aos aplicativos e VPN da empresa, portanto não posso fazê-la.

Minha dúvida é: consigo fazer um dual boot, deixando 2 sistemas operacionais diferentes instalados no notebook, e conseguir usá-lo para empresa quando for preciso e para meu uso pessoal quando quiser?

Desde já, agradeço.image.thumb.png.bc973b5b9d0566c78eb4fd5f9042e79a.png

Postado

Verifique se você tem permissão para diminuir a partição do windows e assim criar um Espaço Não Alocado para instalar ou sistema

Botão direito no ícone do Iniciar e ir em Gerenciamento de Disco

• Curtir 1
Postado

Aí fica difícil, você precisaria usar os recursos do windows para criar uma partição para o outro sistema

Uma possibilidade é usar o Ubuntu que na instalação tem a opção Instalar Lado a Lado com o Windows e o próprio Ubuntu faz as alterações necessárias

Faz muito tempo que não instalo o Ubuntu mas a um tempo atrás tinha esta opção

Postado

Uma possibilidade é dar boot por um CD de boot com Linux e rodar um programa chamado Gparted. Ele provavelmente (não tenho certeza) vai permitir encolher a partição Windows e criar espaço para uma nova partição Linux. Daí, você instala o Linux e faz o dual boot.

Mexer com partições é sempre uma operação perigosa. Se você cometer um erro, pode perder todos os dados existentes.

Postado

@pliniokj O senhor consegue realizar a instalação dual boot caso consiga fazer o boot de um pendrive ou cd/dvd Linux, contudo é necessário verificar antes de prosseguir a instalação do Linux se o disco não foi cifrado e protegido pela empresa, pois se este foi codificado de alguma forma haverão problemas na instalação Windows quando o Linux "passar por cima de tudo e criar uma partição nova e diminuir a Linux".

Sugestão: Após verificar se o acesso a BIOS é livre (sem senha para boot de outras fontes) e que o disco não está protegido pela empresa com alguma técnica criptográfica, pode-se por meio do instalador da imagem Manjaro LXDE usar a opção dual boot automática e ser feliz após seguir os passos. 

Recomendação legal: a alteração de Hardware ou Software do qual não se é proprietário, em situações de relacionamentos profissionais, pode acarretar em penalidades internas e possíveis processos trabalhistas futuros com demissão por justa causa, antes de realizar alterações por conta própria seria importante verificar as políticas de TI e segurança computacional da empresa detalhadamente, conversar com alguém do setor responsável pode ajudar a sanar as dúvidas sobre legislações internas. Uma alternativa seria a utilização do Linux em disco externo via Live USB, sem alterações nos sistemas computacionais da empresa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!