Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

usar vpn é mesmo necessàrio??


Silva11

Posts recomendados

@Silva11 Acho que primeiros temos que entender o que é uma VPN e porque as pessoas usam uma. @Pett Grafitt Mencionou ali a questão empresarial e tal... 

 

Pelo pouco que sei e já li sobre as pessoas usam para:

 

esconder da onde você fala ( o seu IP)

esconder o que você fala (que o seu provedor não veja o seu tráfego ou seu vizinho, caso ele forneça interna pra você de graça

acessar conteúdos que são liberados na sua região.

 

Talvez outros mas eu não me lembre agora os motivos.

 

Se o seu provedor não vê o que você acessa, o seu VPN verá! Alguns dizem que é trocar 6 por meia dúzia! Atenção com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Silva11 disse:

Quando a pessoa tem meu ip address e outros dados do PC. O q posso fazer para me proteger? Att. 🥸

São dados inócuos, não podem te fazer mal só com isso. Qualquer lugar do qual você já pediu encomendas tem o seu endereço físico e pelo menos uma mega corporação tem fotos aéreas e de fachada da sua residência...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silva11 Algumas pessoas usam apenas por questão de privacidade. Por exemplo, alguém que queira  acessar um fórum qualquer aí na internet, mas essa pessoal não quer os Admins, moderadores ou responsáveis pelo forum saiba qual o seu provedor de acesso (se descobre isso pelo IP) e com isso, talvez saber a sua cidade. 

 

Nesse caso, é apenas uma questão de privacidade, porque apenas com o IP, não se invade um computador doméstico. Isso porque você está atrás de vários roteadores e os computadores domésticos não foram configurados para rodar serviços como servidores etc e não ficam esperando conexão. Se não esperam conexão, existe uma chance menor de ser explorado uma vulnerabilidade e ataca-lo apenas por saber o seu IP. 

 

Se a preocupação é a segurança no sentido de não ser invadido (computador comprometido por um programa malicioso que vai ficar te monitorando ou roubando sua senhas etc), você deve manter o seu computador sempre atualizado, utilizar um antivírus, e não abrir email, principalmente arquivos que você recebe por email, não executar programas que não forem conhecidos, que tenham boa reputação e não forem baixados de sites oficiais. 

 

No caso do e-mail, muito cuidado, porque por mais que o remetente se diz ser de um local conhecido/legítimo, é possível falsificar o remetente e se passar por um banco/ uma empresa de jogos etc e com isso, é mais comum a pessoal comprometer a sua segurança por ter executado um arquivo que ela achava que era uma coisa, mas na verdade tinha um código malicioso escondido nele. 

 

Além do email tem os programas piratas que costumam trazer muito malwares. Uma boa prática também  é não sair executando qualquer programa baixado da internet, sem antes, fazer uma verificação com antivírus, enviar os arquivos para o vírus total . E caso precise muito testar algum programa desconhecido (sem reputação) apenas para  testar, mesmo que você rode um antivirus, mas ainda assim desconfia muito dele,  apenas para ver o que ele faz, você pode  testa-lo em  em uma máquina virtual com o VirtualBox por exemplo, dessa forma você acrescenta uma camada considerável  de segurança. Caso o arquivo tenha um malware, ele ficará restrito a máquina virtual criada.

 

Voltando a sua pergunta, uma VPN seria necessário caso você queira:

 

  • esconder da onde você fala/ o seu local ( o seu IP);
  • esconder o que você fala (que o seu provedor não veja o seu tráfego ou seu vizinho, caso ele forneça interna pra você de graça; apenas exemplo, há outras situações que é preciso esconder o seu tráfego...
  • acessar conteúdos que NÃO são liberados na sua região. Por algum motivos, alguns conteúdos são liberados apenas para outros países, aí as pessoas usam uma VPN para ter um IP de outro país, como dos E.U.A e, assim, liberar o conteúdo que existe apenas para o E.U.A. 

De maneira geral, não precisamos utilizar uma VPN por questão de segurança. 

 

Para partimos de algo, recomendo a leitura:

 

Dicas rápidas de segurança segundo o CERT: https://cartilha.cert.br/dicas-rapidas/

Cartilha de Segurança do CERT:  https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-segurança-internet.pdf

 

Outras fontes: https://internetsegura.br/

 

 

Estude os principais tipos de malwares, os principais tipos de golpes, ataques etc. Com isso, você saberá melhor como se defender. E isso é só um ponto de partida, estude muito pois a segurança da informação é bem abrangente! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...