Ir ao conteúdo

overclock automático Ryzen 5 5600x

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Pessoal eu sou leigo em overclock e gostaria de ajuda de vocês.

Recentemente troque a placa-mãe para tuf x570 plus/br, e comprando kit cooler fan da corsair II120.

Como não manjo fazer as montagens, então fui na loja de informática para substituir a placa-mãe do antigo para o novo e aplicação de pasta térmica Grizzy hydronaut e aproveitando solicitei para instalar os cooler fan também.

A loja realizou a troca de placa-mãe (pasta térmica aplicado) e instalaram os cooler fans. Quando a loja me devolveu falou que o BIOS automaticamente aumentou o GHz. 

Setup:

Ryzen 5 5600X (cooler padrão da AMD,) 3.7ghz e agora 4.1 GHz.

Tuf X570 plus br

16gb de memória RAM

Fonte 650W phylon.

Deixando 4.1 GHz a temperatura fica em torno de 50 ~ 60 graus fazendo nada, com jogo (valorant) fica uns 70 graus.

Nesse caso, é tranquilo ? Ou eu devo desabilitar o overclock ? 

Queria conservar bem os componentes mas fico na dúvida se nessa condição e de boa ou não.

Obrigado.

Postado

@Alex Kim

Não tem "OC Automático".. O que tem é o Boost Clock da CPU, que é um aumento de clock, controlado por algoritmo, no caso da AMD.. O pessoal da loja "especializada" não saber informar isso é preocupante...

Enfim, o clock base dele é 3.7 GHz e o Boost pode bater em 4.6 GHz.. Se tá usando ele em 4.1 GHz, em todos os núcleos, nem OC seria.. O que pega é temperatura: se conseguir manter sobre controle, é o que importa..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria  Obrigado pela informação Faria. Pois é foi assim que a loja me informou que “automaticamente aumentou o GHz trocando a placa-mãe”. Antes estava usando b450m estava com base 3.7, quando troquei p x570s foi para 4.1 em todos os núcleos mesmo. A temperatura em si está estável, como foi recente que apliquei a pasta térmica e instalei 3 cooler fan da corsair não está passando dos 70. Se a temperatura está estável então está tranquilo ? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!