Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos. Como é a estrutura da rede elétrica numa cidade onde todas as tomadas residenciais são 220 V? Nas cidades onde eu morei em praticamente todos os lugares tinham tomadas de 127V e 220V. Sei que na rua depois do transformador que “abaixa” a tensão da rede de milhares de volts saem 5 fios, as três fases do sistema trifásico, um neutro e mais um que não sei direito o que faz. As fases entre si medem 220 volts e cada uma com o neutro 127 volts. Para cada casa com ligação bifásica vão o neutro e 2 das 3 fases sempre alternando tipo: casa 1 fases 1 e 2, casa 2 fases 2 e 3, casa 3 fases 3 e 1, casa 4 fases 1 e 2 novamente e assim por diante. Agora como é nas cidades onde não existem tomadas de 127, são todas de 220?

Postado

Algumas cidades são bifasica (220v é através de fase e fase) e em outras é através de fase +neutro

nas cidades onde há só 220V (monofásico) vem 1 fase + neutro = monofasico

2 fases + neutro = bifasico 

3 fases + neutro = trifasico

Em regiões onde é exclusivo 220V você jamais vai ligar 2 fases juntas como se faz em 127V onde algumas tomadas são 127V e outras 220V.

O princípio é que residencialmente falando você vai usar

Fase 1+neutro - Chuveiro 1 (2cabos+terra)

Fase 2+neutro - Chuveiro 2 (2 cabos + terra),

Fase 1 +neutro Ar Conadicionado sala, (dois cabos+terra)

Fase 2  +neutro  Ar condicionado quarto (dois cabos+terra)

fase 1+neutro quarto solteiro (dois cabos+terra)

fase 2+neutro quarto casal, (dois cabos+terra)

fase 1+ neutro cozinha, (dois cabo+terra)

fase 2+neutro lavanderia (dois cabos+terra)

Quem faz essa "separação" de fase A e B (ou 1 e 2)? o pente de barramento. Procure no google por Pente barramento disjuntor bifásico 220V

Depende de cada concessionária

Em algumas ruas da cidade pode ter 3 fases (+neutro) que vai servir um mega hipermercado por exemplo. E logo na outra esquina uma casa monofasico (220V fase + neutro)

Alguém com mais experiência pode me dizer melhor mas elevadores (motores) em cidades 220V" monofasico" para chegar ao trifásico 380V são 3 fases 

No da esquerda é uma rede 127V/220V já na direita é 220V/380V

• Curtir 4
  • Obrigado 1
Postado

@donzmaker perfeito! Estou ajudando um colega nosso em outro tópico daqui que não tem aterramento na casa e tem uma caixa amplificada Eletro Voice que está "vazando" 220 volts pelo terra e claro, todo o equipamento conectado à ela está dando um delicioso choque. No primeiro vídeo o autor citou especificamente a cidade onde nosso colega  mora, Santa Catarina, onde segundo o vídeo, o sistema é um trifásico de 380 volts e as tomadas são neutro e uma fase 220. Pelo que lembro nas tomadas dos EUA , 2 pinos chatos e um terra redondo existe uma norma pra ligar fase e neutro. Sabe me dizer se isso foi normalizado para as tomadas de três pinos aqui do Brasil? Muito obrigado!

Postado
11 minutos atrás, Andreas Karl disse:

@donzmaker perfeito! Estou ajudando um colega nosso em outro tópico daqui que não tem aterramento na casa e tem uma caixa amplificada Eletro Voice que está "vazando" 220 volts pelo terra e claro, todo o equipamento conectado à ela está dando um delicioso choque. No primeiro vídeo o autor citou especificamente a cidade onde nosso colega  mora, Santa Catarina, onde segundo o vídeo, o sistema é um trifásico de 380 volts e as tomadas são neutro e uma fase 220. Pelo que lembro nas tomadas dos EUA , 2 pinos chatos e um terra redondo existe uma norma pra ligar fase e neutro. Sabe me dizer se isso foi normalizado para as tomadas de três pinos aqui do Brasil? Muito obrigado!

Sim aqui no Brasil é NBR14136-Neutro-Terra-Fase.jpg

2.png

Não adianta fazer gambiarra tem de fazer o aterramento conforme as normas

Veja que quando o terra está "para cima" o neutro é sempre à esquerda

Ao contrário o neutro vai para direita

tomada_abnt_nbr_14136.jpg

Tomadas%202B3.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...