Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga, gotículas d'água na placa de vídeo


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Yo, tenho uma dúvida. Hoje de manhã, fui fazer os testes periódicos que faço no meu computador, já que, ele não tá ligando, nem arrancando, nem nada. Sempre tento ligar ele, depois abro pra verificar as peças.

 

Motivo do tópico: enquanto eu estava removendo a placa de vídeo do gabinete, percebi que tinha umas gotículas d'água nela, não sei se foram da minha mão, ou se caíram na hora que eu estava removendo ela. (O clima tá meio nublado)

Eram gotas pequenas, dava pra tirar com o dedo, mas mesmo assim, no desespero, acabei tirando a placa de vídeo o mais rápido possível do gabinete, peguei um spray com álcool isopropílico e passei nela. Queria perguntar se, ainda corro o risco de perder a placa, ou se esse procedimento que eu fiz é o suficiente. Esperei secar, não liguei o pc até agora, (até porque, não tenho motivos) e o evento ocorreu a mais ou menos uma hora atrás.

 

E, não, o pc não estava na tomada, e, mesmo se tivesse, a única coisa que a placa-mãe tá conseguindo dar energia, são os próprios leds dela. E mais outra coisa: como não consigo ligar o pc, o que posso fazer pra testar a placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado, a máquina já não funcionava, aí você molhou a placa de vídeo mas não sabe como (??), e agora quer saber se estragou (sendo que já estava estragado)...
 

5 minutos atrás, JeanVP disse:

E mais outra coisa: como não consigo ligar o pc, o que posso fazer pra testar a placa de vídeo?

Você tem que testar ela em outro PC que funcione.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Shaman93 disse:

Complicado, a máquina já não funcionava, aí você molhou a placa de vídeo mas não sabe como (??), e agora quer saber se estragou (sendo que já estava estragado)...
 

Você tem que testar ela em outro PC que funcione.

Na real tipo, a placa de vídeo funcionava perfeitamente

o que tava dando pau era a minha placa-mãe. Eu tenho que "esquentar" ela pra ela poder ligar e dar energia aos outros componentes. Minha preocupação toda foi essas gotas de água aparecerem do nada aí na placa de vídeo enquanto eu estava fazendo mais uma manutenção no PC.

 

Ae, agora tô meio sem opção pra fazer os testes. O único pc que tenho funcionando, é o do meu padrasto, mas não posso mexer nele, já que, se der algum problema, nem eu, nem ele vai ter um computador pra usar. De qualquer modo, já estava esperando receber nesse fim de mês pra comprar uma nova placa-mãe, só que agora ocorreu isso ae. Depois que passei álcool, não vi mais nenhuma gota de água na placa de vídeo.

 

 

ae fico na dúvida, não foi nada de mais coisa de duas gotas pequenas de chuva, mas mesmo assim acabo me preocupando, já que, é água né.

 

Quem puder me dar uma luz, e me responder se é melhor eu deixar o pc fora da tomada mesmo por uns dias, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanVP Quando qualquer componente eletrônico é molhado, é necessário remover a alimentação elétrica imediatamente e dar um banho de isopropanol e talvez de um antioxidante logo em seguida. Somente após esses dois banhos que eu recomendo tentar ligar novamente. Se o componente for ligado sem isso, mesmo que já tenha secado, os sais minerais da água vão causar curto e derreter trilhas e queimar componentes. O que estraga eletrônicos não é a água em si, mas os sais minerais condutivos que estão presentes nela, sendo que eles ficam para trás depois que ela seca. Se não fez isso, procure um técnico especializado em microeletrônica para verificar suas trilhas e componentes na esperança de que ele será capaz de recompor o que tiver sido danificado. Esse tipo de reparo requer equipamentos especiais e capacitação técnica, não recomendo tentar em casa.

 

Se tiver passado corrente nesse componente sem os banhos pode ter certeza que causou algum dano. Mesmo que volte a funcionar depois, terá vida útil encurtada se não fizer o tratamento correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Quando qualquer componente eletrônico é molhado, é necessário remover a alimentação elétrica imediatamente e dar um banho de isopropanol e talvez de um antioxidante logo em seguida.

