Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador SEMPRE sem vídeo depois de desligar


Posts recomendados

Pessoal bom dia.

Estou com esse problema desde que mudei de computador.

Quando eu desligo o computador, o proximo boot SEMPRE fica sem vídeo, o monitor fica sem sinal. Todas as ventoinhas ligam, os leds etc.

Aí eu preciso desliga-lo e liga-lo novamente aí sim ele boota normal.

Mesma coisa acontece quando reinicio, se ele estiver ligado e eu reiniciar, esse boot do restart vai ser sem vídeo, aí eu preciso desliga-lo completamente e depois ligar.

É como se ele ligasse somente nas vezes impares: 1 - liga, 2 - não da vídeo, 3 - liga, 4 - não da vídeo e assim vai.

Pesquisei muito mas não consegui achar uma solucao, alguém tem alguma ideia do que pode ser?

 

Processador: AMD Ryzen 5 5700g;

placa-mãe: MSI Bazooka B550M;

Placa de Vídeo: Gigabyte Aorus RTX 3070Ti;

NVMe: XPG 240Gb;

SSD: 240Gb

SSD: 480Gb

HD: 1Tb

memória RAM: 4x8Gb XPG Spectrix 3600MHz

Fonte: Sharkoon 750w Modular

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Lacerda Você está usando uma fonte que creio ser péssima, começando por aí. Gastar tanto em um PC para ter uma fonte de má qualidade que vai reduzir a vida útil de tudo, isso se sequer conseguir fornecer a potência rotulada, é um tiro no pé.

 

À parte disso, que por si só pode ser a origem de seu problema, temos que observar se você configurou seu sistema corretamente. Instalou os drivers mais recentes da placa-mãe baixando diretamente no site do fabricante? Instalou os drivers de vídeo mais recentes? Está usando windows 10, que é estável ou windows 11 que é cheio de bugs imprevisíveis? Atualizou seu windows todo? Atualizou sua BIOS para a versão mais recente?

Além disso, seu cabo de vídeo foi adquirido à parte do monitor? Qual é o monitor? Saiba que cabos de má qualidade podem causar todo tipo de anomalia. No caso onde seu PC liga sem vídeo, teste com ele ainda ligado desconectar e reconectar o cabo. Se a imagem aparecer, isso pode ser indicativo de cabo fora das especificações (má qualidade) ou driver da GPU obsoleto e com bug (mais raro de ocorrer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Discordo que essa fonte seja ruim. https://www.kabum.com.br/produto/99501/fonte-sharkoon-750w-80-plus-gold-modular-silentstorm-coolzero  antes de comprar eu pesquisei e achei vários reviews positivos sobre ela.

 

Está tudo atualizado em relação aos drivers, tenho essa máquina à menos de 1 mês e me certifiquei de instalar todos os drivers atualizados dos respectivos componentes nos sites. A BIOS foi atualizada para mais recente no momento da instalação, tive que fazer um flash BIOS para pode atualizar por causa do processador. E placa-mãe veio desatualizada.

 

Estou utilizando o Windows 10 Pro 20h2. Não é a versão mais recente mas eu testei em um outro NVmw com a versão mais recente e não resolveu o problema.

 

Sobre os cabos confesso que nem pensei neles, eles são da outra máquina que substituí por essa. Pelo PC ligar sem vídeo, como se tivesse em sleep mode ou algo do tipo, não imaginei que fossem os cabos mas irei checar.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Davi Lacerda disse:

@WOZ Dods Discordo que essa fonte seja ruim. https://www.kabum.com.br/produto/99501/fonte-sharkoon-750w-80-plus-gold-modular-silentstorm-coolzero  antes de comprar eu pesquisei e achei vários reviews positivos sobre ela.

Peço perdão. Não vi que era dos modelos mais elevados da marca. Os modelos de entrada dessa marca já vi serem problemáticos e me antecipei no julgamento. Vi alguns reviews dos modelos 850W e 650W dessa linha (não achei 750) e foram sim muito positivos, então retraio o que havia dito.

30 minutos atrás, Davi Lacerda disse:

Sobre os cabos confesso que nem pensei neles, eles são da outra máquina que substituí por essa. Pelo PC ligar sem vídeo, como se tivesse em sleep mode ou algo do tipo, não imaginei que fossem os cabos mas irei checar.

