Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

5600X Com temperaturas altas ao iniciar o Windows 10.


Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Tudo bem com vcs? Espero que tenham tido uma boa virada de ano.

 

Estou com um pequeno problema e não estou conseguindo entender o motivo dele. Recentemente, comprei peças para um PC novo. Dentre elas, um Ryzen 5 5600X e um Cooler Master ML240L V2 RGB para resfriá-lo. Minha placa-mãe é uma Gigabyte A520M DS3H.

Notei que, ao iniciar o Windows, as ventoinhas do cooler começam a girar bem rápido. Assustei e abri o HWiNFO64 para monitorar as temperaturas. Vi que os núcleos estão subindo bastante a temperatura (variando de 70 até 93ºC) e a CPU nem está a 100%, o uso dela fica baixíssimo (cerca de 10% no máximo). Tudo isso dura cerca de 1 minuto. Depois as temperaturas despencam para 30-35 usando o PC normalmente. Fiz testes com o Cinebench R23 e no multi core, o máximo que a CPU chegou foi 60ºC com todos os núcleos a 100%. Resolvi fazer outro teste. Ligo o PC e abro a BIOS direto para ver como a temperatura se comporta lá. Ela começa com uns 30ºC e sobe até 55ºC durando aproximadamente o mesmo tempo, 1 minuto, depois elas caem direto para os 30ºC e isso se mantém ao iniciar o Windows. A versão da BIOS que estou usando é a F12, já que a minha placa-mãe não suporta os processadores de 5ª geração sem atualização. 

Gostaria muito de uma ajuda no porquê que isso está acontecendo. 

Muito obrigado desde já à qualquer ajuda que vcs possam me dar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Renato Scopacasa No caso do water cooler é recomendado ligar a bomba em um molex direto na fonte, pois se ligar na placa-mãe, o controle de rotação de ventoinha pode mandar uma tensão muito baixa pra bomba rodar, e a bomba ficaria parada ate o CPU esquentar e a placa-mãe mandar mais tensão e ligar a bomba...

 

A alternativa é mexer no BIOS e configurar o resfriamento, deixando configurado a saída do cooler de CPU como "pump" (bomba" assim a placa-mãe "sabe" que você ligou uma bomba ali e não vai mais tentar controlar a rotação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Primeiro de tudo, muito obrigado pela resposta! 

Entendi o que você disse. Em 2018, tive um PC que infelizmente foi roubado, eu estava usando um Kraken X42 e não lembro de ter enfrentado esse problema, mas também, não me recordo agora como que eu fiz a ligação dos cabos. Mas provavelmente foi como fiz com esse, segui o manual.

No manual, está descrito para ligar tanto as ventoinhas como a bomba em um CPU_FAN ou um CPU_OPT (pelo que parecia na imagem), mas na minha MB eu só tenho o CPU_FAN, então liguei as ventoinhas nele e a bomba em um splitter junto das 3 ventoinhas do gabinete no SYS_FAN2. No BIOS eu selecionei essa entrada e deixei direto no 100%, agora vou ter que dar uma saída e quando voltar, vou checar e ver se o problema continua ocorrendo, mas acredito que agora tudo ficará OK pois eu não sabia que a bomba deve estar sempre a 100% de funcionamento, mesmo em idle.

Muito obrigado pela ajuda novamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Scopacasa A bomba do water cooler parte com liquido por ser um sistema fechado, se a tensão ficar muito baixa além da bomba não conseguir partir, o motor ficaria travado, com toda energia entregue virando calor no motor, o que pode ate mesmo queimar a bomba, embora seja difícil algo refrigerado a agua queimar... por isso é mais seguro deixar ligado a bomba direto na fonte com um molex, assim ela sempre recebe 12V sem surpresas.

 

Tem também o pico de corrente que a bomba gera ao ligar que é bem maior que uma ventoinha, em placas mãe mais antigas isso poderia ate mesmo estourar os transistores de controle na placa-mãe, e isso piora se  você ligar ventoinhas e bombas no mesmo canal...

 

Quando der deixe a bomba ligada direto na fonte, dai você pode controlar a rotação das ventoinhas no gabinete e ate mesmo deixa-las desligadas enquanto o PC estiver frio, tendo um PC mais silencioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Entendi! Fucei nas minhas tranqueiras de PC e consegui achar um adaptador antigo aqui de um PC que montei lá pra 2012! Liguei a bomba direto na fonte e tudo aparenta estar funcionando perfeitamente! Vou monitorar ao longo da semana, mas agora sim, tudo está ligado da maneira ideal para o melhor funcionamento.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!