Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Dificuldadede com um "Jogo da Velha" no Visualg


Posts recomendados

Estou desenvolvendo um jogo da velha pra uma atividade em VisualG, mas eu não sei porque quando estou criando o "X" sendo o vencedor ele não manda a mensagem "o jogador x ganhou". Não sei o porquê.

 

Algoritmo "jogo da velha"
Var
   matriz:vetor [1..3,1..3] de caractere
   x,y,z:inteiro

Inicio
   matriz[1,1] := "1"
   matriz[1,2] := "2"
   matriz[1,3] := "3"
   matriz[2,1] := "4"
   matriz[2,2] := "5"
   matriz[2,3] := "6"
   matriz[3,1] := "7"
   matriz[3,2] := "8"
   matriz[3,3] := "9"
   //1-------------------------------1------------------------------------------
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   escreval("Digite um Número para X")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("X")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("X")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   //2--------------------------------2--------------------------//
   escreval("Digite um Número para O")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("O")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("O")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   //----------------------------------------3-----------------------------------

   escreval("Digite um Número para X")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("X")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("X")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()

   fimpara
   se (matriz[1,1] = "X") e (matriz[1,2] = "X") e (matriz[1,3] = "X") entao
      escreval("Jogador X Ganhou!!!!")
   fimse
   //--------------------------------------------4----------------------------
   escreval("Digite um Número para O")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("O")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("O")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   //----------------------------------5--------------------------------


   escreval("Digite um Número para X")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("X")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("X")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   //------------------------------6---------------------------
   escreval("Digite um Número para O")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("O")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("O")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   //----------------------------------7--------------------------------

   escreval("Digite um Número para X")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("X")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("X")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   //------------------------------8---------------------------
   escreval("Digite um Número para O")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("O")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("O")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("O")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   //----------------------------------9--------------------------------

   escreval("Digite um Número para X")
   leia(z)
   se z = 1 entao
      matriz[1,1] := ("X")
   fimse
   se z = 2 entao
      matriz[1,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 3 entao
      matriz[1,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 4 entao
      matriz[2,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 5 entao
      matriz[2,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 6 entao
      matriz[2,3] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 7 entao
      matriz[3,1] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 8 entao
      matriz[3,2] := ("X")
   senao
   fimse
   se z = 9 entao
      matriz[3,3] := ("X")
   senao
   fimse
   para x de 1 ate 3 faca
      para y de 1 ate 3 faca
         escreva(matriz[x,y],"  ")
      fimpara
      escreval()
   fimpara
   //--------------X vencedor--------------------------------
   se (matriz[1,1]="X") e (matriz[1,2]) e (matriz[1,3] = "X") entao
      escreval("Joador X Ganhou!!!!!")
   fimse
fimalgoritmo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Artur Elias Coelho    Olá ,  seu código está ficando muito extenso ,  e você até pode usar laços de repetição para movimentar o jogo , por exemplo : coloque uma variáveL para saber a vez de Qual jogador ,  assim :

var
  jogador : inteiro
inicio    
  jogador := 1 // para jogador 1 com simbolo X
  jogador := 2 // para jogador 2 com simbolo O
    
  

e você também pode usar procedimentos e/ou funções , para agilizar e diminuir o tamanho do código  ,  e ele não está mostrando o vencedor por precisa verificar se houve ganhador a cada ciclo do jogo , ou seja logo após um jogador fazer a jogada faz uma verificação , e ali ele vai jogando várias jogadas , e lá no final faz a comparação , assim precisa percorrer todas as linhas e isso demora , 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!