O isopropanol eu passei bastante, agora, antioxidante não tenho. Nesse caso, qual é o melhor a ser feito? Esperar o sol evaporar toda a água, pra depois ligar de novo?

 

Ah, lembrando que  esse problema da placa-mãe já estava ocorrendo desde duas semanas atrás, e que hoje, após eu perceber essas gotas dágua, eu não liguei o pc em nenhum momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, JeanVP disse:

O isopropanol eu passei bastante, agora, antioxidante não tenho. Nesse caso, qual é o melhor a ser feito? Esperar o sol evaporar toda a água, pra depois ligar de novo?

Eu daria literalmente um banho de isopropanol, esfregando com brocha ou pincel macio cada trilha cuidadosamente para não danificar os componentes, deixando o álcool escorrer livremente por ela. Depois disso recomendo que deixe uns 30 minutos secando e observe se há algum resíduo preso entre componentes ou barbatanas do cooler. Não precisa deixar ao sol, pois isopropanol tem baixo ponto de ebulição e vai secar na temperatura ambiente mesmo (fora que não sei se o sol pode danificar os componentes também). Feito isso, é testar e ver se ainda funciona. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Eu daria literalmente um banho de isopropanol, esfregando com brocha ou pincel macio cada trilha cuidadosamente para não danificar os componentes, deixando o álcool escorrer livremente por ela. Depois disso recomendo que deixe uns 30 minutos secando e observe se há algum resíduo preso entre componentes ou barbatanas do cooler. Não precisa deixar ao sol, pois isopropanol tem baixo ponto de ebulição e vai secar na temperatura ambiente mesmo (fora que não sei se o sol pode danificar os componentes também). Feito isso, é testar e ver se ainda funciona. 

Bom, como eu tenho literalmente só um spray de álcool isopropílico, eu passei o máximo que pude, quase que acabou o frasco. Consegui tirar as duas gotas que caíram na parte de cima, e na parte de baixo, onde fica os coolers e os outros circuitos, continuaram secas e não caiu nada lá. A esse ponto, a placa já deve estar totalmente seca, mas mesmo assim, estou com um receio do caramba de tentar testar o PC agora, porque, além da placa de vídeo, tenho que torcer que a placa-mãe ligue, pra depois testar a placa de vídeo no monitor. Felizmente foram só essas poucas gotas mesmo, tanto que nem caíram na placa-mãe e só ficaram na placa de vídeo mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tentei ligar aqui, mesma coisa, botão power não responde. Pensei em botar no pc que tá funcionando (no caso, esse aqui) só que o gabinete é muito apertado, e não sei fazer teste de bancada, com isso, a placa de vídeo não cabe, e eu não tenho opções.

 

Não sei o melhor a se fazer, mas, o que estou pensando é comprar um novo processador, uma nova placa-mãe, e torcer que a placa de vídeo ainda esteja funcionando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, JeanVP disse:

Bom, tentei ligar aqui, mesma coisa, botão power não responde. Pensei em botar no pc que tá funcionando (no caso, esse aqui) só que o gabinete é muito apertado, e não sei fazer teste de bancada, com isso, a placa de vídeo não cabe, e eu não tenho opções.

Faça o teste de bancada. Isso consiste em retirar a MB do gabinete, desconectar tudo dela exceto uma memória (se tiver mais de uma) e o processador se ele tiver vídeo integrado. Se não tiver vídeo, mantenha a GPU então. Seja como for, ligue só o cabo de 24 pinos da fonte e o 4/8 da MB que alimenta a CPU, mais nada. Não conecte HDDs, mouse, teclado, nada além do que falei. Faça um reset de BIOS prolongado fechando curto (com chave de fenda, philips, chave do carro, whatever) nos dois pinos do jumper CLR_CMOS com a fonte desligada da tomada. Cesse o curto, conecte na tomada e tente ligar o PC. Isso é um teste de bancada.

