Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nessa segunda atividade vocês deverão desenvolver um algoritmo em VisualG, ou na linguagem de sua preferência, que faça:
Eu criarei um programa, no qual, receba uma quantidade indeterminada de usuário, nos quais, informarão a idade e o programa verificará se o usuário tem que votar obrigatoriamente, facultativamente, ou não, tudo isso respeitando os critérios solicitados.

Para que nós faremos o programa repetir "infinitas vezes", pois não tenho a quantidade de repetições determinadas ou de informações a serem cadastradas. Eu farei uma pergunta toda vez que realizar um cadastro, quando for a primeira vez do programa receber um dado, eu criarei uma variável de controle de cadastro, que somente se encarregará disso e sempre perguntarei se o usuário deseja cadastrar um novo usuário no programa. Ou seja, enquanto o usuário quiser cadastrar novos usuários no programa eu deixarei a minha variável de controle com um valor que indique que programa está aceitando cadastros, caso o usuário não queira mais cadastrar eu mudarei o valor dessa variável de controle para um outro valor. Algo parecido com esse exemplo:

//Primeira entrada dos dados
//Código
escreva "você deseja cadastrar algum usuário? digite 1-sim 2-não"
leia controle
enquanto (controle = 1) repita //caso o usuário escolha 1
código que será explicado em seguida
//ao final desse bloco de repetição eu perguntarei novamente
escreva "você deseja cadastrar algum usuário? digite 1-sim 2-não"
leia controle
//caso a resposta seja não eu mostrarei a resposta referente a quantidade de usuário cadastrados conforme solicitado.

Após resolvido o problema da repetição, eu farei agora a verificação da quantidade de usuários de cada idade.
Para fazer isso eu precisarei de duas variáveis. Uma para armazenar a idade cadastrada e a outra para somar a quantidade de usuários com essa idade que seguem o critério.

Como assim?
Da seguinte maneira:

Ao cadastrar a idade, o programa armazenará essa idade em uma variável. Após cadastrada eu verificarei essa idade na variável.
Seguindo os critérios apresentados:

SE a idade cadastrada for maior ou igual a 18 (>=18) E menor ou igual a 69 (<=69) eu somarei mais 1 (+1) a uma outra variável de controle de quantidades para esse critério.

Essa lógica se aplicará aos demais critérios.
Ou seja, segue aqui um exemplo:

//exemplo para eu aplicar os critérios
escreva "digite a sua idade"
leia idade
SE (idade>=18 E idade<=69)
(Variável de soma para obrigatórios) +1// isso fará com que essa variável, sempre que os critérios (SE) forem aceitos, soma +1 para esse critério, em outras palavras, eu coloco +1 nessa minha variável de soma.
SE (idade=16 OU idade=17 OU idade>=70)
(Variável de soma para facultativos) +1// isso fará com que essa variável, sempre que os critérios (SE) forem aceitos, soma +1 para esse critério, em outras palavras, eu coloco +1 nessa minha variável de soma.
SE (idade<16)
(Variável de soma para não eleitor) +1// isso fará com que essa variável, sempre que o critério (SE) for aceito soma +1 para esse critério, em outras palavras, eu coloco +1 nessa minha variável de soma.

Ou seja, sempre que o for atendido um dos critérios eu somarei mais 1 (+1) nas minhas variáveis de soma.

Feito o cadastrado de todas as idades eu agora somarei essas váriaveis de soma de cada critério para que eu descubra quantos moradores há na cidade.

Ficando algo parecido com esse exemplo:

(Variável responsável pelo total de moradores) = (Variável de soma para obrigatórios) + (Variável de soma para facultativos) + (Variável de soma para não eleitor)

Feito todas as operações, eu  apenas apresentarei o resultado das somas ao meu usuário, por exemplo:

escreva "no município há " + (Variável responsável pelo total de moradores) + " de cidadãos"
escreva "no município há " + (Variável de soma para obrigatórios) + " de cidadãos no qual o voto é obrigatório"
escreva "no município há " + (Variável de soma para facultativo) + " de cidadãos no qual o voto é facultativo"
escreva "no município há " + (Variável de soma para não eleitor) + " de cidadãos no qual não são eleitores"

Agora que destrinchamos e explicamos melhor a atividade, vamos transformar a abstração em linguagem de código.

• Amei 1
  • Moderador
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

Esperamos que compreenda.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...