Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala amigos(as), como vão?

Estou morando numa kitnet o qual são 3 kitnet's e uma casa (da dona). Ela me disse, que se liga dois chuveiros aqui no residencial, a energia desliga. Pois bem, estava mexendo no meu computador e o rapaz da kitnet ao lado foi tomar banho. Nisso percebi que a luz do meu quarto ficou mais fraca e o ventilador ligado numa outra tomada aqui do quarto (não do computador) começou a girar mais devagar... Não sei como se diz isso, se é variação da tensão, corrente ou outra coisa (não entendo tanto de rede elétrica).

Minha pergunta é: meu computador estava ligado, com essa variação (pra menor, muito provavelmente), pode causar algum dano em algum hardware (placa de vídeo, HD, placa-mãe ou até mesmo a fonte)? Minha fonte é uma Corsair RM 750x (750 reais) 80 plus gold. Pra eu fazer um teste com um multímetro, como poderia fazer? Pedir pro rapaz ao lado ligar o chuveiro e ver qual tensão está na tomada que ligo o PC?

Muito obrigado quem puder ajudar

Postado

Tem uma queda de tensão quando ligam o chuveiro. Isso indica que a instalação elétrica tá inadequada e não foi dimensionada corretamente. A fonte provavelmente vai funcionar em qualquer coisa entre 90 e 240 V e, abaixo ou acima disso, vai desligar por mecanismos de proteção. De qualquer forma, o ideal seria chamar um eletricista qualificado pra refazer a instalação, o que vai proteger o PC e os demais eletrodomésticos.

• Curtir 4
Postado
1 minuto atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Estou morando numa kitnet o qual são 3 kitnet's e uma casa (da dona). Ela me disse, que se liga dois chuveiros aqui no residencial, a energia desliga. Pois bem, estava mexendo no meu computador e o rapaz da kitnet ao lado foi tomar banho. Nisso percebi que a luz do meu quarto ficou mais fraca e o ventilador ligado numa outra tomada aqui do quarto (não do computador) começou a girar mais devagar... Não sei como se diz isso, se é variação da tensão, corrente ou outra coisa (não entendo tanto de rede elétrica).

Isso é um grande problema, sinal claro de instalação elétrica mal feita. Você deveria exigir que a instalação elétrica aí seja revista antes que isso causa algum dano grave a algum de seus aparelhos elétricos (geladeira, máquina de lavar, ar condicionado...)

2 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Minha pergunta é: meu computador estava ligado, com essa variação (pra menor, muito provavelmente), pode causar algum dano em algum hardware (placa de vídeo, HD, placa-mãe ou até mesmo a fonte)? Minha fonte é uma Corsair RM 750x (750 reais) 80 plus gold. Pra eu fazer um teste com um multímetro, como poderia fazer? Pedir pro rapaz ao lado ligar o chuveiro e ver qual tensão está na tomada que ligo o PC?

Fontes chaveadas, como as fontes de PC, notebook, carregadores de celular, entre outros aparelhos eletrônicos, não sofrem tanto com variação de tensão. Esse tipo de equipamento consegue trabalha em qualquer faixa de tensão geralmente entre 100V e 240V em corrente alternada, mesmo com variações, por isso o uso de estabilizador é completamente inútil, e tem mais chance de atrapalhar sua fonte do que ajuda-la.

A medição de tensão com um multímetro pode ser feita em qualquer tomada. Existem vários tutoriais na internet, como esse: 

https://pt.wikihow.com/Medir-a-Tensão-Utilizando-um-Multímetro

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Certo, mas isso pode danificar o PC ou a fonte nessa queda de tensão? Se a tensão cair pra 90 V (exemplo), e a fonte foi projetada pra funcionar assim também, significa que pro meu computador está ok? Uso um filtro de linha Clamper também

Obrigado

@GuilhermeGB Difícil chamarem um eletricista aqui... Medir com o multímetro eu sei como fazer sim. Vou pedir pra ligarem o chuveiro e medir com o multímetro no filtro de linha com o PC ligado. Posso medir no filtro de linha com o PC ligado ou é melhor direto na tomada?

Obrigado

Postado
2 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Posso medir no filtro de linha com o PC ligado ou é melhor direto na tomada?

Da maneira que achar melhor, não é pra ter nenhuma diferença significativa entre as medidas.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Mas mesmo tendo essa variação na tensão, se medindo na tomada estiver entregando entre 100 V a 240 V, posso ficar desencanado? Tipo, vi que essa variação pode ser prejudicial a alguns aparelhos elétricos, mas minha fonte estaria "protegendo" os componentes do PC trabalhando dentro dessa tensão?

E para a própria fonte? Trabalhar entre 100 V a 240 V (mesmo tendo essa variação), pra ela não tem problema nenhum?

