Ir ao conteúdo

Qual escolher para Ryzen 5 5600X + 16 3600 MHz: A520M-DS3H ou A520M-H?

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou montando um novo setup e fiquei nesse impasse: escolher a Gigabyte A520M DS3H (R$ 560,00) ou a Gigabyte A520M H (R$ 500,00)?

Ainda que a H esteja mais barata, a DS3H tem mais slots de memória... 

Existe algum outro motivo para escolher a DS3H?

Meu setup (ainda estou montando) contém um Ryzen 5 5600x e memórias 2x8 GB 3600 MHz.

Obrigado desde já!

• Membro VIP
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, misc disse:

Existe algum outro motivo para escolher a DS3H?

Você mesmo já respondeu

V

3 minutos atrás, misc disse:

Ainda que a H esteja mais barata, a DS3H tem mais slots de memória... 

Alguns concetores a mais também, como displayport (pro 5600X não importa).

Mas ainda pegaria uma placa-mãe melhor pra esse Ryzen, como o DS3H V2 ou a TUF da ASUS.

• Curtir 1
Postado

A única vantagem da "H" sobre a "DS3H", é que seu VRM é um pouco melhor. Apesar da "DS3H" possuir mais fases, a versão "H" possui mais MOSFETs nas suas fases. Mas qualquer um das duas se sairia bem com um Ryzen 5 5600X.

• Curtir 1
Postado

Agradecido pelos comentários, pessoal!

@Math.Pi, obrigado pelo comentário! O TUF PLUS-II tu consideras uma boa opção? Melhor VRM? Tá o mesmo preço que o DS3H.

@GuilhermeGB, obrigado! Não havia me atentado quanto a isso! Em geral, quanto mais MOSFETs por fase, melhor o VRM? Agradecido!

@Matheus Dutra, show de bola! Vou pesquisar mais sobre essa placa! Recomendas ela por algum motivo especial?

Obrigado!

Postado
11 minutos atrás, misc disse:

@GuilhermeGB, obrigado! Não havia me atentado quanto a isso! Em geral, quanto mais MOSFETs por fase, melhor o VRM? Agradecido!

Nesse caso são 4 fases com dois MOSFET de baixa por fase contra 5 fases com um MOSFET de baixa por fase, nesse caso acredito que a primeira opção se sairia um pouco superior, mas precisariamos ver na prática. A dissipação de energia do MOSFET aumenta exponencialmente com o aumento da corrente que ele conduz, logo se você tiver dois MOSFETs dividindo a mesma carga, cada um conduz praticamente metade da carga. Além da redução de temperatura, tem também a queda de tensão que é menor com o aumento no número de MOSFETs, isso também fará com que o VRM seja mais eficaz e desperdice menos energia.

• Curtir 1
Postado

Olá, pessoal,

Segui as sugestões e peguei a ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II ;)

Obrigado pelas recomendações! Sinto que fiz uma boa escolha!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...