O PC que eu estou usando nesse exato instante, que não é meu, tem exatamente esse mesmo problema com o cabo HDMI que é de baixa qualidade e fora dos padrões corretos para esta resolução/frequência. Tem programas que testam isso, mas não me lembro do nome (no vídeo sobre cabos do LTT eles mostram). Onde trabalho uns dois ou três PCs apresentaram esse mesmo problema, isso usando os mesmos cabos que acompanham os monitores, mas nesse caso foi dois ou três entre dezenas, então posso imaginar que seja apenas problema de controle de qualidade. Faça o teste, vai te dar a noção se é interno ao PC ou externo, daí parta para testar outros cabos.

 

Detalhe: não sei se seu caso é assim também, mas quando acontece essa falha de comunicação aqui a tela não dá imagem nem no POST.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa boa noite. 

 

Tentei reconectar os cabos quando não dá vídeo e não tive nenhum resultado. Peguei um HDMI emprestado de um amigo e tambem não funcionou. 

 

Aqui no meu caso quando ele liga tenho imagem no POST. Só nessa primeira vez do reboot que não acontece nada, parece que o PC entra em modo de espera.

 

Tava pensando se poderia ser algo relacionado as memorias estou rodando elas a 3000MHz mas não aparentam ter nenhum problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ DodsTava desligado já. Fui tentar com ele ligado para desencargo de consciencia e tambem não rolou.

Fiz o teste de trocar o Boot Mode entre UEFI/UEFI+Legacy e tambem não deu diferença alguma.

 

As unicas coisas que achei relacionado a isso no google foram de pessoas com problema em notebook, muito engraçado isso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com esse mesmo problema a um tempo bem considerável.
Um detalhe que notei foi: Liga todo o gabinete e luzes do mesmo, mas o meu microfone e teclado não liga nada.
Então desligo e ligo, e ele da boot normalmente.

Como acompanhei os diálogos acima, vou testar os cabos, mas acredito que não seja isso.
Obs: Usando os cabos que acompanham o produto.
Tanto monitor, quanto demais componentes da maquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Lacerda Tente mudar as configurações de fast boot.

Uma coisa muito simples que pode causar isso é a RAM mal instalada ou falhando no POST. Tente remover os dois pentes, passar uma escovinha no slot com a MB na vertical para retirar qualquer pedaço de poeira ou detritos que tiver no interior deles (com delicadeza), e reinstalar apenas duas memórias (nos slots A2 e B2) e testar. Rode uns dias com duas memórias e veja se o problema retorna. Se não retornar, instale as outras duas, teste novamente. Se resolver, ok. Se não resolver nos conte como foram os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, eddikhei disse:

Um detalhe que notei foi: Liga todo o gabinete e luzes do mesmo, mas o meu microfone e teclado não liga nada.
Então desligo e ligo, e ele da boot normalmente.
 

@eddikhei Aqui tambem acontece a mesma coisa. Liga tudo do gabinete mas  o teclado, mouse, microfone não ligam.

 

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Davi Lacerda Tente mudar as configurações de fast boot.

Uma coisa muito simples que pode causar isso é a RAM mal instalada ou falhando no POST. Tente remover os dois pentes, passar uma escovinha no slot com a MB na vertical para retirar qualquer pedaço de poeira ou detritos que tiver no interior deles (com delicadeza), e reinstalar apenas duas memórias (nos slots A2 e B2) e testar. Rode uns dias com duas memórias e veja se o problema retorna. Se não retornar, instale as outras duas, teste novamente. Se resolver, ok. Se não resolver nos conte como foram os testes.

@WOZ Dods  Aqui na BIOS não encontrei nada relacionado a fast boot. Parece que essa B550M Bazooka não tem isso. No Windows eu desativei aquela opcao de fast boot que fica nas opções de energia, embora tive que forçar aparecer lá com o comando no cmd. powercfg /hibernate on.

 

Fiz os testes com as memorias nos Slots A2 e B2, nenhum resultado. Fiz tambem o teste com uma unica memoria no slot A2, nenhum resultado. Fiquei trocando as memorias para ver se o problema era com alguma especifica, nenhum resultado.

