Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, não sei se estou postando na categoria certa, espero que não esteja atrapalhando

Estou tentando fazer a conversão de um código Assembly para um código em C, o problema é, não conheço absolutamente nada sobre assembly

o código é esse

image.png.76dfaab6af0f522ae298550406b2bf5a.png

eu tentei achar alguma solução na internet, mas não tive muito sucesso

• Membro VIP
Postado

Isso daí não é assembly confuso amigo. É praticamente o C mastigado do arduíno. Fale + sobre o projeto ok?

A propósito .. Bem vindo 😁

• Curtir 1
Postado

@.if então, esse projeto ai é um arduino que liga um ventiladorzinho quando a temperatura passa de 28 graus, um sensor de umidade e um sensor de luz que liga um led, é um negocio bem simples, que eu montei usando ajuda de dois tutoriais que encontrei na internet (https://www.filipeflop.com/blog/monitorando-temperatura-e-umidade-com-o-sensor-dht11/) e (https://www.filipeflop.com/universidade/kit-maker-arduino/projeto-10-sensor-de-luz-ambiente/)

Acontece que, eu não sei que parte desse código é assembly, e que parte disso é C, e eu não faço a minima ideia de como passar isso ai pra C.

E obrigado pela recepção :D

• Membro VIP
Postado

ok amigo. O que posso te dizer que isso daí não tem nada de assembly ok? Como te disse, se aproxima muito do c. Pra passar pra c puro há muitas etapas a vencer e entender. P.ex. entender o hardware do microcontrolador em questão é bem importante. Bem como as particularidades do compilador. Só um exemplo:

digitalwrite(pinoled,low): em c pro atmega no compilador IAR C pode ser algo como

PORTB_Bit0=0;

Portanto há muito mais entre o céu e a terra do que supõe sua vã filosofia 🤪

• Curtir 2
  • mês depois...
Postado
Em 01/12/2021 às 18:26, helton meirelles 2 disse:

@.if então, esse projeto ai é um arduino que liga um ventiladorzinho quando a temperatura passa de 28 graus, um sensor de umidade e um sensor de luz que liga um led, é um negocio bem simples, que eu montei usando ajuda de dois tutoriais que encontrei na internet (https://www.filipeflop.com/blog/monitorando-temperatura-e-umidade-com-o-sensor-dht11/) e (https://www.filipeflop.com/universidade/kit-maker-arduino/projeto-10-sensor-de-luz-ambiente/)

Acontece que, eu não sei que parte desse código é assembly, e que parte disso é C, e eu não faço a minima ideia de como passar isso ai pra C.

E obrigado pela recepção :D

Como disseram, isso é uma versão facilitada do C especificamente para utilizar com arduino ou similares. (dá pra ver que não é assembly pelo simples fato de ter o comando #include logo no começo, que é um comando propriamente do C e alguns derivados). Mas a pergunta é, se eles têm essa versão com bibliotecas já prontas, que é justamente para utilizar com o arduino sem muitas reviravoltas, por que você está querendo converter para C puro?

Quando eu olho na internet, dizem que é uma versão modificada de C++, mas sinceramente isso está muito mais próximo de C do que de C++, por isso não entendi sua confusão. Ao que parece, a sintaxe é mais próxima de C porém as bibliotecas devem ter classes, coisas orientadas a objeto (vai entender). Pra converter isso pra totalmente C você teria que converter todas essas bibliotecas também, o que é um trabalho mais especializado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!