57 minutos atrás, JeanVP disse:

Não sei o melhor a se fazer, mas, o que estou pensando é comprar um novo processador, uma nova placa-mãe, e torcer que a placa de vídeo ainda esteja funcionando.

Sem testar é jogar dinheiro no lixo. Se tem tanto dinheiro para gastar, venda isso tudo e compre novo. Simples, objetivo e funcional. Só tente, com máximo esforço, nunca mais deixar cair água em um computador, plz. Ainda não existem computadores domésticos com IPV6, infelizmente, menos ainda montados pelo usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Faça o teste de bancada. Isso consiste em retirar a MB do gabinete, desconectar tudo dela exceto uma memória (se tiver mais de uma) e o processador se ele tiver vídeo integrado.

Vou tentar fazer isso, em qual superfície posso colocar a placa-mãe?

Sobre o CLR_CMOS, não sei se minha placa-mãe possui os pinos, apenas a bateria, e, para ligar o pc, preciso fazer algum curto nos pinos do PWR?

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Sem testar é jogar dinheiro no lixo. Se tem tanto dinheiro para gastar, venda isso tudo e compre novo. Simples, objetivo e funcional. Só tente, com máximo esforço, nunca mais deixar cair água em um computador, plz. Ainda não existem computadores domésticos com IPV6, infelizmente, menos ainda montados pelo usuário.

É... Bem, "comprar um novo" é uma das frases que mais ouço ultimamente. Sabe, eu provavelmente tenho algum problema no meu gabinete, porque, todas as peças que botei lá, acabaram morrendo em um tempo muito curto. Por exemplo, já comprei três placas mãe, dois processadores, uma placa de vídeo, e tudo isso num período de 5 anos. Então, acaba que todo mundo que é mais próximo a mim, sempre fala pra comprar um PC novo ou montar do zero. É isso que estou tentando fazer por enquanto, mas, essa placa de vídeo também é nova, coisa de 4 meses de uso só, por isso o motivo do tópico. (Essa última placa-mãe, que está dando problema agora, começou a dar isso enquanto eu estava usando uma fonte nova, a Pichau Nidus 500w, não que a fonte seja o problema, mas mesmo assim).

 

Sobre a água, sempre tento ter o maior cuidado, só que hoje acabou não sendo um dia bom pra mim, haha. Amanhã, vou testar uma placa-mãe antiga que tenho e tentar fazer o teste de bancada, se, mesmo assim não funcionar, tento fazer com essa defeituosa mesmo, e se, MESMO assim não ligar, retiro as peças desse pc que tô usando do gabinete. Ou é isso, ou esperar o tempo esquentar pra ter uma "chance" da minha placa-mãe ligar de novo. Mas na minha percepção, ainda acho que a placa de vídeo tem salvação, já que, como eu falei, acabaram sendo duas gotas de água. Claro, isso é o suficiente pra fazer estrago, mas não foi muita coisa a ponto de criar uma preocupação maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, JeanVP disse:

Vou tentar fazer isso, em qual superfície posso colocar a placa-mãe?

Qualquer superfície plana não condutiva, como uma mesa de madeira (cuidado para não arranhar a mesa). Geralmente quem não tem mesa de testes usa a própria caixa da placa-mãe.

12 horas atrás, JeanVP disse:

Sobre o CLR_CMOS, não sei se minha placa-mãe possui os pinos, apenas a bateria, e, para ligar o pc, preciso fazer algum curto nos pinos do PWR?

Toda placa-mãe possui o jumper CLR_CMOS. Geralmente fica ou perto da bateria no perto do JFP1, que é onde conectamos o painel frontal. Se quiser pode usar o método de remover a bateria com o PC desconectado da tomada, mas isso ainda pode falhar já que cada fonte tem ainda uma carga residual que pode demorar muitos minutos para se dissipar, com isso mantendo a BIOS alimentada e evitando o reset correto. No seu manual mostra onde está o jumper citado.