Muito obrigado

Postado
6 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

@GuilhermeGB Mas mesmo tendo essa variação na tensão, se medindo na tomada estiver entregando entre 100 V a 240 V, posso ficar desencanado? Tipo, vi que essa variação pode ser prejudicial a alguns aparelhos elétricos, mas minha fonte estaria "protegendo" os componentes do PC trabalhando dentro dessa tensão?

E para a própria fonte? Trabalhar entre 100 V a 240 V (mesmo tendo essa variação), pra ela não tem problema nenhum?

Muito obrigado

Sim, as fontes chaveadas são bem robustas, principalmente esses modelos mais caros para PC. Elas são construídas com o intuito de fornecer para o PC um nível de tensão mais estável possível, seja qual for o nível de tensão que ela está recebendo na entrada. Os componentes de um computador são bastante sensíveis a variações e também podem ser danificados se alimentos com valores muito fora do padrão, por isso a importância de usar um modelo de boa qualidade.

Se tiver mais curiosidade, pode ler um pouco sobre o funcionamento de fontes chaveadas, aqui no site tem um artigo do Gabriel Torres:

• Curtir 1
Postado
45 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Cara, muito obrigado pela ajuda, me tirou um peso da consciência aqui. Caso a tensão caísse de 100 V (vi que minha fonte é de 100 V a 240 V mesmo) essa fonte com certeza iria desligar?

Em tese, sim.. Na prática, vai depender da carga no PC.. Ela pode funcionar até abaixo disso.. Claro, que tem um limite mínimo.. Imagino que seja 110/127 Volts aí..

O que deve tá acontecendo aí é ter uma única rede, alimentando toda essa carga aí.. Sendo isso, torça pra dona não estar mentindo e que o disjuntor geral, funcione..

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

mas uma fonte funcionando abaixo do limite mínimo (supondo que ela não desligue), poderia danificá-la ou danificar algum hardware? Ou se está funcionando é porque está funcionando mesmo?

Obrigado

O mínimo, vai ser na casa dos 90 Volts.. tem uma certa tolerância pra mais e pra menos, em eletrônica.. Ela pode até funcionar abaixo disso, em carga leve.. MAS, dificilmente, uma instalação 110/127 Volts, vai ter uma queda tão grande assim..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria

3 minutos atrás, RS Faria disse:

O mínimo, vai ser na casa dos 90 Volts.. tem uma certa tolerância pra mais e pra menos, em eletrônica.. Ela pode até funcionar abaixo disso, em carga leve.. MAS, dificilmente, uma instalação 110/127 Volts, vai ter uma queda tão grande assim..

Suponde que ela esteja funcionando abaixo, em carga leve e eu estiver jogando um jogo pesado (que demanda bastante da VGA e consequentemente da linha 12v), pode haver algum problema? Medo de danificar minha VGA, rs

valeu!

Postado
4 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Suponde que ela esteja funcionando abaixo, em carga leve e eu estiver jogando um jogo pesado (que demanda bastante da VGA e consequentemente da linha 12v), pode haver algum problema? Medo de danificar minha VGA, rs

Ela vai desligar antes.. Se a entrada, não tiver como sustentar a carga na saída, ela desarma..

você tem uma excelente fonte no PC.. Pode desencanar, um pouco..

• Curtir 1
Postado

Pessoal, estou pensando em comprar esse nobreak:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-970371053-nobreak-online-dupla-converso-1kva-senoidal-cbateria-120v-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic

Bom que comprando um nobreak, eu garanto a segurança. Minha fonte é a Corsair RM 750x (PFC ativo). Esse nobreak seria uma boa pra fontes com PFC Ativo? 

Obrigado

Postado

Pessoal, bom dia

Atualizando aqui as questões sobre a energia, esse feriado pude fazer uns testes com mais calma (usando multímetro)

A questão da energia é o seguinte: com tudo desligado, a tomada dá 127V. Se eu ligo o chuveiro + o ventilador + o meu computador (jogando) vi que a menor tensão que registra na tomada (medindo no filtro de linha) é 110 V (varia de 110 a 111). Nisso de estar em 110 V que percebo que a lâmpada fica mais fraca e o ventilador no quarto girando mais devagar. Se eu uso o computador (jogando) sem chuveiro ligado, percebi que a tensão fica variando entre 125 V a 126 V.

Tendo isso em vista, qual a opinião do pessoal aqui? Acham que posso usar o computador sem medo? Muito obrigado!

