Ir ao conteúdo

Notebook aleatoriamente dando tela azul

Ir à solução Resolvido por fuwateatime,

Posts recomendados

Postado

Não tem hora, nem momento. Simplesmente dá tela azul quando ele quer, geralmente quando eu ligo o PC ou quando ele está ocioso e eu tiro ele desse estado.

Suspeito que seja algo a ver com os drivers, mas como são muitos não tenho certeza por qual começar, porém, já descarto logo de cara os drivers da placa de vídeo. E também descarto problemas nas peças porque já testei todas e tudo está ok.

Alguma ideia do que pode ser? Na pior das hipóteses vou formatar meu PC. 

IMG-20211108-WA0013.jpg

• Moderador
Postado

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

Aguardamos sua resposta.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Postado

@GabrielLV

O problema ocorre desde o dia 25 como mostram os logs de tela azul. Nesse dia em específico (ou próximo dele, não lembro) me recordo de que o driver booster atualizou alguns drivers meus e que o windows update também instalou algumas atualizações. Andei investigando isso e consegui reverter alguns drivers, mas sem sucesso, o computador ainda sim radomicamente entra em tela azul.

Não sei se entendi a segunda pergunta, mas o modelo do Notebook é um Lenovo Ideapad S145 12GB ram, NVIDIA MX110, i5. Sim, a fonte de alimentação é a original. Quando eu quero carregar o Notebook, eu ligo ele primeiramente em uma extensão, porque eu preciso utilizar a tomada também para outras coisas, mas eu sempre fiz isso e nunca me ocorreu nada de estranho, porém esse Notebook em específico eu o tenho apenas a 8 meses, então não sei.

Modifiquei o registro nesse meio tempo para desativar o Windows Update, mas eu já reverti a modificação com esperança de sanar os problemas de tela azul, que ainda ocorre. Como mencionei anteriormente, o Driver Booster está instalado no meu computador e próximo da data da primeira tela azul (ou na mesma data não lembro) ele fez atualizações.

Sim, fiz overclock, mas foi um overclock bem insignificante que eu fiz para testar a estabilidade de FPS em um jogo que eu jogo, eu tirei o overclock bem antes desses problemas acontecerem.

Em anexo coloquei os logs e o screenshot da tela inicial do Speecy.

Não sei se fiz os logs da forma correta, cliquei "ENTER" em uma das etapas sem querer e parece ter skipado, caso tenha algo errado favor avisar para que eu repita o processo. Fora que durou pouco mais que 1 hora só no primeiro estagio.

Screenshot_2.png

LogsColetados.7z

• Moderador
Postado
1 hora atrás, fuwateatime disse:

@GabrielLV

O problema ocorre desde o dia 25 como mostram os logs de tela azul. Nesse dia em específico (ou próximo dele, não lembro) me recordo de que o driver booster atualizou alguns drivers meus e que o windows update também instalou algumas atualizações. Andei investigando isso e consegui reverter alguns drivers, mas sem sucesso, o computador ainda sim radomicamente entra em tela azul.

Remova o driver booster e não volte a utilizar esse software. Drivers devem ser obrigatoriamente baixados do site do fabricante não de ferramentas de terceiros, pois elas muitas vezes são as responsáveis por causar problemas no Windows exatamente por realizar uma atualização desenfreada de drivers, instalação de drivers incorretos e em alguns casos, chegam a instalar até mesmo drivers em versões beta.

Entenda mais sobre drivers com estes dois vídeos: Vídeo 1 e Vídeo 2

Modifiquei o registro nesse meio tempo para desativar o Windows Update, mas eu já reverti a modificação com esperança de sanar os problemas de tela azul, que ainda ocorre. Como mencionei anteriormente, o Driver Booster está instalado no meu computador e próximo da data da primeira tela azul (ou na mesma data não lembro) ele fez atualizações.

Não faça essa alteração novamente. O Windows Update existe para manter o Windows seguro e atualizado, baixando tanto atualizações de recurso quanto de segurança. Não saia fazendo alterações do tipo sem antes ter certeza absoluta (ou ao menos um indício) de quem é o culpado pelo problema. É um grave erro tentar recorrer a soluções sem antes ter realizado um diagnóstico no computador.

image.png

image.png

image.png

image.png

Os códigos de telas azuis além de geralmente apontarem para drivers, os logs estão apontando para threads (recursos) do sistema totalmente aleatórios: NTFS.sys (responsável pelo sistema de arquivos NTFS), TCPIP, NETIO e NSIPROXY (responsáveis por recursos de rede) e pelo bam.sys, responsável por atividades em segundo plano no Windows.

