Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda recorrente de FPS nos jogos


Ir à solução Resolvido por Andrew Gonczoroski,

Posts recomendados

Estou enfrentando problemas com queda de fps aparentemente do nada. Troquei de processador e placa-mãe no meio da semana e não tive nenhum problema até ontem a tarde, conseguia jogar fluido e sem travamentos. Agora de tempos em tempos o jogo cai de +60Fps pra 10-15 e isso dura uns dez segundos.

Como o jogo era online acreditei que pudesse ser a Internet com lag mas aontem a noite vi que não. Acompanhei essas oscilações com o gerenciador de tarefas e Afterburner em outro jogo e quando ocorrem o uso de CPU e Rede sempre ficam entre 85-100. Procurei alternativas pra resolver mas não encontrei nenhuma, única coisa mais além que fiz, foi instalar um ativador pro Windows 10 pra sair a marca d'água mas acredito que não tenha sido isso o causador, acabei de formatar o PC e continuou tendo essas quedas.

Rainbow Six esta no mínimo mas acontece até com jogos leves, verifiquei jogos de hds diferentes e o problema persistiu, não sei mais o que pode ser

Meu Setup:

I5 11400

H510

8GB de ram

Não sei usar o Afterburner então apliquei algumas infomações que considero importante, a taxa de fps maxima ficou com a da tela de loading mas tambem coloquei o marcador do jogo no canto inferior esquerdo.

 

Aqui esta o vídeo testando o Rainbow Six Siege mas isso esta ocorrendo em todos os jogos( a qualidade gráfica deixei no minimo)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott uso uma GTX 970 e a fonte de 600w da EVGA.

Uma coisa que fiz depois de postar aqui, foi baixar um driver mais antigo da placa de vídeo, o que não solucionou. Me disseram pra entrar no Painel de Controle da Nvidia e modificar uma opção, fiz isso e atualizei de novo a versão atual do driver de vídeo e assim resolveu o problema. 

Achei que tivesse solucionado mas ontem quando fui jogar, NOVAMENTE o problema apareceu. Se puder me ajudar eu agradeço muito porque já não sei o que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott posso verificar mais tarde e posto aqui, me recomendaram usar o HWMonitor. O Afterburner eu não sei usar, segui um tutorial do Adrenaline pra configurar mas o meu tinha opções diferentes. Pelo HW consigo ver essa opção? Que daí posto aqui mais tarde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Andrew Gonczoroski disse:

me recomendaram usar o HWMonitor.

Deixa-o aberto enquanto joga, aí quando começar a dar o problema, você olha, pois pode estar baixando a frequência de funcionamento e com isso apresenta esse problema.

 

Ele vai registrar a temperatura máxima alcançada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andrew Gonczoroski  Faça esse tutorial que eu fiz do MSI. Substitua 1080 por 1317mhz.

 

Depois click com o botão direito do mouse na área de trabalho, vá no "Painel de controle Nvidia", vá na aba "Gerenciar as configurações 3D", desça até a função "Max Frame Rate", coloque "ON" e coloque a taxa de atualização do seu monitor.

 

 

Baixe o HWMONITOR. Deixe ele aberto e rode o jogo por 10min.

No HWMONITOR, tire um print da aba placa-mãe, quero verifica o Vcore máximo atingido e da aba do processador, quero ver a temperatura máxima e o clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both fiz o que tu falou mas na minha placa não aparece aquele Editor de curva, existe outra opção pra mexer nisso? Tava testando agora com o HWMonitor e o Afterburner com o Forza Horizon 5 e observei que a placa de vídeo não passa dos 70°, porém a temperatura da placa-mãe quando chega nos 90/92° o jogo começa a travar e o fps cai pra 10/15.

 

 

dasd.png

@Diego Both Com o Afterburner aberto. Ali na aba de temperatura, ela cehaga no máximo a 65° mas nada que trave em alguma específica, o que notei foi que sempre que tinha oscilação era quando o processador ali chegava na casa dos 90° sssss.thumb.jpg.2e770597792ed1773df3391412300886.jpg

Pra usar o teste de Estress do Aida eu tenho que selecionar que opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andrew Gonczoroski  No AIDA64 as opção FPU e GPU.

 

Essa não é a temperatura do processador.

 

O possível problema tá na Mem Ram. Ela atingiu 97% de uso.

