Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então eu tenho um celular q tem uma bateria de 3.7v 1.000 mah e eu queria trocar ela com uma de 3.7v 2.800 mah tem algum problema com o carregamento e ela poderia carrega 100%?

Postado

A bateria tem o mesmo tamanho? É externa?

Estranho tamanho diferença, baterias de celulares são coisas feitas sob medida.
Alerto isso, para que verifique se essa bateria de 2800, não tem tal medida só no papel.

Postado
Em 28/10/2021 às 19:16, Mkmah disse:

Então eu tenho um celular q tem uma bateria de 3.7v 1.000 mah e eu queria trocar ela com uma de 3.7v 2.800 mah tem algum problema com o carregamento e ela poderia carrega 100%?

Depende.

Se o celular tiver no kernel que a capacidade da bateria for de 1.000 mAh, eu acredito que irá recarregar só os 1.000 mAh. É necessário que modifique o kernel do celular, adaptando ele à nova capacidade da bateria.

Postado
1 hora atrás, AdrianoA3 disse:

Depende.

Se o celular tiver no kernel que a capacidade da bateria for de 1.000 mAh, eu acredito que irá recarregar só os 1.000 mAh. É necessário que modifique o kernel do celular, adaptando ele à nova capacidade da bateria.

Mais ou menos: Pelo que sei, não existe medidor de quantas mAh a bateria tem e quanto está carregada. Existe um medidor de tensão e a bateria vai diminuindo a tensão conforme se descarrega. Uma bateria de 1000mAh e 3.7, quando está 100% carregada, fornece +-4V por 5 horas e depois vai caindo a tensão até chegar a a +- uns 2,9V de fornecimento, que o sistema do cel considera com 0% de carga. A Bateria de 2000mAh, e 3.7V, vai fornecer o mesmos 4V (só uqe por mais tempo) e parar nos mesmos 2,9V. Então o sistema do cel só parará de carregar quando chegar a 100% de bateria carregada.

Porém, para carregar uma bateria com + mAh horas, será necessário + corrente e talvez o sistema do cel não envie a corrente adequada para o carregamento sem mudar o sistema. Pior, ele pode ficar carregando a bateria s/ conseguir vencer a resistência que a bateria gere, o que pode gerar aquecimento e queima de algo.

• Membro VIP
Postado

Em outros contextos aplicando-se baterias, ou até em smartphones mais sofisticados, pode existir uma monitoração da saúde da célula, e a própria construção de significado em percentual de carga a informar ao usuário, com base no acompanhamento matemático das acelerações de carga ou descarga. Contudo, os níveis mínimo e máximo brutos (0% e 100%) realmente se baseiam, sem escapatória, nos valores instantâneos mínimo e máximo, de tensão, que se tornarem possíveis na "máquina" do circuito.

6 horas atrás, Thiago Miotto disse:

para carregar uma bateria com mais capacidade, será necessário corrente por mais tempo

@Thiago Miotto , eu reescreveria assim, e então não extrapolaria a "caixa preta".

Ainda que existam "finalzinhos" em carregamento cada vez mais lento, os circuitos de carregamento não deixam de se basear em tensão.

@AdrianoA3muito provavelmente, essas "regras" todas, de atividade elétrica de carregamento, estão no hardware (ou pelo menos em firmware de chip especializado), e jamais em kernel de sistema operacional.

Postado

No caso de um smartphone, o SO do android controla a carga. Lembro de um telefone meu, que só carrega a bateria desligado. Se ligasse o Android detectava algo errado e travava o carregamento.

Só não sei se existe um chip fazendo a carga básica (principalmente para o caso da bateria chegar a níveis que o SO do aparelho se desliga) e um mais complexo que conversa com o SO, ou se é um chip que recebe info e tem programação para caso não receber nada de informação, carregar. O Técnico me falou, que a provável causa fosse o CI de carregamento, mas que só conseguiria o mesmo CI num aparelho igual sucateado.

• Membro VIP
Postado

Certamente não se trata de um único projeto universal.

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

No caso de um smartphone, o SO do android controla a carga.

Ou apenas tem participação no acompanhamento e/ou no ligar-e-desligar do processo.

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

O técnico me falou que a provável causa seria o circuito integrado de carregamento, mas que só conseguiria o mesmo CI num aparelho igual, sucateado.

O tal circuito integrado de carregamento, diferente em que cada projeto de smartphone, poderá diferir também nas suas responsabilidades.

Postado
Em 03/11/2021 às 17:31, alexandre.mbm disse:

@AdrianoA3muito provavelmente, essas "regras" todas, de atividade elétrica de carregamento, estão no hardware (ou pelo menos em firmware de chip especializado), e jamais em kernel de sistema operacional.

É descrito no kernel a capacidade da bateria, mas não acho que o controle seja feito pela capacidade, mas pela tensão e como disse, por hardware. A parte do software precisa saber da capacidade da bateria para fazer estimativas, como evitar que seja exibido no sistema que a bateria está 119% carregada.
Se no kernel está descrito que a bateria tenha, por exemplo, 4.000 mAh, porém o hardware detecta e reporta que apenas com 3.000 mAh a bateria está completamente carregada, o kernel consegue deduzir que a saúde é de 75%.

• Confuso 1
Postado

mAh é uma medida de capacidade de bateria, que não pode ser medida diretamente.
Toda Bateria tem uma tensão e um número de mAh, que é calculado, pelo tempo que ela demora a gastar.
Toda bateria a medida que gasta, fornece menos tensão.
O medidor de quanta % de bateria ainda sobra é calculado com base na tensão de saída da bateria e um algoritmo.

Uma bateria de 1000 mAh e 3.7V, carregada a 100%, terá a mesma leitura de carga que uma bateria de 5000 mAh e os mesmos 3.7V 100% carregada.

Olha o vídeo que aparece quando se pesquisa medidor mAh - 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O medidor de quanta % de bateria ainda sobra é calculado com base na tensão de saída da bateria e um algoritmo.

Essa é a parte mais simples e indispensável. Ela lida com mínimos e máximos dinâmicos de tensão, para fazê-los corresponder a 0% ou 100%.

4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Uma bateria de 1000 mAh e 3.7V, carregada a 100%, terá a mesma leitura de carga que uma bateria de 5000 mAh e os mesmos 3.7V 100% carregada.

Na verdade, existem tecnologias de software (e hardware) que vão além: mesclam ao algoritmo essencial o acompanhamento das curvas de carga e descarga, então os valores na escala percentual "andam" de acordo com o quê o monitor de saúde conhece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!