Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, fui realizar uma limpeza em meu PC, e quando fui trocar a pasta térmica do processador AMD Ryzen 5 1600, o processador acabou caindo no chão e danificando um pouco uma das pontas e também quebrando o primeiro pino da última fileira, conforme a foto.
Ao pesquisar sobre o pinout diagram desse  processador eu verifiquei que esse pino seria referente a MB_data 26.

A minha dúvida é a seguinte, eu posso ligar o PC com o processador nesse estado e sem esse pino? Irei ter algum problema? Outra dúvida e um receio que tenho é de ligar o PC assim e acabar causando danos a outros componentes... Existe a possibilidade disso acontecer?

Os outros pinos estão em perfeito estado.

20211201_012842.jpg

Postado

Bom, com isto aprendemos o seguinte:

Se não está quebrado, não conserte! Por que digo isto? Tenho máquinas rodando aqui desde 2011 sem nem abrir o gabinete. Não entendo esta necessidade de ficar trocando pasta térmica. Isto acontecia na época dos 486. Já tem anos que não precisa mais disto. E caso queira limpar, não precisa tirar o cooler do processador, basta bater ar com um soprador ou, caso não tenha este, retire somente o cooler, mantendo o processador no socket. 

Mas, como já está feito, e como disse o nosso amigo do Red Hot Chilli Peppers @John Frusciante, SE ele ligar, provavelmente apresentará algumas instabilidades. Com muita sorte nada acontecerá. 

Postado
8 horas atrás, Pepse disse:

Bem, você precisa ver no soquete o que cada pino faz, e se tem pino torto, colocar no lugar...

Como disse ali, esse pino é referente ao MB_data (26). E o restante dos pinos estão normais não há nenhum entortado...

3 horas atrás, John Frusciante disse:

Se eu não contei errado, esse pino é o MB_DATA (26). 

O que vai acontecer se ligar? Vai ter algumas instabilidades. 

@John Frusciante sim, está certo é o MB_data (26) mesmo... minha dúvida é a seguinte, além da instabilidade, pode ocorrer de danificar/queimar algum outro componente como placa-mãe, memória, placa de vídeo?

2 horas atrás, Kleber Peters disse:

Bom, com isto aprendemos o seguinte:

Se não está quebrado, não conserte! Por que digo isto? Tenho máquinas rodando aqui desde 2011 sem nem abrir o gabinete. Não entendo esta necessidade de ficar trocando pasta térmica. Isto acontecia na época dos 486. Já tem anos que não precisa mais disto. E caso queira limpar, não precisa tirar o cooler do processador, basta bater ar com um soprador ou, caso não tenha este, retire somente o cooler, mantendo o processador no socket. 

Mas, como já está feito, e como disse o nosso amigo do Red Hot Chilli Peppers @John Frusciante, SE ele ligar, provavelmente apresentará algumas instabilidades. Com muita sorte nada acontecerá. 

Infelizmente era necessário a limpeza, o PC já estava apresentando um super aquecimento provavelmente por conta de toda a poeira e etc. Na hora de tirar o cooler, o processador saiu grudado no cooler e pesquisando um pouco encontrei diversas pessoas, tecnicos de informatica que reclamaram dessa pasta térmica da AMD dizendo que tiveram o mesmo problema do processador sair grudado no cooler e acabar resultando em problemas como a quebra ou alguns pinos entortados...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!