 

Quero ver essas opções: placa-mãe: Vcore / Temperatura / System memory, processador: Temperatura / Clock, placa de vídeo: Temperatura / Clock.

 

Ks20sD1.thumb.png.42678d7be4f3a8b1a5eb74c6ace86b94.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Deixei a mostra o certo.A primeira imagem é no uso normal do PC e a segunda durante o travamento.
Uma coisa que reparei pelo menos no Forza quando travou, é que aparece ''Largura de Banda Baixa'' e a pista não renderizava, eu ''andava no ar'' até o jogo voltar ao normal e se estou no Discord, a minha voz fica travando conforme me disseram. 

 

@Diego Both Deixei a mostra o certo.A primeira imagem é no uso normal do PC e a segunda durante o travamento.
Uma coisa que reparei pelo menos no Forza quando travou, é que aparece ''Largura de Banda Baixa'' e a pista não renderizava, eu ''andava no ar'' até o jogo voltar ao normal e se estou no Discord, a minha voz fica travando conforme me disseram.

 

@Diego BothNão estou conseguindo subir as imagens aqui, coloquei no Imgur as temperaturas

https://imgur.com/a/1wWTYSr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andrew Gonczoroski Por isso estou pedindo o teste no AIDA64.

 

618284686_Capturadetela2021-11-23181900.png.632a922653bd44ab5c4d6cc02e860b10.png

 

 

276137103_Capturadetela2021-11-23181951.png.d866139b35fef99e56c31d8262c6f924.png

 

@Andrew Gonczoroski  você tem algum amigo que possa emprestar um pente de memoria de 8gb? Novamente bateu 97% e Mem Ram.

O ideal é você ter 2x 8gb, totalizando 16gb memoria ram. Não apareceu no teste a temperatura da placa-mãe.

Pra você postar é só você clicar com o botão direito do mouse em cima da imagem (PNG) e copiar e depois é só colar aqui na caixa de texto.

 

image.png.7881897cfa0862933fe3f94f0487cc73.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both somente o discord, porém quando o fps cai ele começa a travar durante os cinco/dez segundos. Fora isso não tem nada mais de anormal? O estranho é que até com Dark Souls 3 que é bem mais leve e pede 8gb de ram como recomendado da essas travadas, porém antes eu conseguia jogar tudo normalmente sem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andrew Gonczoroski  Como foi dito, deixe aberto o HWMonitor. quando você for entrar em uma partida, aperte a tecla Windows e vá no software, na parte superior tem a aba View entre nela e depois click em Clear Min/Max e volte para o jogo.

Se travar volte ao HWMonitor e veja se houve uma queda brusca e tire um print.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Diego Both Comentei no outro post, esse aqui é o meu

Como falei lá, chegou ontem o outro pente de memória, peguei um igual pra não ter risco de nenhum problema, porém as quedas continuaram. O que percebi é que diminuíram o tempo entre uma e outra mas ainda assim está ocorrendo. Fiquei sem alternativas do que fazer, acredito que tenho que vou ter que entrar em contato com a Pichau porque já verifiquei tudo e nada de resolver isso. Até testei outra placa de vídeo pra ver se o problema seria na GPU 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Andrew Gonczoroski De uma hora pra outra seu processador foi a 100% de uso gerando queda de FPS, isso é indicação clara de instabilidade. Aparentemente é algum problema com sua placa-mãe mesmo. Seu gabinete tem uma boa refrigeração? Já testou com a tampa aberta e um ventilador jogando ar pra dentro dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andrew Gonczoroski disse:

@GuilhermeGB uso um gabinete Tempest Evo que tem 6 coolers(dois na frente, dois em cima, um atrás e um do lado), tambem tenho um Air Cooler Sage V2 da Pichau e tenho deixado a tampa aberta mesmo mas mesmo assim persiste no problema

 

Verifique se a BIOS da placa-mãe está na última versão, se for algum bug talvez resolva atualizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andrew Gonczoroski disse:

@GuilhermeGB como faço isso? Tentei baixar e por no pendrive um tempo atrás, porém quando vou na opção da BIOS o pendrive não aparece

O pendrive precisa estar formatado em FAT32, mas a forma correta de instalar pode variar de fabricante pra fabricante. As instruções corretas provavelmente estão no manual da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...