12 horas atrás, JeanVP disse:

É... Bem, "comprar um novo" é uma das frases que mais ouço ultimamente. Sabe, eu provavelmente tenho algum problema no meu gabinete, porque, todas as peças que botei lá, acabaram morrendo em um tempo muito curto. Por exemplo, já comprei três placas mãe, dois processadores, uma placa de vídeo, e tudo isso num período de 5 anos. Então, acaba que todo mundo que é mais próximo a mim, sempre fala pra comprar um PC novo ou montar do zero. É isso que estou tentando fazer por enquanto, mas, essa placa de vídeo também é nova, coisa de 4 meses de uso só, por isso o motivo do tópico. (Essa última placa-mãe, que está dando problema agora, começou a dar isso enquanto eu estava usando uma fonte nova, a Pichau Nidus 500w, não que a fonte seja o problema, mas mesmo assim).

Três coisas são razões mais comuns para o que você acaba de citar. A primeira é falha na instalação, onde o usuário não posicionou conectores ou standoffs corretamente e deixou a placa-mãe ou outros componentes com mau contato ou curto. O segundo é a presença de uma fonte de má qualidade, que conhecidamente encurta a vida útil de todos os componentes. Em terceiro lugar vem os hábitos de uso, como deixar o PC posicionado sob uma janela, ou deixá-lo tombar ou bater durante a operação, dentre mil e uma outras situações que não convém exemplificar.

 

Seja qual for o seu problema, lhe aviso que componentes de qualidade queimarem em menos de 5 anos de operação (seja qual componente for) é sinal de que há algo muito errado na montagem. Componentes de qualidade e novos vão durar no mínimo oito anos de uso intenso, isso já considerando os menos duráveis que normalmente são HDD e fonte de qualidade intermediária (fontes de boa qualidade duram no mínimo 10 anos). Assim sendo recomendo muito que revise sua montagem, seus hábitos e suas escolhas de componentes.

 

Obs.: A presença de estabilizador ou uma rede elétrica problemática (sem uma fonte de qualidade para filtrar tudo isso) também é um fator de desgaste prematuro. Observe se sua instalação foi bem feita, sem adaptadores ou mal contatos em tomadas e conexões, e se tiver um estabilizador, seja qual for (nobreak também é estabilizador), retire da equação e leia os tópicos fixos na seção de fontes e energia aqui do fórum para entender as razões e qual é a forma correta de proteger seu PC.

 

Obs.2: Reveja seu manuseio de componentes, bem como a questão da eletricidade estática. Se tem carpete ou cerâmica como piso da sua casa, isso pode ser um fator de falha prematura de componentes. Hoje em dia é muito difícil queimar um componente com apenas uma descarga, mas somadas ao longo de um período as descargas podem causar danos permanentes. Segurar componentes errado, fazer manutenções preventivas desnecessárias aumentando o desgaste, a constante troca de cabos ou desconexão de componentes, são também situações onde você adiciona pontos de falha a cada erro cometido, os quais se somam rapidamente se repetidos com o mesmo mal hábito. Recomendo que leia meu checklist sobre montagem, pois abordo pelo menos o básico de manuseio e instalação de componentes lá: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Três coisas são razões mais comuns para o que você acaba de citar. A primeira é falha na instalação, onde o usuário não posicionou conectores ou standoffs corretamente e deixou a placa-mãe ou outros componentes com mau contato ou curto. O segundo é a presença de uma fonte de má qualidade, que conhecidamente encurta a vida útil de todos os componentes. Em terceiro lugar vem os hábitos de uso, como deixar o PC posicionado sob uma janela, ou deixá-lo tombar ou bater durante a operação, dentre mil e uma outras situações que não convém exemplificar.

 

Seja qual for o seu problema, lhe aviso que componentes de qualidade queimarem em menos de 5 anos de operação (seja qual componente for) é sinal de que há algo muito errado na montagem. Componentes de qualidade e novos vão durar no mínimo oito anos de uso intenso, isso já considerando os menos duráveis que normalmente são HDD e fonte de qualidade intermediária (fontes de boa qualidade duram no mínimo 10 anos). Assim sendo recomendo muito que revise sua montagem, seus hábitos e suas escolhas de componentes.

