Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desktop desligando sozinho - Fonte Corsair RM750


Posts recomendados

Olá pessoal,
Gostaria de pedir o auxílio dos colegas com orientações sobre um problema que estou tendo no PC.
A fonte do meu PC está apresentando um comportamento estranho. O computador liga normalmente e, após algum tempo de uso, desliga sozinho. Após o desligamento, a fonte fica tentando religar, ela dá um estalinho, a ventoinha do cooler do gabinete gira 1 segundo e a fonte desliga novamente.. A fonte fica repetindo essas tentativas de religar, cada tentativa dura aproximadamente 2 segundos. Quando acontece isso, eu não consigo reiniciar o computador, sendo necessário aguardar um tempo (uns 30 min) para que seja possível religá-lo.
O mais estranho é que esse problema aconteceu durante um período de uns 10 dias há alguns meses atrás, depois o computador voltou a funcionar normal, ficando algum tempo sem apresentar o problema (mais de mês) e agora o problema voltou a ocorrer.
Geralmente o computador desliga sozinho após um tempo de uso que pode variar bastante. Tem vez que ele desliga após 15 minutos de uso e outras vezes desliga após 1 hora, 2 horas, 3 horas, etc. E acontece também de eu utiliza-lo por várias horas ao longo do dia e ele não desligar, daí no dia seguinte ele volta a apresentar o problema, desligando após algum tempo de uso. A prazo de garantia da fonte da expirou.

Estou sem saber se o problema está sendo causado pela fonte ou outro componente do sistema. Ontem levei o PC numa oficina para o técnico testar a fonte com multímetro. Não sei se ele fez da forma correta, mas ele abriu a fonte para medir as tensões direto dentro da fonte. Ele disse que a fonte deu as medições corretas e parece estar ok.

Porém, ele comentou que não dá para garantir que a fonte está boa, que o ideal seria colocar outra fonte no PC e usar durante um tempo para ver se o problema continuará.
É possível afirmar que uma fonte está boa apenas fazendo as medições com multímetro? É possível que as leituras estejam ok e mesmo assim a fonte esteja com algum problema intermitente?

Qual seria o passo a passo para diagnosticar este problema?

Meu PC ainda está com windows 7, existe alguma possibilidade de ser algum problema de sistema operacional que esteja causando esses desligamentos? Há alguma possibilidade deste problema de desligamento ser resolvido apenas com uma formatação?


Configuração:  Fonte Corsair RM750, processador Core i5, placa-mãe ASUS H97M-Plus, memória corsair vengeance DDR3, SSD Samsung 850 Evo, HDD seagate 4 TB

Desde já, agradeço.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o problema realmente me parece a fonte, sim dá pra testar com o multímetro, mas não é certeza, a forma mais correta de se testar a fonte é com outra no lugar, e não, o problema não é o Windows 7, se fosse o seu PC não estaria do jeito que está, estaria com dificuldades de inicializar o sistema, não o PC em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,
A corsair chegou a me oferecer a troca da fonte como cortesia, pois já venceu a garantia de 5 anos, porém quando levei na oficina para medir pelo multímetro, o técnico abriu a fonte (sem me consultar) para ler as tensões. Fiquei aguardando no balcão, ele levou o PC para a sala de manutenção e voltou com a fonte em mãos informando que estava aparentemente ok, porém notei que estava sem o selo. Daí a Corsair me ofereceu a troca, informei a eles que o selo havia sido rompido para leitura da tensão e retornaram que neste caso, teriam que cancelar a oferta de troca do produto.


Não existe um jeito de testar a fonte em bancada para diagnosticar o problema?
Sabem de alguma oficina que seja especializada em reparo de fontes Corsair?

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Conseguiu uma solução?
Estou com o mesmo sintoma

Em 30/10/2021 às 10:49, Guidelazeri disse:

O computador liga normalmente e, após algum tempo de uso, desliga sozinho. Após o desligamento, a fonte fica tentando religar, ela dá um estalinho, a ventoinha do cooler do gabinete gira 1 segundo e a fonte desliga novamente.. A fonte fica repetindo essas tentativas de religar, cada tentativa dura aproximadamente 2 segundos. Quando acontece isso, eu não consigo reiniciar o computador, sendo necessário aguardar um tempo (uns 30 min) para que seja possível religá-lo.

no meu PC e não troquei a fonte para testar, Corsair TX650M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!