Ir ao conteúdo

Troquei de memória RAM, mas parece que só aumentou a qtd de GB

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Troquei minha memória RAM,2 pentes de 800mhz 2gb, para 2 pentes de 4gb e 1600mhz, mas aparentemente só mudou a quantidade de gb de memória RAM total (antes era 4 e agora é 8), e olhando meu CPU-Z, minha memória antiga era 800mhz, olhei minha placa-mãe e vi que ela suporta 1600mhz na memória, quando troquei pelas novas, não olhei mudanças no que se diz respeito a frequência

1446038978_modelomemorianova.jpg.fc7aa9de5e568ff7fc0e0f3dfa7945d7.jpgMemória nova

1100364697_Semttulo.png.493252622d6fba449164153b1a6cb8f5.pngCPU-Z: Memória nova

1555211466_WhatsAppImage2021-12-29at10_13_40.jpeg.b78cda786111ab38995d050b0ac22d4f.jpegCPU-Z: Memória antiga

memnova.png.97668ab407d8240948ab57c827b82c3f.png

Também da memória nova(obs: a única difenreça, que eu me lembre, é de que a tensão da antiga era 1,35v, a

latência  era 9 9 11 11 e era 2 gb)

Minha dúvida: a frequencia da minha memória RAM antiga era realmente 800mhz? ou era 1600mhz? e porque no CPU-Z aparece apenas 800mhz com a nova?

• Solução
Postado

@MstWoo O CPUZ mostra a velocidade de operação interna da memória. A velocidade que você compra é a velocidade de operação externa. Entenda que memórias tipo DDR (double data rate) operam externamente ao dobro da velocidade interna. Assim sendo, se o CPUZ está mostrando 800 MHz, então externamente ela está operando a 1600 MHz.

25 minutos atrás, MstWoo disse:

Minha dúvida: a frequencia da minha memória RAM antiga era realmente 800mhz? ou era 1600mhz? e porque no CPU-Z aparece apenas 800mhz com a nova?

Pelos seus screenshots, sua memória antiga também era 1600 MHz. Por sinal que eu saiba a frequência de DDR3 começou a ser comercializada efetivamente na faixa de 1066 MHz, o que durou pouco por sinal. As de 800 MHz eram bem raras e acho que só vi uma, pois afinal para quê alguém iria querer comprar uma memória DDR3, mais cara, que tem velocidade de DDR2. O mais comum de vermos no mercado nos últimos 8 anos é memórias de 1333 até 1600 MHz.

• Curtir 1
Postado

@MstWoo Suas memórias antigas já eram 1600mhz 

no DDR3 o menor MHz é 1133mhz, o que mostraria um valor menor [566mhz] caso as antigas fossem de frequencia menor.   Mas como a informação era [800mhz] fica explicado que já eram de 1600.

31 minutos atrás, MstWoo disse:

porque no CPU-Z aparece apenas 800mhz com a nova?

Segue a explicação do @WOZ Dods 

Cada módulo internamente trabalha com metade da frequencia, quando se usa Dual channel duplica-se o fluxo de transmissão de informações no seu caso chegando aos 1600mhz.

Ainda assim Separadamente cada modulo ainda informará metade da frequencia no Cpu-z. 

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Cada módulo internamente trabalha com metade da frequencia, quando se usa Dual channel duplica-se o fluxo de transmissão de informações no seu caso chegando aos 1600mhz.

Dual channel é uma coisa, double data rate é outra. Toda memória DDR trabalha com um clock interno e outro externo. O externo é o dobro do interno. Se internamente é 800, externamente é 1600 (clock efetivo).

Já o dual channel é no caso de duas memórias trabalhando em canais diferentes simultaneamente, aumentando a velocidade teórica de operação para o dobro de cada memória individual. Nesse caso os 1600 da memória são ampliados para 3200, mas como a distribuição dos bancos de memória não é perfeita, a velocidade efetiva não chega a ser exatamente o dobro, é um pouquinho menor e vai variar pelo fluxo de trabalho. 

Seja como for, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. E nem falamos de single rank e dual rank, que é uma terceira coisa! kkkkk

Postado

@WOZ Dods Entendido rrsrs   mas me tira uma duvida já aproveitando o topico

Ele citou que está com 2x4gb 1600mhz,  aí ja não seria o dual channel? 

Sempre entendi que com DC as memorias ficavam com o clock interno com o dobro, chegando ao nivel do clock externo comprado

[um jeito mais simples de explicar]

Mas só pra tirar a teima rsrs  Em um DC o CPU-Z deve informar qual clock? Deve continuar informando a metade do externo de cada módulo ou a informação ali vai mudar? 

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Ele citou que está com 2x4gb 1600mhz,  aí ja não seria o dual channel? 

Sim.

48 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Sempre entendi que com DC as memorias ficavam com o clock interno com o dobro, chegando ao nivel do clock externo comprado

[um jeito mais simples de explicar]

Não. No DC o clock que é dobrado é o externo, não o interno. O clock externo é como a memória interage com o restante do sistema. O DC não opera dentro da memória, mas na controladora de memória. Dual Channel não dobra velocidade, por isso eu falo que o aumento é teórico e não efetivo. O que ele faz é como um RAID 0, onde metade da informação é depositada em um canal de memória e a outra metade no outro, simultaneamente, o que leva "em teoria" a metade do tempo de execução da tarefa (teoricamente dobrando a velocidade de operação). Ainda sim isso despreza outros fatores, como latência e tráfego de dados que são pequenos demais para serem divididos em dois bancos de memória. Enfim, DDR é a relação entre velocidade interna e externa da memória e isso ocorre do lado de dentro dela. Dual Channel é uma forma de operação que não dobra a velocidade, mas sim reduz o tempo de execução de cada tarefa pela metade, algo que acontece externamente entre a memória e a controladora.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!