 

Obs.: A presença de estabilizador ou uma rede elétrica problemática (sem uma fonte de qualidade para filtrar tudo isso) também é um fator de desgaste prematuro. Observe se sua instalação foi bem feita, sem adaptadores ou mal contatos em tomadas e conexões, e se tiver um estabilizador, seja qual for (nobreak também é estabilizador), retire da equação e leia os tópicos fixos na seção de fontes e energia aqui do fórum para entender as razões e qual é a forma correta de proteger seu PC.

 

Obs.2: Reveja seu manuseio de componentes, bem como a questão da eletricidade estática. Se tem carpete ou cerâmica como piso da sua casa, isso pode ser um fator de falha prematura de componentes. Hoje em dia é muito difícil queimar um componente com apenas uma descarga, mas somadas ao longo de um período as descargas podem causar danos permanentes. Segurar componentes errado, fazer manutenções preventivas desnecessárias aumentando o desgaste, a constante troca de cabos ou desconexão de componentes, são também situações onde você adiciona pontos de falha a cada erro cometido, os quais se somam rapidamente se repetidos com o mesmo mal hábito. Recomendo que leia meu checklist sobre montagem, pois abordo pelo menos o básico de manuseio e instalação de componentes lá: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Certo, vamos lá: Comprei esse pc na Chipart em 2017, de lá, nunca abri o pc verdadeiramente. Após isso, minha placa-mãe da ASRock acabou morrendo, como não sabia como montar um pc na época, mandei pra um técnico e ele me recomendou comprar uma outra da ASUS, utilizei ela por uns 2 anos até ela começar a dar pau novamente. Após isso, troquei pra H310-M E R2.0 que é a que estava usando agora, até ela começar a dar problema, na montagem, percebi que meu gabinete só possui 3 standoffs, o que é realmente um problema muito grande, porém não dei muita bola até agora, que estou tentando "reformular" depois de tantas tentativas fracassadas.

 

Minha fonte que usei, e a que comprei são: VS400 da Corsair (veio no PC e funciona até hoje) e uma Pichau Nidus 500w (comprei ela seis meses atrás, ainda funciona) HDD, ainda funciona também, é o mesmo desde que comprei o PC, juntamente com a RAM.
Aqui em casa não possui nenhum tipo de tapete ou algo que possa aumentar a eletricidade estática, inclusive o chão de onde meu pc fica não é ladrilhado, apenas cimentado. Nunca abro o PC para fazer manutenções a menos que ele esteja dando algum problema, como foi o caso dessa vez. Ah, e eu não uso estabilizador *PORÉM* me advertiram que usar um benjamin não é uma boa escolha, mesmo assim, não tenho muitas opções, já que algumas tomadas daqui de casa não suportam 3 pinos.

 

Tem tantas outras coisas que realmente foram culpa minha por esse pc parar de pegar tantas vezes, como por exemplo, o gabinete mesmo, a oxidação acabou corroendo ele inteiro, e acabei perdendo uma placa de vídeo por isso! Mas, nesse último caso, não vejo sentido a placa-mãe parar de funcionar do nada. 

 

Vou tomar várias dicas que você disse, tentar botá-las em prática, e já hoje de tarde tentar resetar o Jumper do CMOS. Se o pc ligar, der vídeo, maravilha, posso descansar e deixar ele guardado até comprar um gabinete e uma placa-mãe nova, se não, o jeito é ter paciência, ou levar a placa de vídeo pra algum conhecido aqui, pra pelo menos fazer o teste dela, pra não precisar me preocupar em comprar uma nova juntamente com as outras peças que falei

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, JeanVP disse:

Após isso, troquei pra H310-M E R2.0 que é a que estava usando agora, até ela começar a dar problema, na montagem, percebi que meu gabinete só possui 3 standoffs, o que é realmente um problema muito grande, porém não dei muita bola até agora, que estou tentando "reformular" depois de tantas tentativas fracassadas.

