Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock RAM/CPU R5 5600x


euqiak

Posts recomendados

Pessoal tenho um R5 5600X junto com uma ASUS TUF B550M, e um kit de Ram 3200MHZ T-Force da TeamGroup. 

 

Meu processador em stock fica abaixo dos 70C (poussuo um water cooler básico de 120m) e estou satisfeito com o processador nesse estado. Gostaria de saber como fazer overclock, ou odne encontro algum profile pronto para essas memórias poderiam me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@euqiak OC com a temperatura já atingindo normalmente 70° não existe meu caro. Você só faz OC se tiver "thermal headroom", que é o mesmo que folga térmica, para tanto. Também tem que ter folga de alimentação, com potência sobrando na fonte. Um radiador de 120 mm não vai fazer nunca OC em um 5600X, não sem causar thermal throttling e acabar reduzindo seu desempenho ao invés de aumentar. Detalhe, outra coisa importantíssima, OCs pequenos não aumentam em nada seu desempenho. Uma máquina com OC que vai "prestar" para alguma coisa, precisa de ventilação excepcional, fonte de alta qualidade e potência, placa-mãe robusta, memórias robustas... O problema é que esse investimento extra é tão alto que compensa sempre mais trocar a CPU por uma superior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, euqiak disse:

e estou satisfeito com o processador nesse estado

Então nem comece com isso. 

se está te atendendo bem pra que forçar alem da conta?  

8 horas atrás, euqiak disse:

em stock fica abaixo dos 70C

abaixo dos 70 mas quanto abaixo?   70c já é uma temperatura pra começar a ficar atento,  mesmo que o limite seja 90-95º  não quer dizer que deve deixar ou proporcionar tais temperaturas durante o uso.   

Inclusive o Wc de 120mm por natureza não consegue segurar temperaturas baixas, para um processador potente já começa a ficar num limite onde ele quase não dá conta, se adicionar mais um fator [OC] que ajuda aumentar a temperatura ele não dará conta do recado.

 

uma analogia diferente mas não fora de contexto: É como um motor de carro, que tem sua temperatura ideal de trabalho e ir além disso já começa a causar danos, [não é por que o medidor vai até 180º que o motor deva chegar até lá].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@euqiak em qual frequencia elas estão rodando agora?  se estiverem em 2666mhz, vá na BIOS e ative o XMP ou d.o.c.p e veja se tem perfil pra 3200mhz.  

Caso já esteja ativado e rodando em 3200mhz então ja está tudo certo.  

Para frequencias acima disso é melhor trocar as memórias pra um kit com frequencias mais altas do que forçar a suas a rodarem fora do projetado.  Mas o custo-benefício pode não ficar interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, euqiak disse:

@WOZ Dods @Alex Weiss pessoal a minha dúvida não é sobre overclock no 5600x, como eu disse estou bem com o desempenho dele atual. Meu questionamento foi sobre overclock na RAM.

É só ligar o XMP/DOCP na BIOS. Teste a estabilidade em seguida. Se houver erro, congelamento, tela azul, volte na BIOS e aumente a tensão de operação das memórias em apenas 0,05V. Teste novamente, mas não aumente a tensão novamente se falhar. Se mesmo assim não tiver estabilidade, terá que selecionar uma velocidade um pouco menor e testar, nesse caso teste 3000 MHz e veja se obtém estabilidade.

 

Além disso, pode tentar update de BIOS para ver se a estabilidade melhora. Lembre-se de sempre instalar as memórias nos slots A2 e B2 se sua MB tiver quatro slots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!