A conclusão é que provavelmente um dos drivers responsável pelo gerenciamento de diversos recursos no sistema foi atualizado e está apresentando uma falha, sendo que provavelmente se trata do driver de Chipset.

image.png

Nos logs, consta que o modelo do seu sistema é o 81S9, então iremos baixar os drivers diretamente do site da Lenovo na página do modelo 81S9, que é esta: https://pcsupport.lenovo.com/br/pt/products/laptops-and-netbooks/ideapad-s-series-netbooks/s145-15iwl/81s9/81s90003br/downloads/driver-list/

Primeiramente, crie um ponto de restauração no seu sistema indo em Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e selecione "Criar ponto de restauração" > Vá em Criar > Digite qualquer descrição > OK.

Baixe estes drivers:

Management Interface: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/8el00saf40.exe

Chipset: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/2tle0kaf40.exe

Rede: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/mwy505af404d90.exe

Audio: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/njlc0caf402c90.exe

Feito isso, reinicie o notebook, abra um CMD como administrador e digite estes dois comandos:

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

Poste resultados, e nos envie os novos logs caso os problemas persistam.

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, GabrielLV disse:

Feito isso, reinicie o notebook, abra um CMD como administrador e digite estes dois comandos:

sfc /scannow

Pronto. Fiz tudo que solicitou. 

Tive dificuldades para remover o Driver Booster pois o mesmo não queria ser desinstalado pelo método convencional do Windows.

Seguindo os últimos passos no CMD, me foi mostrado os seguintes resultados (em anexo).

Caso ocorra tela azul novamente irei postar aqui. Desde já, agradeço.

Screenshot_1.png

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Nada feito, hoje ocorreu novamente quando fui ligar o computador.

Estou pensando em formatar e fazer uma instalação limpa de drivers sem o auxilio do Driver Booster.

Screenshot_1.png

@GabrielLV Analisando o Log de eventos do Windows eu descobri esses erros que ocorreram durante a tela azul. Provavelmente são as causas. Não entendi os que sugerem um "desligamento inesperado" do sistema, uma vez que eu desligo ele SEMPRE normalmente pelo Windows. Algo me diz que os problemas são nos drivers da Intel, agora quais.. Fica a dúvida. Realmente to me perguntando se a melhor opção não é simplesmente formatar.

Screenshot_5.png

Screenshot_6.png

Screenshot_7.png

Screenshot_8.png

Screenshot_9.png

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Screenshot_10.png

• Moderador
Postado
18 horas atrás, fuwateatime disse:

Realmente to me perguntando se a melhor opção não é simplesmente formatar.

@fuwateatime Em casos específicos (como o seu, em que foram instalados drivers com um atualizador de drivers) pode ser que uma formatação resolva. Mas, primeiro, precisamos isolar os componentes para ter certeza que não é uma falha de hardware.

Notei nos logs que existem alguns códigos de parada que normalmente indicam problemas na memória (RAM), como 0xA IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, 0x139 KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE e 0x4E PFN_LIST_CORRUPT.

Verifique suas memórias seguindo atentamente este tutorial.

Aguardo sua resposta. :)

• Obrigado 1
Postado

@Rio McCloud  Acabei de terminar o teste. Já havia feito o do Windows mas li que esse é mais "correto". Deu tudo certo e o teste indica que não há erros com a ram. Presumo que a solução então seja formatar o Windows, correto?

1f5bce54-4b5b-4372-bb0e-a0848d89b04b.jpg

820a221e-5fa6-4fed-a050-d0e38cc51c3f.jpg

@Rio McCloud update: vou formatar de qualquer modo porque vou ocupar as próximas 2 semanas e não sei se vou ter tempo para continuar investigando a causa dessa tela azul. mas aceito sugestões, desde já agradeço.

Postado

@GabrielLV Infelizmente aconteceu de novo.. 

