Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, tudo bem?

Bom eu estava com essa dúvida a alguns dias sobre a VRam das placas de vídeo e como é a relação dela com a memória RAM durante um game 

Eu pensava: "pra rodar red dead 2 o recomendado é 12gb de ram, então eu preciso ter uma placa de vídeo de 12gb (?)" acho que isso está equivocado certo?

Estava analisando a GTX 1660 ti e vi que ela tem 6GB de ram

image.png.d5fb47915f377dc62ee96667b0a85f79.png

Nesse teste de desempenho com uma 1600ti no red dead ela não está consumindo os 6gb completos da VRAM, e a memória RAM está sendo usada também.

Como funciona essa relação entre o uso das duas memórias em games?

E a partir de quantos gb de VRAM uma placa de vídeo é considerada boa para jogar?

Postado
2 minutos atrás, purimo disse:

Eu pensava: "pra rodar red dead 2 o recomendado é 12gb de ram, então eu preciso ter uma placa de vídeo de 12gb (?)" acho que isso está equivocado certo?

Sim, isso está errado, a VRAM é a RAM da placa de vídeo, a RAM é a RAM do PC em geral, memorize isso.

2 minutos atrás, purimo disse:

image.png.d5fb47915f377dc62ee96667b0a85f79.png

Nesse teste de desempenho com uma 1600ti no red dead ela não está consumindo os 6gb completos da VRAM, e a memória RAM está sendo usada também.

A memória RAM funciona para guardar informações que o processador irá processar depois, a VRAM é de forma parecida, porém com informações que o processador não vai processar, como o vídeo, resolução, sombras, texturas e etc.

5 minutos atrás, purimo disse:

E a partir de quantos gb de VRAM uma placa de vídeo é considerada boa para jogar?

2 GB já dá pra fazer algumas coisas, 4 GB já é ótimo, o desempenho só cai se a VRAM passar do limite, por exemplo, a placa de vídeo tem 3 GB de VRAM e o jogo puxa 4 GB, logo terá queda de desempenho, é assim que funciona, o mínimo recomendado hoje é 16 GB, o sistema fica com mais ou menos 5 GB, e o resto pro jogo, e os jogos raramente chegam a puxar 12 GB de RAM, o RDR2 recomenda 12 GB por que não é só o jogo que vai ficar na RAM, o sistema também vai.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, purimo disse:

De forma bem simples, a parte principal do jogo é carregada na memória RAM, pois ficar puxando tudo do HD / SSD é muito demorado.. Aí, são carregadas coisas como texturas, imagens, renders, etc.. Basicamente, tudo que é usado diretamente pela GPU, vai pra VRAM da placa, o resto, na memória RAM.. Toda vez que você muda de fase ou de cenário, acontece isso..

28 minutos atrás, purimo disse:

Você poderia ter uma GT 630 com 8GB de VRAM e ela seria pior que uma GTX 750Ti, com só 2GB de VRAM.. Pois o chip gráfico da primeira é BEM pior, que o da segunda.. Placa de vídeo é um conjunto, entre GPU e VRAM.. 

Isto posto, HOJE, 4GB de VRAM seria o mínimo, pra jogar em FullHD.. Mas, isso ainda depende do jogo, da resolução e até da quantidade de memória RAM que o PC tenha..

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Pepse disse:

A memória RAM funciona para guardar informações que o processador irá processar depois, a VRAM é de forma parecida, porém com informações que o processador não vai processar, como o vídeo, resolução, sombras, texturas e etc.

Entendi, apesar de elas guardarem informações diferentes vão trabalhar juntas pro jogo "rodar" então..

eu pensei que quando o jogo podia puxar mais RAM caso a placa de vídeo não tivesse VRAM suficiente, mas acho que isso também n existe né?

como seu exemplo, jogo que exige 4gb de vram e a gpu tem 3GB, ele simplesmente vai perder desempenho. Mesmo se o PC tiver 16gb de ram, n teria como o jogo usar a RAM pra compensar essa deficiencia da gpu de 3gb e melhorar performance né.

42 minutos atrás, RS Faria disse:

Isto posto, HOJE, 4GB de VRAM seria o mínimo, pra jogar em FullHD.. Mas, isso ainda depende do jogo, da resolução e até da quantidade de memória RAM que o PC tenha..

Boa, eu tava sem parâmetro sobre as vrams agora to com uma ideia legal na hr de escolher

Postado
11 horas atrás, purimo disse:

eu pensei que quando o jogo podia puxar mais RAM caso a placa de vídeo não tivesse VRAM suficiente, mas acho que isso também n existe né?

como seu exemplo, jogo que exige 4gb de vram e a gpu tem 3GB, ele simplesmente vai perder desempenho. Mesmo se o PC tiver 16gb de ram, n teria como o jogo usar a RAM pra compensar essa deficiencia da gpu de 3gb e melhorar performance né.

Usando o gráfico integrado do processador isso acontece, a VRAM vai aumentando conforme a necessidade, porém a GPU puxa RAM.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Pepse disse:

Usando o gráfico integrado do processador isso acontece, a VRAM vai aumentando conforme a necessidade, porém a GPU puxa RAM.

Entendi, bacana saber isso. Obrigado pela ajuda 🙂

Postado
23 horas atrás, purimo disse:

Na verdade, até acontece.. Seria a "memória compartilhada" do sistema..

image.png.a636313b4ede7c5f6650e74da9f7c084.png

Essa memória pode ser usada pra qualquer coisa, incluindo memória de vídeo, SE tiver disponibilidade.. Isso é um último recurso, pois RAM é MUITO mais lenta que VRAM..

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!