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@WOZ Dods Vou tentar fazer o ajuste da tensão.

Sobre o water cooler, estou realmente em dúvida, pois a temperatura não está ruim. Outra coisa é que não achei q ele fosse pior q o cooler que vem com o processador, mas como sou leigo, realmente posso estar bem errado quanto a isso e pensarei na hipótese de ter que trocar.

Agora uma outra dúvida, eu vi vcs comentando sobre esse CPU FAN. No meu caso, eu comprei as 5 fans separadas, então tive que comprar uma controladora. (Deepcool FH-10 - 4 pinos). A CPU FAN está ligada na entrada 1 da controladora (vi isso num vídeo de um cara) e as demais fans nas outras entradas da controladora.

Dessa forma  ainda consigo arrumar essa bomba em 100%?

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@WOZ Dods  Como foi dito no texto abaixo, pra ele comprar um cooler melhor ou fazer o sistema Push/Pull. O aumento da rotação das fans é provisório.

 

Em 02/11/2021 às 22:14, Diego Both disse:

@G.Martins  Deixe a bomba em 100% de rotação.

você tem uma outra fan de 120mm no gabinete pra fazer um sistema Push/Pull?

Se sistema vai melhorar muito a refrigeração do processador. Dessa forma você não precisar trocar o WC.

 

image.png.cd4107aef7376071f9e06c90954a14f7.png

 

Em 02/11/2021 às 20:56, Diego Both disse:

@G.Martins o problema tá na temperatura.

você vai precisar comprar um dissipador melhor pra usar o gráfico integrado. Eu tive um problema assim também.

Nesse caso, a temperatura vai precisar ficar mais baixa. Tenta aumentar a rotação da fan do CPU.

 

@G.Martins  Seu WC não é ruim, eu usava ele num i7-7700k em overclock. Só precisei adicionar uma segunda fan. Como você tá usando o gráfico integrado, a CPU exige um cooler mais parrudo.

 

Você pode ligar o WC em outra saída, não tem problema.

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@Diego Both beleza cara. Eu vou tentar fazer os testes nesse fds. Se por um acaso eu precisar comprar esse dissipador, onde eu encontro isso? você tem algum modelo pra indicar? É possível achar nas lojas por aqui ou só pegando lá na gringa?

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@G.Martins  Tira um parafuso que fixa o fan ao radiador leva numa loja de parafusos e compre 4 com aquele tipo de rosca. Só não esqueça de verificar o tamanho do parafuso já adicionado a espessura da lata do gabinete.

 

Aproveita uma das fans da parte da frente e fixa o radiador nela, fazendo o sistema Push/Pull.

 

ATENÇÃO, o parafuso não pode penetrar nas aletas do radiador, pra não correr o risco de furar.

 

Se você precisar trocar o Watercooler, abre um outro tópico aqui no fórum "Indicação de Aircooler", que o pessoal vai te passar uma lista de bons Aircooler pra você comprar aqui no Brasil.

 

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Em 05/11/2021 às 11:35, G.Martins disse:

Sobre o water cooler, estou realmente em dúvida, pois a temperatura não está ruim. Outra coisa é que não achei q ele fosse pior q o cooler que vem com o processador, mas como sou leigo, realmente posso estar bem errado quanto a isso e pensarei na hipótese de ter que trocar.

WC tipo AIO, especialmente os abaixo de 800 reais, raramente são melhores que AC. Você verá melhores temperaturas, talvez, em pico de uso, mas no dia a dia AC é menos problemático, menos ruidoso e mais barato. Se já tem esse WC, beleza. A ideia do @Diego Both de fazer push n' pull vai ajudar a ter maior fluxo de ar com menor ruído, isso é certo, pois mesmo com a rotação baixa você já estará arrefecendo bem. 

 

Em 05/11/2021 às 11:35, G.Martins disse:

Agora uma outra dúvida, eu vi vcs comentando sobre esse CPU FAN. No meu caso, eu comprei as 5 fans separadas, então tive que comprar uma controladora. (Deepcool FH-10 - 4 pinos). A CPU FAN está ligada na entrada 1 da controladora (vi isso num vídeo de um cara) e as demais fans nas outras entradas da controladora.

Dessa forma  ainda consigo arrumar essa bomba em 100%?