Não sei mais o que fazer e estou extremamente ocupado com a faculdade. Dessa vez o computador estava parado por um tempo, não estava usando ele, deixei ele aberto com o Google e um tempo depois notei que ele havia reiniciado sozinho, fui verificar se era tela azul e olha aí. 

Já posso ir me preparando pra comprar outro HD? Já havia testado antes, mas como formatei e o problema persiste acho que só pode ser um problema físico.

Screenshot_1.png

@Rio McCloud

Postado

Se a tela azul ocorre geralmente quando o Windows inicia e quando volta do stand bay  o HD pode esta com erro no sistema de arquivos, o Windows tem uma ferramenta para corrigir erros no sistema de arquivos do HD chamada check disk

esses erros no sistema de arquivos do HD n são removidos com a formatação só o check disk do Windows e programas específicos conseguem corrigir.

abra o computador dê um clique direito na unidade c vá em propriedades depois guia ferramentas e clique em verificar depois clique em verificar unidade, no final da verificação ele vai informa se foram encontrados erros.

Postado
3 horas atrás, fuwateatime disse:

@roberto0071 Nada... Existe algum programa que tenha como eu investigar mais a fundo?

Screenshot_3.png

Nesse teste ele encontrou arquivos corrompidos, mas não sei se ele conseguiu resolver algo (já fiz esse teste anteriormente antes de formatar)

Screenshot_4.png

image.png.67836300a7106fb874d11931ad32006a.png

seu notebook é novo dificilmente o HD esta com defeito, esta havendo um erro no HD com certeza o melhor seria descria o sistema de arquivos do HD e criar novamente pra fazer isso basta ter o pendrive de instação do 

windows para partição MBR

crie o pendrive do windows usando o Rufus e em esquema de partição selecione MBR

depois q abrir a instalação do windows aperte shift + F10 vai abrir o cmd do windows digite:

diskpart enter

list disk enter

select disk 0 enter

clean enter

create partition primary enter

depois feche o cmd e prossiga com a instalação do windows na etapa onde mostra as partições do HD formate a partição e instale o windows

Postado
15 minutos atrás, roberto0071 disse:

seu notebook é novo dificilmente o HD esta com defeito, esta havendo um erro no HD com certeza o melhor seria descria o sistema de arquivos do HD e criar novamente pra fazer isso basta ter o pendrive de instação do 

windows para partição MBR

crie o pendrive do windows usando o Rufus e em esquema de partição selecione MBR

depois q abrir a instalação do windows aperte shift + F10 vai abrir o cmd do windows digite:

diskpart enter

list disk enter

select disk 0 enter

clean enter

depois feche o cmd e prossiga com a instalação do windows na etapa onde mostra as partições do HD formate a partição e instale o windows

Por que em MBR e não em GPT? Minha BIOS é recente. E outra, na instalação do Windows normalmente já é feito esse tipo de coisa, como formatar novamente meu Notebook ajudaria nisso?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, fuwateatime disse:

Por que em MBR e não em GPT? Minha BIOS é recente.

@fuwateatime Exato! MBR é um formato legado que só deve ser usado em máquinas que não dão suporte a GPT. Essa indicação não faz sentido.

Execute o coletor novamente e envie os novos logs.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, fuwateatime disse:

Por que em MBR e não em GPT? Minha BIOS é recente. E outra, na instalação do Windows normalmente já é feito esse tipo de coisa, como formatar novamente meu Notebook ajudaria nisso?

trabalho com manutenção de notebooks orientei você a fazer a ( recriação do sistema de arquivos do HD ) n mandei só formatar, quando é feito a recriação do sistema de arquivos do HD ele fica no padão MBR tanto faz você usar o HD em GPT ou MBR isso n vai mudar o funcionamento do notebook em nada, passei a orientação isso geralmente só é feito por técnicos se você acha q n consegue fazer então troca o HD, a única coisa q pode resolver sem trocar o HD talvez seja isso depois de fazer isso n tem mas o que fazer.

