Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 5900x chegando a 80 °C


Posts recomendados

Pessoal, eu já não sei mais o que fazer kkkk, recentemente adquirir um Ryzen 9 5900x, e também, pra suprir a necessidade do bixão comprei um water cooler(ASUS ROG RYOU) de 240mm, porém minha temperatura não estava nada boa, em idle ficava 70 graus e no jogo 75ºC 76ºC, não passava disso certo, bom troquei pasta térmica, apertei o cooler até não querer mais , desabilitei o PBO e não mudava temperatura de qualquer maneira, enfim, tomei nota de comprar um Water cooler melhor, e peguei um  Corsair iCUE Elite Capellix 360mm, demorei uma hora pra instalar isso ai, trava estranha e tal, mas enfim, depois de algum tempo consegui conectar ( FIZ A INSTALÇAO DO WC NA PARTE SUPERIOR DO GABINETE, COM O AR DE DENTRO DO GABINETE PUXANDO PRO RADIADOR) quando liguei o pc abri o HW INFO, e vi que estava 60ºC o processador, em idle, ai do nada começou a subir e ficar a 70ºC, enfim, fui jogar, e no valorant chegou a bater 80ºC mas em media ficava na mesma temperatura que o outro, os 75ºC, será que é defeito do meu processador ou alguma configuração da BIOS, tipo core clock sla, mas mesmo se tivesse ativado teria que aguentar a temperatura né 

-PASTA TERMICA PRÉ APLICADA DO WC CORSAIR

-CONFIG:

R9 5900X

ASUS B550M TUF

32 RAM HYPERX FURY 3200MHZ

650W BRONZE

RTX 2080 SUPER

SSD NVMe XPG S50 LITE 1TB

3 FANS PICHAU NA FRENTE PUXANDO O AR DE FORA E UM FAN ATRÁS PUXANDO O AR QUENTE DO GABINETE

GABINETE TALOS P1A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zcas5 Não recomendo o uso de WC tipo AIO para ninguém, pois dificilmente você terá o mesmo desempenho que um air cooler de preço similar ou até inferior.

 

Dito isso, é importante observar se você utilizou o kit de montagem correto para sua CPU, se aplicou a pressão correta e se o fluxo de ar está correto. O fluxo de ar, se o radiador estiver instalado no tampo superior, deve ser com as ventoinhas em baixo do radiador jogando ar para cima/fora do gabinete. Além disso, de nada adianta o radiador estar correto se você não tiver caprichado no fluxo de ar do painel frontal e traseiro. É recomendado no seu caso que tenha pelo menos duas ventoinhas, idealmente três, no painel frontal jogando ar para dentro, bem como uma no painel traseiro jogando para fora. Se tudo isso estiver em ordem, você pode ter errado na configuração da velocidade da bomba, que deve ser de 80% para cima para que ela funcione corretamente. Geralmente a placa-mãe terá um conector exclusivo para a bomba e você pode configurar a velocidade dele na BIOS. Se deixar a bomba com sua velocidade atrelada à temperatura do processador ao invés de fixa, sem configurar corretamente a curva de velocidade, poderá ter problemas como os que citou.

@zcas5 Se em algum momento decidir sair dos AIO, que como já disse acho um mal investimento, recomendo que pondere sobre comprar um cooler como o Scythe Fuma 2 ou o Ninja 5, ou se quiser algo realmente superior pode mirar em um Noctua. No geral todos eles serão superiores aos AIO que você encontra abaixo de 800 reais no mercado, superando muitos acima dessa faixa de preço também no caso do Noctua. Veja este vídeo se quiser saber mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods dentre tudo isso que foi dito das fans, está tudo certo, eu me confundi o lado da fan do WC, porém ja arrumei, agora ele joga o ar pro radiador, enfim minha temperatura bate 60 graus do nada sobe pra 75 (Logo o problema persistiu), fica dando alteração, acho que vou precisar fazer um undervolt, mas não queria perder desempenho, o que voce acha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zcas5 eco mode pode desligar. Só vá na BIOS e procure o turbo boost (pode procurar no manual se quiser) e desligue para testar. Lembre que o windows deve sempre ser configurado no modo de energia "equilibrado", jamais no alto desempenho, pois esse segundo aumenta a temperatura e consumo sem aumentar em nada seu desempenho. Se você tiver instalado seus drivers corretamente, provavelmente aparecerá a opção "Ryzen balanced", sendo então a preferível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods interessante... meu windows esta no alto desempenho sim, talvez deve ser isso, de qualquer forma, vou mudar pro modo de equilíbrio e atualizar meu Ryzen pra ver se aparece essa opção na BIOS... tem mais alguma configuração no Windows que possa alterar a temperatura? pois essas mudanças eu fiz vendo vídeos pra melhorar o desempenho quando tinha meu processador antigo.... talvez seja até melhorar eu formatar...

 

(esse driver do Ryzen, é so pesquisar drive do Ryzen 5900x?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zcas5 Isso que o povo recomenda de colocar no plano auto desempenho é uma bobagem sem fim, pois a única coisa que isso faz é manter os componentes constantemente ligados, memo quando fora de uso. Isso não traz ganho algum de desempenho, mas aumenta o consumo elétrico e o aquecimento do aparelho. 

 

Se quiser ter bom desempenho aprenda a usar as configurações do windows para reduzir o impacto de programas em segundo plano e outras atividades ocultas que são gerenciadas por programas externos ou pelo próprio windows. Menciono isso tudo em detalhe nesse tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/

 

Se desejar formatar seu PC para ter melhor desempenho, use meu tutorial para deixá-lo pronto para futuras manutenções, bem como o mais estável possível: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

 

Teste desligar o turbo boost, pois é ele que causa esses saltos na temperatura. 

Para uma CPU desse calibre você não precisa tanto desse artifício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!