Ir ao conteúdo

Existe uma diferença considerável de um SSD sata para um NVMe?

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Considerando que sou um usuário de HD e vou comprar meu primeiro SSD,qual vale mais a pena?

Faz mais sentido pagar um pouco a mais em um NVMe?

Existe uma diferença considerável entre os dois para justifica o preço? 

Qual me atenderia melhor? (Sou uma pessoa casual que usa o PC para jogar e estudar)

Vale mais a pena um SSD sata de 512 ou um NVMe de 256?

Postado

Pra atividades 'comuns', tipo carregamento do Windows e jogos, tempo de abertura de programas e arquivos, etc, a diferença de desempenho entre SSDs SATA e NVMe geralmente varia entre insignificante a nula. Pegue um SATA com o dobro da capacidade.

• Curtir 2
  • Solução
Postado
31 minutos atrás, Marcos_1806 disse:

Considerando que sou um usuário de HD e vou comprar meu primeiro SSD,qual vale mais a pena?

Faz mais sentido pagar um pouco a mais em um NVMe?

Existe uma diferença considerável entre os dois para justifica o preço? 

Qual me atenderia melhor? (Sou uma pessoa casual que usa o PC para jogar e estudar)

Vale mais a pena um SSD sata de 512 ou um NVMe de 256?

Hoje recomendo NVMe pela queda substancial de custo. Você pode comprar um SN550 de 256 GBs por 229 reais, ou um de 512 GBs por 449, preços de hoje. Dificilmente você verá grande diferença entre os NVMe de qualidade e os SATA de qualidade a menos que seja em promoção ou modelo morto, como os da Kingston.

A diferença de desempenho é pequena como o colega @Shaman93 mencionou, mas não é nula. Chega de 5% a 10% para tempos de carregamento se você não estiver comparando com um HDD. Minha maior preocupação não é nem essa, pois realmente a diferença é pequena. Esse ano serão lançadas novas engines para jogos que farão uso de alocação de texturas no SSD para leitura e disponibilidade imediata para a GPU, sem ter que passar pela VRAM. A mais conhecida é a Unreal Engine 5. Isso provou ser um "game changer" em questão de nível de detalhe e complexidade em jogos. A previsão é que mesmo SATA comum seja suficiente para usar, mas o sistema está sendo efetivamente projetado para NVMe e eu definitivamente investiria uns trocados a mais para estar preparado. Veja o tech demo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qC5KtatMcUw

Se você não estiver comparando o SATA mais barato com o NVMe mais caro, a diferença hoje é pequena. Passou o tempo que dava para comprar o dobro de capacidade SATA com o preço de um NVMe. Lembrando que a velocidade teórica de transmissão é irrelevante para uso doméstico. Um NVMe de 1500 MB/s e um de 4000 MB/s vão carregar programas com milésimos de segundo de diferença, se houver alguma. Os mais rápidos são úteis apenas para aplicações profissionais muito específicas.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Marcos_1806 O preço parece estar bom. Vi aqui o de 512 GBs custando quase o mesmo que o SN550. Só relembrando que para uso doméstico a presença ou ausência de dissipador é meio irrelevante, pois SSDs precisam trabalhar na faixa de 40° para funcionar corretamente e em um gabinete razoavelmente bem ventilado isso é basicamente garantido mesmo sem dissipador.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Hoje recomendo NVMe pela queda substancial de custo. Você pode comprar um SN550 de 256 GBs por 229 reais, ou um de 512 GBs por 449, preços de hoje. Dificilmente você verá grande diferença entre os NVMe de qualidade e os SATA de qualidade a menos que seja em promoção ou modelo morto, como os da Kingston.

A diferença de desempenho é pequena como o colega @Shaman93 mencionou, mas não é nula. Chega de 5% a 10% para tempos de carregamento se você não estiver comparando com um HDD. Minha maior preocupação não é nem essa, pois realmente a diferença é pequena. Esse ano serão lançadas novas engines para jogos que farão uso de alocação de texturas no SSD para leitura e disponibilidade imediata para a GPU, sem ter que passar pela VRAM. A mais conhecida é a Unreal Engine 5. Isso provou ser um "game changer" em questão de nível de detalhe e complexidade em jogos. A previsão é que mesmo SATA comum seja suficiente para usar, mas o sistema está sendo efetivamente projetado para NVMe e eu definitivamente investiria uns trocados a mais para estar preparado. Veja o tech demo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qC5KtatMcUw

Se você não estiver comparando o SATA mais barato com o NVMe mais caro, a diferença hoje é pequena. Passou o tempo que dava para comprar o dobro de capacidade SATA com o preço de um NVMe. Lembrando que a velocidade teórica de transmissão é irrelevante para uso doméstico. Um NVMe de 1500 MB/s e um de 4000 MB/s vão carregar programas com milésimos de segundo de diferença, se houver alguma. Os mais rápidos são úteis apenas para aplicações profissionais muito específicas.

Tem outro Tech Demo da Unreal Engine 5 mais impressionante, pois é completamente jogável: 

Eu baixei no PS5 e já joguei, e realmente é impressionante. O detalhe é que esse tech demo está disponível somente no PS5 e Xbox Series X/S, talvez um dos motivos seja o armazenamento super-rápido dos novos consoles. Pelo que eu vi de informações de um canal que fez o review, a única coisa que foi filmada nesse demo é o personagem Morpheus, o resto é tudo renderizado, inclusive a sequencia inicial onde eles recriam o início do filme original.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...