Postado
16 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Pessoal, bom dia

Atualizando aqui as questões sobre a energia, esse feriado pude fazer uns testes com mais calma (usando multímetro)

A questão da energia é o seguinte: com tudo desligado, a tomada dá 127V. Se eu ligo o chuveiro + o ventilador + o meu computador (jogando) vi que a menor tensão que registra na tomada (medindo no filtro de linha) é 110 V (varia de 110 a 111). Nisso de estar em 110 V que percebo que a lâmpada fica mais fraca e o ventilador no quarto girando mais devagar. Se eu uso o computador (jogando) sem chuveiro ligado, percebi que a tensão fica variando entre 125 V a 126 V.

Tendo isso em vista, qual a opinião do pessoal aqui? Acham que posso usar o computador sem medo? Muito obrigado!

A fonte ainda trabalha tranquilamente, o problema existe para outros aparelhos quando a tensão fica abaixo de 115V.

• Curtir 2
Postado

Que eu saiba toda casa ou apartamento monofasico cai a corrente quando chuveiro está ligado

Chuveiro de 6500W por exemplo de 220 cai para 208 a 213. Chuveiro 7500W cai para 204 a 207 dependendo do dia. 

Bifasico tem menos chance porque provavelmente a fase do chuveiro estará em uma fase diferente da tomada do seu quarto (isso tanto faz bifasico 220V ou bifasico 127V/220V, só que em região 127V/220V só tem 2 ou 3 saídas bifasicas 127V que é para chuveiro, ar e lavanderia)

Em regiões 220V em apartamentos e casas novas geralmente há 2 fases, que é para ligar 2 chuveiros ao mesmo tempo tranquilamente, além disso dá folga para inclusive ligar ar condicionado sem que o disjuntor geral desarme quando o chuveiro estiver ligado. Certas cidades 220V bifasico pedem disjuntor 50, outras 60 e 70, residencialmente falando. Em 127V/220V pode ser até 40A. Preferencialmente chuveiro ligado no bifasico 127V que são duas fases vindas do QDC.

Tem muitas cidades que é só 127V monofasico mesmo, já morei em apartamento assim, onde era impossivel instalar ar condicionado 220V porque só tinha 1 fase 127V. Em relação a tua dúvida, Quando ligar chuveiro em 115/127V e cair para 105 ou 103V tranquilo, o problema é compartilhar a fase e neutro teu com o do teu vizinho...

Outra coisa é se a luz enfraquecer compre uma LED realmente 115V-240V. Tem muita lampada LED vagabunda no mercado que não é full range nem a pau. Baixou de 120V ela começa dar problema. Inclusive em regiões 127V o numero de lampadas LED queimadas é muito maior que em 220V pois na China onde é feito (lá é 230V) eles fazem para 220~240V e os importadores nem se preocupam em saber o desempenho dela em 115/127V

Agora essa questão de ligar dois chuveiros e cair o disjuntor tem que refazer a fiação e provavelmente ter fase exclusiva do poste para ap A, B e C ou no minimo 2 fases onde nos 3 apartamentos preferencialmente vai usar bifasico (127V em 180 graus do transformador que dá 220V) ou seja no chuveiro vai ter um reforço para que não prejudique a tomada do resto da casa, desde que a fiação seja boa e no mínimo 6mm e que o chuveiro tenha disjuntor(fase) e neutro exclusivo. Caso seja 2 fases será disjuntor bipolar, sem neutro, respeitando no mínimo 6mm de fiação em bom estado e que a fiação do padrão de entrada para dentro da casa seja de pelo menos 16mm. Bifasico chuveiro 127V vai ligar 2 fases ao invés de fase e neutro como é em regiões 220v. Lembrando que se a fiação da entrada até os dormitórios respeitem o mínimo de segurança.

O ideal é uma fase para cada kitnet. Isso até é tranquilo fazer, não gasta muito, a não ser que a bitola dos fios seja lá dos anos 90 onde era tudo 4mm ou 6mm.  Uma hora vai pegar fogo esse chuveiro aí. Chuveiro não tem proteção nenhuma.

Quando chuveiro ligar e der aí acima 100V tranquilo, o PC funciona, tambem TV pois foram feitos para 90~95V até 240V. Em alguns casos até de 80 até 250V.

Agora pelo que percebi da tua descrição a instalação aí é monofásica. Ideal é refazer tudo. Vai gastar uns 7 a 15 mil dependendo do tamanho e complexidade, mas é melhor gastar isso do que morrer alguém um dia.

Agora se não dá para refazer tudo vai ter de ter no mínimo 3 entradas na frente da casa: poste com fase e neutro para cada kitnet, uma instalação monofásica para cada apartamento. Isso não se chama refazer a fiação e somente deixar menos perigoso . Refazer seria retirar tudo, inclusive provavelmente não deve ter nem barramento de neutro e terra, terá de fazer do zero, que é o correto;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...