• Moderador
Postado
Em 18/11/2021 às 02:46, roberto0071 disse:

Se a tela azul ocorre geralmente quando o Windows inicia e quando volta do stand bay  o HD pode esta com erro no sistema de arquivos, o Windows tem uma ferramenta para corrigir erros no sistema de arquivos do HD chamada check disk

Erros no sistema de arquivos são sim corrigidos com a formatação (afinal o sistema de arquivos NTFS é recriado do zero ao realizar a formatação limpa). bad blocks (causados por danos físicos) é que não são, e portanto há a necessidade do chkdsk, sendo que a forma correta de executa-lo para permitir uma análise extensa e detalhada na unidade é abrindo um CMD como administrador e digitando chkdsk /r. Ao ir em unidade C > Propriedades > Verificar unidade, isso fará apenas um teste rápido, o que não é o ideal, especialmente para falhas intermitentes.

Em 18/11/2021 às 09:48, fuwateatime disse:

image.png.67836300a7106fb874d11931ad32006a.png

Como você pode ver, o usuário anteriormente já havia realizado o chkdsk /r /f na unidade, que executa o teste mais completo da verificação de disco, sendo que ao analisar os logs que ele enviou, este foi o resultado:

image.png

Em 18/11/2021 às 09:48, fuwateatime disse:

Nesse teste ele encontrou arquivos corrompidos, mas não sei se ele conseguiu resolver algo (já fiz esse teste anteriormente antes de formatar)

Infelizmente, as versões mais recentes do Windows estão indicando arquivos corrompidos via sfc /scannow, mesmo após a formatação, mas aparentemente esta não é a causa dos problemas que você está enfrentando...

22 horas atrás, roberto0071 disse:

seu notebook é novo dificilmente o HD esta com defeito, esta havendo um erro no HD com certeza o melhor seria descria o sistema de arquivos do HD e criar novamente pra fazer isso basta ter o pendrive de instalação do windows para partição MBR

15 horas atrás, roberto0071 disse:

trabalho com manutenção de notebooks orientei você a fazer a ( recriação do sistema de arquivos do HD ) n mandei só formatar, [...] tanto faz você usar o HD em GPT ou MBR isso n vai mudar o funcionamento do notebook em nada

"Tanto faz" não. O esquema de partição MBR é extremamente ultrapassado e só é utilizado em BIOS, que já foi massivamente substituída pela UEFI desde a sua criação em 2007, sendo que a Intel anunciou que iria remover totalmente o BIOS/Legacy das placas-mãe a partir de 2020. Ao recomendar utilizar MBR, você está basicamente orientando o usuário a utilizar um sistema antigo e ultrapassado que não traz nenhuma vantagem (muito pelo contrário, ele estará perdendo todas as vantagens trazidas pela UEFI e consequentemente pelo esquema de partição GPT). Novamente, não existe "tanto faz" nesse caso, existe uma enorme diferença de MBR pra GPT.

Recomendo a leitura:

https://www.howtogeek.com/193669/WhatsApp-the-difference-between-gpt-and-mbr-when-partitioning-a-drive/

PS: Formatar significa atribuir um formato. Ou seja, a formatação consiste exatamente em "zerar" a unidade, incluindo o esquema de partição e o sistema de arquivos, e após isso recria-lo. Não importa se foi realizada pela interface gráfica ou pelo CMD, o que importa é que foi realizada uma formatação limpa.

22 horas atrás, roberto0071 disse:

diskpart enter

list disk enter

select disk 0 enter

clean enter

quando é feito a recriação do sistema de arquivos do HD ele fica no padrão MBR

Ao utilizar a interface gráfica da formatação personalizada e/ou os comandos no CMD tem exatamente o mesmo resultado (tanto é que, ao apagar as partições, restará apenas uma unidade chamada espaço não alocado, ou seja, não existem nem esquema de partição muito menos um sistema de arquivos, independentemente desse procedimento ter sido ou não realizado pelo CMD).

image.png

quando é feito a recriação do sistema de arquivos do HD ele fica no padrão MBR

Sua afirmação está totalmente equivocada pois o Windows não atribui  "o padrão MBR" nas unidades, ele só fará isso se a placa-mãe estiver configurada como BIOS/Legacy e se a mídia de instalação tiver sido criada especificamente para criar uma unidade MBR. Se a placa-mãe for UEFI e o pendrive tiver sido criado como UEFI, a partição será automaticamente criada no esquema GPT, e não MBR.

isso geralmente só é feito por técnicos se você acha q n consegue fazer então troca o HD, a única coisa q pode resolver sem trocar o HD talvez seja isso depois de fazer isso n tem mas o que fazer.