Três?!?!?!?!?!?!?! Aí seu técnico e sua loja te zuaram... Se o técnico não viu isso, ESPECIALMENTE depois de ter trocado placas mãe mais de uma vez, então ele é pior que a loja por sinal. Se quiser refazer esse PC e ver se dá caldo posso ajudá-lo, mas tem que ver o que ainda está prestando aí... cara, três standoffs... não é à toa que eu entrei no ramo de montagem e manutenção, pois umas dessas são de ferver o sangue.

32 minutos atrás, JeanVP disse:

Minha fonte que usei, e a que comprei são: VS400 da Corsair (veio no PC e funciona até hoje) e uma Pichau Nidus 500w (comprei ela seis meses atrás, ainda funciona) HDD, ainda funciona também, é o mesmo desde que comprei o PC, juntamente com a RAM.

Ok.

33 minutos atrás, JeanVP disse:

Aqui em casa não possui nenhum tipo de tapete ou algo que possa aumentar a eletricidade estática, inclusive o chão de onde meu pc fica não é ladrilhado, apenas cimentado. Nunca abro o PC para fazer manutenções a menos que ele esteja dando algum problema, como foi o caso dessa vez. Ah, e eu não uso estabilizador *PORÉM* me advertiram que usar um benjamin não é uma boa escolha, mesmo assim, não tenho muitas opções, já que algumas tomadas daqui de casa não suportam 3 pinos.

Não, não é uma boa escolha. Recomendo que troque a tomada da parede para o padrão novo, de três pinos redondos, e compre um iclamper de 5 ou 8 tomadas. Feito isso, troque também os cabos do PC e monitor se não forem de padrão novo. Nunca use Ts/benjamins, adaptadores, filtros de linha de má qualidade ou estabilizadores. O investimento valerá cada centavo a longo prazo.

35 minutos atrás, JeanVP disse:

Tem tantas outras coisas que realmente foram culpa minha por esse pc parar de pegar tantas vezes, como por exemplo, o gabinete mesmo, a oxidação acabou corroendo ele inteiro, e acabei perdendo uma placa de vídeo por isso! Mas, nesse último caso, não vejo sentido a placa-mãe parar de funcionar do nada. 

Se há oxidação, então há excesso de umidade, e nessas condições seus componentes vão durar pouco mesmo. Mora perto do litoral?

Se há oxidação no gabinete a placa-mãe com certeza vai parar de funcionar do nada, e um componente em curto por oxidação pode bem queimar vários outros conectados a ele.

36 minutos atrás, JeanVP disse:

Vou tomar várias dicas que você disse, tentar botá-las em prática, e já hoje de tarde tentar resetar o Jumper do CMOS. Se o pc ligar, der vídeo, maravilha, posso descansar e deixar ele guardado até comprar um gabinete e uma placa-mãe nova, se não, o jeito é ter paciência, ou levar a placa de vídeo pra algum conhecido aqui, pra pelo menos fazer o teste dela, pra não precisar me preocupar em comprar uma nova juntamente com as outras peças que falei

Com a informação adicional sobre oxidação, mesmo que o PC ligue e dê imagem eu não confiaria. Quem mora no litoral precisa tomar medidas especiais para que seus equipamentos durem. Já vi muitos colegas aqui no fórum citarem possíveis soluções, implementarem outras, incluindo desumidificadores e coisas do tipo, mas quando chega ao nível de perder tantos componentes tão cedo, eu ponderaria seriamente sobre montar um PC aquário, que não tem contato com o ar e zero chance de oxidar.

Isso falo já pensando no mais extremo, mas também mais garantido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Três?!?!?!?!?!?!?! Aí seu técnico e sua loja te zuaram... Se o técnico não viu isso, ESPECIALMENTE depois de ter trocado placas mãe mais de uma vez, então ele é pior que a loja por sinal. Se quiser refazer esse PC e ver se dá caldo posso ajudá-lo, mas tem que ver o que ainda está prestando aí... cara, três standoffs... não é à toa que eu entrei no ramo de montagem e manutenção, pois umas dessas são de ferver o sangue.