Todas as ventoinhas que estão no FH-10 vão rodar na mesma velocidade. Se quer que uma em especial rode em outra velocidade, terá que destinar ela a outro SYS_FAN ou CPU_FAN da MB. Geralmente se põe a bomba a 80% ou mais, fixo, e a ventoinha do WC no CPU_FAN para a velocidade ser controlada de acordo com a temperatura do processador. As ventoinhas do gabinete podem todas ficar no FH-10 atrelando a velocidade a um sensor, preferencialmente da CPU, para se ajustarem automaticamente de acordo com a carga de trabalho. A ideia que lhe falei em meu último post de manter uma curva simples e com velocidade máxima na casa de 70° pode ser usada tanto para a CPU_FAN quanto as ventoinhas do gabinete, mas você terá que testar alguns perfis para ver qual nível de ruído sob stress vai te satisfazer. Não use estressadores de CPU para testar, mas sim jogos mesmo que vão lhe dar uma perspectiva de como será seu uso normal. Estressadores de CPU vão te dar uma perspectiva de load constante que raríssimamente você vai ver se repetir no dia a dia, a menos que faça muita conversão de vídeo ou renderização com blender.

 

Em 05/11/2021 às 17:29, Diego Both disse:

Se você precisar trocar o Watercooler, abre um outro tópico aqui no fórum "Indicação de Aircooler", que o pessoal vai te passar uma lista de bons Aircooler pra você comprar aqui no Brasil.

Agora que ele já tem o WC melhor usar, pois repassar traria perda de parte do valor investido. Eventualmente ele vai falhar, imagino que com pelo menos uns três anos de uso, mas aí minhas indicações vão sempre ser as mesmas: Scythe Fuma 2 ou Ninja 5. Ambos fazem muito pelo custo, chegando perto de coolers que custam o dobro ou mais como os Noctua, tendo ainda a vantagem de caberem em basicamente qualquer gabinete tipo torre que não seja slim. Pessoalmente acho Noctua muito caro aqui no Brasil, caso contrário indicaria eles. 

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@WOZ Dods  Eu usei por anos o H55 em Push/Pull com o i7-7700k em overclock de 5.0ghz, a temperatura em teste de stress não passava de 80⁰C.

O sistema Push/Pull melhora muito, tanto no fluxo de ar qto no ruído. 

 

Se a pessoa é muito leiga eu prefiro indicar Aircooler.

 

Sobre Aircooler ser melhor que Watercooler eu discordo. A escolha vai depender do projeto. Como eu sempre monto PC Mini-Itx o WC sempre se sai melhor, pois um gabinete apertado não tem uma boa circulação de ar.

  • 1 ano depois...
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@brunofernan7Bom dia. Não, ainda ficou desse jeito. Na vdd eu não tive paciência pra resolver e deixei assim mesmo, mas daquele tempo pra cá, como as placas baixaram de preço, peguei uma 3060 e deu uma "aliviada" no barulho em apenas alguns jogos. Como não jogo muita coisa pesada, tá uma barulho aceitável, porém quando fui jogar o último Tomb Raider, toda vez que abria o mapa do jogo, as fans pareciam que iam em 100%, fazendo uma barulho gigantesco, mas a temperatura continuava essa aí padrão, baixa.

Fiquei até de levar numa loja de assistência que lidam com isso, mas como disse anteriormente, acabei deixando pra lá e pode ser que eu baixe todas as velocidades das fans, menos do WC, por mais que isso não seja recomendado.

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@G.Martins Entendi amigo!

É, no meu caso eu ja descobri que ocorre essa oscilação quando eu faço OC nas memórias de 2666Mhz pra 3600Mhz. Se eu setar o SoC pra 1.2v até para  essa oscilação, porém parece que as fans apresenta problemas! Ela fica em uma rotação e mesmo estressando a CPU elas não aumentam a rotação.

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@brunofernan7Sei como é. Se eu deixar aquele XMP ativado jogando a memória pra 3600, fica pior ainda.

Complicado isso. Meu pc antigo aguentou uns 8 anos rodando as paradas top da época e era aquele PC  todo fechado q só tinha a fan básica do processador. Demorou muito tempo pra dar defeito. Aí você monta um pc maneiro e vem essas bombas logo no primeiro dia. Fogo.

Boa sorte aí, espero que consiga resolver. Abs.

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@G.Martins Então, como no seu caso esse comportamento ocorre com o pc em stock não sei se vai resolver, mas não custa tentar ne.

 

Na aba settings ou peripherals (Se sua placa-mãe for Gigabyte), procure pela opção: AMD Overcloking, em seguida vá até SoC/Uncore OC Mode e marque como Enebled. Em SoC Voltage coloque o valor de: 1000 que é igual a 1.0v.

 

Caso sua placa-mãe não for uma Gigabyte, procure pela opção SoC Voltage.

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