Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Espelhar dois discos em Raid 1


Ir à solução Resolvido por Marco Tada,

Posts recomendados

Pretendo espelhar dois discos em Raid 1. Tenho o disco principal em raid 0 e ele é um pente de SSD nvm m2 (SSD adata xpg gammix s11 pro de 256GB) mas para evitar trabalho de salvar os dados e reinstalar todos os programas que tenho nele, gostaria de saber se posso tentar fazer um clone de disco. Para tal clonaria este SSD. Pretendo fazer a seguinte sequencia abaixo e minha pergunta é se tem alguma impossibilidade nesta sequencia:

1) Clonar usando um programa (Clonezilla ou EaseUS) um SSD nvm2 raid 0 para um SSD (não m2, SSD da Sandisk de 240GB) que está previamente configurado  em raid 1

2) Usar este SSD (que está em raid 1) que está com as informaçoes do SSD M.2 para habilitar o modo raid na placa-mãe. 

3) Configurar o modo raid 1 no SSD M.2 que estava em raid 0, formatando ele  e colocando ele como espelho do SSD (não M2) que foi clonado a partir dele. 

4) Depois dos dois hds estarem com os mesmos dados e em modo raid 1, trocar o espelho para o SSD (não m2) e deixar o SSD M.2 como o principal HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Teria que ver se sua placa-mãe aceita fazer raid entre um SSD SATA e um SSD NVMe, o que eu acho pouco provável, pois os protocolos de acesso à memória flash são completamente diferentes, sem contar que os dois discos são de capacidades diferentes. Se for possível fazer raid 1 via hardware (BIOS) o arranjo de discos vai ficar limitado ao tamanho do menor disco, e à velocidade do disco mais lento. A raid é montada diretamente pela BIOS, não adianta nada você fazer um clone e querer que sua BIOS adicione esse disco clonado na raid, sua BIOS não tem como saber o que cada bit já escrito no disco corresponde no outro disco, normalmente o hardware vai pegar um disco que vai ser a origem dos dados e vai se encarregar de montar a raid.

 

Acho que vocè vai ter mais sucesso fazendo RAID por software do que por hardware, com discos tão diferentes.

 

E outra, no item 4 você diz trocar o espelho, num arranjo raid você não vai ver dois discos, vai ver somente um disco raid, seus dados vão ser lidos e escritos de forma simultânea nos dois discos, depois que eles estão em raid, não tem o disco principal e o disco espelho, todos os discos são espelhos um do outro.

 

Em todo caso, eu faria um backup dos dados mais importantes antes de mexer com isso. Particularmente eu não vejo tanta vantagem em raid em ambientes domésticos, em matéria de performance você vai ficar mais lento misturando discos com tecnologias diferentes, e em matéria de redundância eu prefiro fazer um backup de tempos em tempos dos meus dados em uma ou mais mídias externas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Nunca dispense um backup, eu o faço em um HD externo utilizando o software: FileSync, Tudo que eu gravo em alguns discos ou diretórios ele replica no HD externo, mas o arquivo anterior apagado fica na lixeira, depois eu analiso a lixeira e vejo se tem algom estranho e se for o caso eu recupero para analisar, mas nunca tive problemas.

 

Ele pode ser iniciado no boot do Windows e já ficar monitorando, eu prefiro acionar manualmente, pois deixo meu HD externo desligado para poupá-lo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!