Pois é cara, eu não faço ideia como ele perdeu tanto standoff no meio do caminho. Foi um milagre até mesmo a placa-mãe funcionar por um ano inteiro.

 

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não, não é uma boa escolha. Recomendo que troque a tomada da parede para o padrão novo, de três pinos redondos, e compre um iclamper de 5 ou 8 tomadas. Feito isso, troque também os cabos do PC e monitor se não forem de padrão novo. Nunca use Ts/benjamins, adaptadores, filtros de linha de má qualidade ou estabilizadores. O investimento valerá cada centavo a longo prazo

A do meu quarto, eu utilizava o PC lá sem problemas, pois as tomadas lá tem o padrão novo. Só que a alguns meses atrás, tive que começar a usar o benjamin por conta do estabelecimento que fizemos aqui na garagem. Vou tentar falar com a galera de casa pra ver se conseguem trocar o PC de lugar ou mudar a tomada.

 

Antes da placa-mãe morrer, a lista de coisas que funcionavam era a seguinte:
Placa de vídeo (GTX 960, comprada a 4 meses atrás, que foi essa que recebeu água. Vamos supor que ela ainda esteja pegando).
Fonte da Pichau, como já dito anteriormente
HD, minhas duas memórias RAM DDR4 e processador i3 9100f.

 

Atualmente, estou tentando procurar um kit com um i3-10100f (ou um 10100), ou superior com uma H510M por até 1200 reais (os dois juntos ou separados, desde que não ultrapasse os 1200)

e um gabinete novo, estava pensando em pegar este: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-pouter-ii-led-RGB-vidro-temperado-pgpo-02-RGB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se há oxidação, então há excesso de umidade, e nessas condições seus componentes vão durar pouco mesmo. Mora perto do litoral?

Se há oxidação no gabinete a placa-mãe com certeza vai parar de funcionar do nada, e um componente em curto por oxidação pode bem queimar vários outros conectados a ele.

Não moro perto do litoral, mas moro "no meio do mato" quando faz frio, o tempo fica muito úmido por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JeanVP disse:

Se quer algo durável pegue pelo menos esse: Gabinete Gamer Aerocool Hive, Mid Tower, 1x FAN RGB Traseira, Lateral em Vidro Temperado, Preto - 72997 - R$ 319,90

Maior qualidade de fabricação, certamente melhor ventilação com mesh no painel frontal, etc.

37 minutos atrás, JeanVP disse:

Não moro perto do litoral, mas moro "no meio do mato" quando faz frio, o tempo fica muito úmido por aqui.

Se chega ao ponto de causar formação de gotas sobre objetos (orvalho), então seria bom investir em um desumidificador, deixar seu PC longe do chão e coberto por um tecido grosso e absorvente quando fora de uso, ou então por um plástico impermeável e bem selado, e se possível manter o cômodo fechado no horário que se forma o orvalho. Quem mora em regiões muito úmidas precisa se acostumar a tomar certas medidas de precaução se quiser que seus equipamentos durem. Aqui perto de minha cidade temos duas cidades que são bem assim, mata fechada, altíssimo índice de umidade, formação de orvalho ao entardecer todos os dias. Meus clientes nessas cidades já acostumaram a colocar proteções nas janelas e usar desumidificador em cômodos que são mais susceptíveis à formação de mofo pelo excesso de umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se quer algo durável pegue pelo menos esse: Gabinete Gamer Aerocool Hive, Mid Tower, 1x FAN RGB Traseira, Lateral em Vidro Temperado, Preto - 72997 - R$ 319,90

Maior qualidade de fabricação, certamente melhor ventilação com mesh no painel frontal, etc.

obrigado pela sugestão!

 

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se chega ao ponto de causar formação de gotas sobre objetos (orvalho), então seria bom investir em um desumidificador, deixar seu PC longe do chão e coberto por um tecido grosso e absorvente quando fora de uso, ou então por um plástico impermeável e bem selado, e se possível manter o cômodo fechado no horário que se forma o orvalho. Quem mora em regiões muito úmidas precisa se acostumar a tomar certas medidas de precaução se quiser que seus equipamentos durem. Aqui perto de minha cidade temos duas cidades que são bem assim, mata fechada, altíssimo índice de umidade, formação de orvalho ao entardecer todos os dias. Meus clientes nessas cidades já acostumaram a colocar proteções nas janelas e usar desumidificador em cômodos que são mais susceptíveis à formação de mofo pelo excesso de umidade.