O único motivo para se utilizar o diskpart durante a formatação é quando você precisa recorrer a uma determinada configuração que não é possível realizar na interface gráfica (como converter um disco MBR para GPT através do comando mbr2gpt, para realizar o backup dos dados na própria tela de formatação ou alguma outra configuração relacionada). Não tem a menor lógica afirmar que isso "geralmente só é feito por técnicos", pois esses procedimentos são realizados para determinadas necessidades, e não apenas porque a pessoa é "um técnico".

Resumindo:  A formatação da unidade já foi realizada. Não faz nenhum sentido querer que ela seja realizada novamente, muito menos utilizando um sistema de arquivos que já foi descontinuado e é ultrapassado. Da mesma forma, nenhum mecânico irá pegar uma Ferrari com defeito e falar que a solução do problema é retornar para um Fusca.

-------------------

@fuwateatime Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)

Instale e execute o Seatools para Windows para fazermos outros testes no seu HD:

https://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/SeaToolsforWindowsSetup.exe

Com seu HD selecionado, execute os quatro testes ali (sendo eles: Controle S.M.A.R.T., Teste rápido automático da unidade, genérico rápido e genérico completo). O mais demorado é o Genérico Completo que pode demorar até 1 hora.

Feito este teste, nos envie os resultados.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@GabrielLV Aparentemente tudo dentro dos conformes no CrystalDisk Info. Segue os testes. Parece estar tudo ok, estou preocupado sobre o que pode ser. Mas aqui vai um feedback: Depois que eu realizei o CHKDSK /F /R via CMD noto que meu computador está bem mais rápido, suspeito até que tenha resolvido o problema, mas só com o passar dos dias pra saber já que o BSOD não é frequente.

image.png

teste1.png

teste2.png

teste3.png

teste4.png

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@fuwateatime  Certo. Analisei seus novos logs e pude notar o seguinte:

Há duas entradas de erro informando problemas no controlador inserido (EC).

image.png

Há várias entradas de aviso informando problemas de rede.

image.png

Há uma entrada de aviso informando que o Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho foi encerrado.

image.png

Primeiro de tudo instale os drivers do fabricante novamente conforme explicado pelo amigo @GabrielLV na mensagem abaixo. Após, reinicie o computador e verifique se as telas azuis continuarão. Se você já fez isso depois de ter reinstalado o sistema operacional, ignore essa etapa.

Em 08/11/2021 às 11:06, GabrielLV disse:

A conclusão é que provavelmente um dos drivers responsável pelo gerenciamento de diversos recursos no sistema foi atualizado e está apresentando uma falha, sendo que provavelmente se trata do driver de Chipset.

image.png

Nos logs, consta que o modelo do seu sistema é o 81S9, então iremos baixar os drivers diretamente do site da Lenovo na página do modelo 81S9, que é esta: https://pcsupport.lenovo.com/br/pt/products/laptops-and-netbooks/ideapad-s-series-netbooks/s145-15iwl/81s9/81s90003br/downloads/driver-list/

Primeiramente, crie um ponto de restauração no seu sistema indo em Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e selecione "Criar ponto de restauração" > Vá em Criar > Digite qualquer descrição > OK.

Baixe estes drivers:

Management Interface: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/8el00saf40.exe

Chipset: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/2tle0kaf40.exe

Rede: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/mwy505af404d90.exe

Audio: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/njlc0caf402c90.exe

sfc /scannow

Se as telas azuis continuarem (ou se você pulou a etapa acima), tente atualizar a BIOS. Baixe a atualização aqui e instale-a. Lembre-se de conectar o notebook ao carregador e manter a bateria carregada, para evitar problemas.

Se as telas azuis continuarem, baixe o Intel Processor Diagnostic Tool. Abra-o e vá em "Tools", "Configs", "Preset", Burn In Test. Ele fará uma análise por 2 horas no seu processador. Deixe-o rodando e não utilize o notebook durante o teste. Ao final, anexe uma captura de tela.

Aguardo sua resposta :)

Postado

@Rio McCloud Brevemente comentando sobre os drivers, tenho uma pequena dúvida.

Ao formatar o computador eu deixei ele instalar os drivers genéricos do Windows e em seguida instalei os drivers do meu Notebook do próprio site da Lenovo, por cima mesmo, sem desinstalar os anteriores, esse é o modo correto de se instalar?

