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Perda de pacotes na internet há uns 2 dias, o que poderia ser?


Feenix

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Estou enfrentando perda de pacotes na minha internet há uns 2 dias, não é em sites ou servidores em específico, é geral, em todos os jogos, youtube, twitch, etc...

 

Mas não está havendo variação de ping ou download, ping continua bem estável, download é estável, mas está tendo muita perda de pacote. 

 

Monitorando a estatistica da rede dentro de jogos da para notar que essa perda acontece geralmente de 1 em 1 minuto durante uns 5 segundo com perda entre 1-3%, as vezes acontece de fica entre 15-25% por 5 segundos, e outras vezes 8-15 de perda constante por 1 minuto, e tem hora que fica normal por uns 20 minutos, mas depois volta com as perdas de pacotes. 

 

Isso acontece tanto no PC quanto no xbox series. Fica muito ruim de jogar pois o jogo fica dando umas travadas.

 

Já tentei mudar dns, já tentei trocar os cabos de rede, já deixei o roteador e modem desligados por várias horas, e nada.

 

Antes de ligar para a minha operadora queria saber se o problema estaria aqui na minha instalação ou com a operadora. Tem como descobrir isso?

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Bom dia, você pode testar pelo PC da seguinte maneira, abre o CMD, e joga o comando: "tracert www.google.com.br" (sem as aspas). Ele vai pingar toda a rota do seu PC até chegar no google, algumas vai ficar asteriscos, e vai dar os IP's, você abre a quantidade igual de CMD e manda pingar para cada IP desse, o primeiro vai ser o do seu roteador, segundo do modem (se foram separados), terceiro provavelmente já vai ser da operadora. Descobrindo isso, você deixa pingando com esse comando: "ping 192.168.0.1 -t" (sem as aspas). Dei o exemplo desse 192.168.0.1, mas pode ser outro. E deixa eles pingando para todos os IP's que aparecem no tracert, no momento que começar o packet loss, você vai lá e verifica qual dos IP's está sofrendo perca, se for o primeiro, todos os outros irão perder consequentemente, e vai ver que o problema é no seu roteador ou modem, se perder pacote a partir da operadora apenas, é problema com eles. Não sei se ficou bem explicativo, mas se tiver dúvida é só falar que vou te auxiliando nesse processo.

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5 horas atrás, Tiago Vieira de Souza disse:

Bom dia, você pode testar pelo PC da seguinte maneira, abre o CMD, e joga o comando: "tracert www.google.com.br" (sem as aspas). Ele vai pingar toda a rota do seu PC até chegar no google, algumas vai ficar asteriscos, e vai dar os IP's, você abre a quantidade igual de CMD e manda pingar para cada IP desse, o primeiro vai ser o do seu roteador, segundo do modem (se foram separados), terceiro provavelmente já vai ser da operadora. Descobrindo isso, você deixa pingando com esse comando: "ping 192.168.0.1 -t" (sem as aspas). Dei o exemplo desse 192.168.0.1, mas pode ser outro. E deixa eles pingando para todos os IP's que aparecem no tracert, no momento que começar o packet loss, você vai lá e verifica qual dos IP's está sofrendo perca, se for o primeiro, todos os outros irão perder consequentemente, e vai ver que o problema é no seu roteador ou modem, se perder pacote a partir da operadora apenas, é problema com eles. Não sei se ficou bem explicativo, mas se tiver dúvida é só falar que vou te auxiliando nesse processo.

Fiz o teste aqui, o ping do meu roteador está 100% ok, porém o ping para o modem está muito instável, ele fica em 2ms de repente começa a subir para 11ms, 20 ms, 100ms, as vezes chega a bater 559ms, como pode ver nos prints:

 

spacer.png

 

spacer.png

 

 

 

No tracert para o domínio do google por ex aparece o seguinte: o primeiro é meu roteador <1ms, depois o modem que fica com o tempo instável, como mostra os prints, depois o servidor local da minha operadora com 3ms (antes do ip aparece o dominio tipo "ip(separado por tracinhos)-minhaoperadora.com.br.(ip)), depois aparece outro da minha operadora com 11ms, da mesma forma do anterior, com o domínio antes, só muda o ip e acrescenta o gru, certamente um servidor em são paulo da minha operadora, depois aparece mais 3 ip e o último é o servidor do google. Todos os ips que aparecem da para dar ping de boa e nenhum tem perda de pacote e todos com tempo de resposta bons e estáveis, exceto o segundo, que é meu modem.

 

Porém em alguns domínios, como por ex o youtube.com, twitch.tv, e servidores de jogos que eu testei (fortnite e o da valve), aparece mais um ip do tipo domínio logo após o da minha operadora, igual o que aparece da minha operadora, só que com domínio axis1.com.br, e aparecem bem mais rotas que o google e outros sites q testei, pesquisando todos eles são ips da amazon.com.br, exceto esse axis1 que é um ip do tipo local, igual do provedor, roteador.... Esse axis1 não da para dar ping no ip dele, sem contar que quando esse axis1 aparece após o segundo servidor da minha operadora, aparecem várias linhas com asteriscos dizendo 'esgotado o tempo limite do pedido', e os demais ips que aparecem não da para dar ping em nenhum, ficam todos com 100% de perda, apenas no último da para dar ping, que é o servidor final.

 

Sobre esse tempo de resposta do meu modem oscilando, o que poderia ser? testei cabo de rede, não apresentou problema, testei vários cabos de redes diferentes e n não é problema com os cabos, o que poderia ser? O ping no modem é o único que há essa variação, em todos os outros o máximo que tem de variação é 1ms.

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Reparei que quando eu desconecto a fibra do modem não pinga o segundo ip que aparece no tracert, que é o gateway, e que até então pensei ser do modem. O modem é um NEXU ONU EPON, ele é só uma caixinha quadrada pequena, que só tem a entrada da fibra e a saída do cabo de rede, não entendo muito bem, mas esse aparelho poderia ser apenas uma ponte direta até um dispositivo da operadora, talvez até o poste? E o problema estar ou no cabo da fibra ou no poste? Porque o tempo de resposta desse dispositivo está muito instável, acredito que possa ser esse o meu problema.

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20 minutos atrás, Feenix disse:

Reparei que quando eu desconecto a fibra do modem não pinga o segundo ip que aparece no tracert, que é o gateway, e que até então pensei ser do modem. O modem é um NEXU ONU EPON, ele é só uma caixinha quadrada pequena, que só tem a entrada da fibra e a saída do cabo de rede, não entendo muito bem, mas esse aparelho poderia ser apenas uma ponte direta até um dispositivo da operadora, talvez até o poste? E o problema estar ou no cabo da fibra ou no poste? Porque o tempo de resposta desse dispositivo está muito instável, acredito que possa ser esse o meu problema.

Então o primeiro IP é do seu Modem/Roteador, o segundo já é da sua operadora, pode ser vários problemas, o encaixe da fibra no seu roteador, a fibra mal alinhada até a caixa, problema na caixa, tem que ligar pra eles pra ver o que faz, o peso dessas empresas grandes é que as vezes o cara nem sai olhando tudo, só chega e testa velocidade, se der bom na hora, tchau né. Tenta contato com eles.

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