Bom, formar gotas de orvalho, isso não acontece por aqui, até onde eu sei, a única coisa que acontece mesmo é todo objeto metálico ficar MUITO mas MUITO frio e ficar úmido.  Mas sua opção de um desumidificador é uma boa, você tem algum que possa me recomendar? Caso não for muito caro, eu compro um, é o melhor a se fazer do que ficar gastando com o PC a cada ano.

 

Um update aqui: a placa de vídeo tá salva, deu vídeo e tá tudo certo. Consegui ligar o PC, como eu falei, ele só liga em tempos quentes por algum diabo de motivo, e como hoje fez 30°C, acabou ligando na hora. Mas, como não quero mexer nele, desliguei após o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
13 horas atrás, JeanVP disse:

Bom, formar gotas de orvalho, isso não acontece por aqui, até onde eu sei, a única coisa que acontece mesmo é todo objeto metálico ficar MUITO mas MUITO frio e ficar úmido

Seria o mesmo que orvalho, onde objetos frios condensam umidade do ar na forma de gotículas.

13 horas atrás, JeanVP disse:

Mas sua opção de um desumidificador é uma boa, você tem algum que possa me recomendar?

Não entendo muito desse assunto específico. Só sei que minha esposa havia comprado dois pequenos uns anos atrás para onde morava e eles tiravam um litro por semana do ar, se muito, o que não salvou do mofo. Aqui no fórum já vi um colega recomendando um que tirava litros por dia, e a diferença é absurda e acredito que valeria um investimento maior. Teria mesmo que criar um tópico específico ou pesquisar nos existentes para encontrar a melhor recomendação.

13 horas atrás, JeanVP disse:

Caso não for muito caro, eu compro um, é o melhor a se fazer do que ficar gastando com o PC a cada ano.

Acredite, pelo gasto que você relatou você poderia ter feito uma pequena reforma no quarto para evitar que isso acontecesse. Estude a situação e planeje a solução o mais breve possível, pois a perda de componentes vai continuar se não o fizer.

13 horas atrás, JeanVP disse:

Um update aqui: a placa de vídeo tá salva, deu vídeo e tá tudo certo. Consegui ligar o PC, como eu falei, ele só liga em tempos quentes por algum diabo de motivo, e como hoje fez 30°C, acabou ligando na hora. Mas, como não quero mexer nele, desliguei após o teste.

Provavelmente por causa do excesso de umidade mesmo. Que bom que não perdeu sua GPU, seria o pior prejuízo possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Não entendo muito desse assunto específico. Só sei que minha esposa havia comprado dois pequenos uns anos atrás para onde morava e eles tiravam um litro por semana do ar, se muito, o que não salvou do mofo. Aqui no fórum já vi um colega recomendando um que tirava litros por dia, e a diferença é absurda e acredito que valeria um investimento maior. Teria mesmo que criar um tópico específico ou pesquisar nos existentes para encontrar a melhor recomendação

Entendo, mas obrigado pela "solução" do problema com a umidade, vai servir muito. Já vou ir pesquisando sobre.

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Acredite, pelo gasto que você relatou você poderia ter feito uma pequena reforma no quarto para evitar que isso acontecesse. Estude a situação e planeje a solução o mais breve possível, pois a perda de componentes vai continuar se não o fizer.

Vou sim, continuar com o PC morrendo a cada 6 meses não vai ajudar na situação aqui, vou tentar conversar com o pessoal daqui de casa pra verem o que a gente faz.

 

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Provavelmente por causa do excesso de umidade mesmo. Que bom que não perdeu sua GPU, seria o pior prejuízo possível.

Pois é, felizmente, tá tudo certo. Muito obrigado pela ajuda, de verdade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!