Outra coisa é que quando eu instalei o driver da Nvidia por cima sem passar o DDU antes para retirar o driver instalado pelo Windows Update, eu notei que houve um drop de fps nos jogos, sendo assim, reverti o driver e deixei instalado o do Windows Update mesmo, fiz certo?

Outra coisa, há alguma possibilidade do problema ser a .iso? Baixei direto do site da Microsoft, mas cai entre nós, esse problema só começou a ocorrer quando resolvi instalar a .iso de lá, antes disso eu usava a iso stock da própria Lenovo e cheguei a usar também o """"ReviOS"""" sem problemas por muito tempo até perceber que usar um Windows modificado era burrice. Será que há alguma chance de ser o pendrive também que estou utilizando para dar boot? Pelo o que você descreve são muito problemas e fico pensando se não tem chance de ser uma .iso defeituosa.

No mais, é só isso. Vou realizar as etapas que foram me orientadas.

@Rio McCloud Aparentemente minha BIOS já está atualizada.

Screenshot_1.png

@Rio McCloud Como é uma tela azul que aparece vez em nunca, eu vou aguardar por hora já que já instalei os drivers e a BIOS já está atualizada. Se vier a dar tela azul novamente eu vou fazer esse último processo do Intel Processor Diagnostic Tool. 

• Solução
Postado

@Rio McCloud update fiz o Downgrade da BIOS para a versão que está no site da lenovo (48, a minha atual era a 50). Resolvi investigar a fundo e vi no fórum da Lenovo que meu modelo de Notebook tem muitas queixas de tela azul devido a última atualização da BIOS (sendo resolvido apenas com o downgrade para versões anteriores), o que bate com meu histórico de quando o Notebook começou a dar esses problemas, já que foi após uma atualização do Driver Booster/Windows Update. Sendo assim, acredito que tenho um forte candidato aqui para solução: Fazer o Downgrade da BIOS. Dito e feito, agora só resta aguardar, irei atualizar aqui caso venha a acontecer novamente. Desde já, agradeço a todos.

• Moderador
Postado

Ao formatar o computador eu deixei ele instalar os drivers genéricos do Windows e em seguida instalei os drivers do meu Notebook do próprio site da Lenovo, por cima mesmo, sem desinstalar os anteriores, esse é o modo correto de se instalar?

@fuwateatime Exatamente.

Outra coisa é que quando eu instalei o driver da Nvidia por cima sem passar o DDU antes para retirar o driver instalado pelo Windows Update, eu notei que houve um drop de fps nos jogos, sendo assim, reverti o driver e deixei instalado o do Windows Update mesmo, fiz certo?

Não vejo necessidade de fazer isso numa instalação limpa, mas não, não há nenhum problema.

Outra coisa, há alguma possibilidade do problema ser a .iso? Baixei direto do site da Microsoft, mas cai entre nós, esse problema só começou a ocorrer quando resolvi instalar a .iso de lá, antes disso eu usava a iso stock da própria Lenovo e cheguei a usar também o """"ReviOS"""" sem problemas por muito tempo até perceber que usar um Windows modificado era burrice. Será que há alguma chance de ser o pendrive também que estou utilizando para dar boot? Pelo o que você descreve são muito problemas e fico pensando se não tem chance de ser uma .iso defeituosa.

Se fosse o pendrive muito provavelmente ele nem daria boot.

4 minutos atrás, fuwateatime disse:

fiz o Downgrade da BIOS para a versão que está no site da lenovo (48, a minha atual era a 50). Resolvi investigar a fundo e vi no fórum da Lenovo que meu modelo de Notebook tem muitas queixas de tela azul devido a última atualização da BIOS (sendo resolvido apenas com o downgrade para versões anteriores), o que bate com meu histórico de quando o Notebook começou a dar esses problemas, já que foi após uma atualização do Driver Booster/Windows Update. Sendo assim, acredito que tenho um forte candidato aqui para solução: Fazer o Downgrade da BIOS. Dito e feito, agora só resta aguardar, irei atualizar aqui caso venha a acontecer novamente. Desde já, agradeço a todos.

Certo. Monitore e nos avise caso as telas azuis voltarem. :thumbsup:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...