 

Fiz um teste de tentar reiniciar sem nenhum USB plugado para ver se tinha algum conflito nas entradas mas tambem não deu nenhum resultado.

 

não sei mais o que pode ser 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Davi Lacerda disse:

@WOZ Dods  Aqui na BIOS não encontrei nada relacionado a fast boot. Parece que essa B550M Bazooka não tem isso. No Windows eu desativei aquela opcao de fast boot que fica nas opções de energia, embora tive que forçar aparecer lá com o comando no cmd. powercfg /hibernate on.

Realmente ela não tem. Olhei no manual: https://download.msi.com/archive/mnu_exe/mb/E7C95v2.1.pdf

Sempre tenha ele à mão.

 

41 minutos atrás, Davi Lacerda disse:

Fiz os testes com as memorias nos Slots A2 e B2, nenhum resultado. Fiz tambem o teste com uma unica memoria no slot A2, nenhum resultado. Fiquei trocando as memorias para ver se o problema era com alguma especifica, nenhum resultado.

Estranho. Fez reset de BIOS entre os testes? Sempre faça.

42 minutos atrás, Davi Lacerda disse:

não sei mais o que pode ser 

Ao que tudo indica é sua placa-mãe. Seria o caso de acionar a garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

57 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Realmente ela não tem. Olhei no manual: https://download.msi.com/archive/mnu_exe/mb/E7C95v2.1.pdf

Sempre tenha ele à mão.

 

Estranho. Fez reset de BIOS entre os testes? Sempre faça.

Ao que tudo indica é sua placa-mãe. Seria o caso de acionar a garantia.

Sim fazendo o reset da BIOS sempre..

 

Entrei em contato com a garantia, vamos ver no que vai dar.. No mais, muito obrigado pela ajuda.

Vou atualizar o tópico quando tiver alguma novidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Em 05/01/2022 às 07:06, WOZ Dods disse:

@Davi Lacerda Chegou a tentar reinstalar/atualizar a BIOS?

Tentei atualizar para versão mais recente (Beta) e tambem retornei para duas versões atras pensando ser mais estavel e nada.

Dei uma pesquisada e muita gente com esse problema travado na LED CPU disse que resetou o CMOS e deu certo. Tentei fazer isso ontem e não resolveu para mim

O jeito vai ser esperar a garantia mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Lacerda Fez o reset de BIOS pelo jumper? Você desconecta o PC da tomada, pega uma chave de fenda e encosta nos dois pinos do jumper CLR_CMOS ao mesmo tempo e segura ali por pelo menos 20 segundos. Retira a chave, conecta o PC na tomada e liga novamente. Recomendo que faça isso com apenas um módulo de memória instalado por vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Davi Lacerda disse:

Pelo jumper não fiz. Fiz o reset retirando a bateria e esperei alguns segundos. Foi com um módulo de memória mesmo. Quando fui ligar apareceu o prompt de que eu tinha resetado certinho.

Se avisou que resetou então ok. O método da bateria eu não recomendo por que além de poder danificar o suporte de bateria ficar removendo à toa, ainda pode não completar o reset pelo tempo de remoção eficaz ser muito variável. 

Seja como for, resta ainda testar outra fonte e outra GPU. Você já testou o lance de desconectar e reconectar o cabo de vídeo após ligar, testou outros cabos e monitor, testou memórias e configurações de BIOS... Você poderia observar o comportamento do PC configurando o windows para emitir som ao ligar, quando abrir a tela de login, assim poderia ter certeza se ele está chegando a ligar ou não mesmo sem imagem. Isso ajudaria a entender se é apenas falha da GPU. Para essa mesma finalidade poderia testar a GPU em outro slot se sua MB tiver mais de um PCIe 16x.

... pesquisei aqui e ela não tem... nesse caso poderia testar outra GPU, se já não tiver feito isso. Se tiver acesso a um buzzer de sistema como o da foto abaixo, pode liga-lo no jumper "speaker" da placa-mãe para ter acesso aos beeps de erro que podem ajudar no diagnóstico. Problemas como o seu podem ainda estar vinculados ao encaixe ou funcionalidade das memórias, mas se você testou como sugeri então não podemos presumir que é isso.

 

220px-PC-Speaker_IMG_9311-9312.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!