Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, então fiz essa curva no msi com base em alguns videos que vi(para n forçar tanto as fans) minha gpu é uma 1650s ASUS tuf, o que acham? Devo fazer alguma alteração, a placa em 95% n passa de 60º graus 

gtx 1650 s.png

Postado

Que curva bem estranha... Coloca no mínimo (24%) ali em 50 graus, o máximo põe em 75 ~ 85 graus (dependendo do seu nível de tolerância com ruído e em troca o quão fria quer manter a placa). Só esses 2 pontos mesmo. Algo mais ou menos assim (na minha tem fan stop e deixo desligado até 50 graus, se a sua também tiver recomendo que faça o mesmo):

image.png.66261b3a3559c6dc83dc57feb8227fdd.png

• Amei 1
Postado

@Shaman93  Então man, esse é o meu problema, essa placa é bem fria, ela em 24 no mínimo no dia de calor só chega até 45º, em dias normais em brasília só ficam em 40ºgraus, tu acha que a variação térmica é grande? ela chega no máximo a 62º, warzone e outros jogos mais pesados

Postado
26 minutos atrás, FringsBR disse:

Então man, esse é o meu problema, essa placa é bem fria, ela em 24 no mínimo no dia de calor só chega até 45º, em dias normais em brasília só ficam em 40ºgraus, tu acha que a variação térmica é grande? ela chega no máximo a 62º, warzone e outros jogos mais pesados

Não é muita coisa, mas use o fan stop pra diminuir essa margem.. E faça uma curva no MSI, como o @Shaman93 mostrou, afinal..

3 horas atrás, FringsBR disse:

gtx 1650 s.png

Isso é um paredão.. Suas fans tão indo de 25% pra 95%, em questão de 5 ou 6ºC.. Tem dois pontos, que usam a mesma temperaturas mas, rotações de fan diferentes..

Definitivamente, isso não é bom pras fans e pro controlador delas, no médio e longo prazo..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria entendi mas minha placa não possui o fan stop, ela fica no mínimo 24% de rotação, o que você indicaria?

e fiz essa curva, dando uma reduzida porque a placa parece que vai voar..

nova.png

Postado

@FringsBR  Escolha alguma dessas:

image.png.44807f810f6f19c6a18b3b8ca0340b60.png

A verde é a que mais vai resfriar a placa e também ser mais barulhenta, a vermelha é a mais silenciosa e que pior resfria e a laranja é um meio termo. Fica a seu critério.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@Shaman93 Mano fiz essa curva, o que você acha? aumentei o mínimo para até 60º pois assim a placa atinge uma temperatura legal em iddle, pra não sofrer tanta dilatação, ela fica em 41º em iddle, e em 100% em 58 a 60º.

nova.png

Postado

@FringsBR Ficou bom sim 👍

2 horas atrás, Roberthy501 disse:

Eu deixo o meu no automático pelo msi

Isso varia com cada placa. A maioria dá prioridade pra minimizar o ruído, então as temperaturas acabam sendo mais elevadas.Geralmente é interessante deixar a curva um pouco mais agressiva, trocando um pouco mais de ruído por uma menor variação térmica. Fans novos pra placa você compra por R$ 50 (ou até menos), enquanto um reballing vai custar 1/3 a metade do preço da placa e nem sequer tem garantia de que vai funcionar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 1 ano depois...
Postado
20 minutos atrás, MouraFox disse:

@Shaman93 Configurei a minha GTX 1660 TI igual a sua curva pois a minha possui fan stop e ela fica em sidle em 48 Cº ou seja o fan não liga, tem problema ficar a essa temperatura? Sou do RJ.

Problema nenhum. Além de reduzir a variação térmica, deixar a placa um pouco mais quente em idle também ajuda com a umidade: como o ar em torno dela está alguns graus acima da temperatura ambiente, isso ajuda a diminuir a umidade relativa em volta da placa, reduzindo problemas de ferrugem e oxidação ao longo do tempo.

Postado
9 minutos atrás, MouraFox disse:

@Shaman93 Show, obrigado pela ajuda e aproveitando sabe se vale a pena fazer undervolt?

Sempre vale, mas cada placa é individual e até onde vai conseguir só tem como saber na base da tentativa e erro.

• Amei 1
Postado
Em 11/01/2022 às 01:51, Shaman93 disse:

@FringsBR  Escolha alguma dessas:

image.png.44807f810f6f19c6a18b3b8ca0340b60.png

A verde é a que mais vai resfriar a placa e também ser mais barulhenta, a vermelha é a mais silenciosa e que pior resfria e a laranja é um meio termo. Fica a seu critério.

voce recomenda esta curva fan que voce fez para qualquer usuario? a minha n possui fanstop também, o minimo é 25%, eu uso esta:image.thumb.png.1d3aeb6cc63b5b943acec7ae9924c276.png

Postado
7 minutos atrás, MouraFox disse:

@DE ANDRADE Então como a minha tem fan stop eu usei a mesma do Shaman, acho que a sua está boa também mas é bom sempre ficar de olho na temperatura para ter certeza

Certo, mas quando você diz que é sempre bom ficar de olho na temperatura, é para ver se não ultrapassa exemplo 60graus com 70%+ etc...?

porque vi alguns comentarios falando que deixar ela exemplo: em 50% e do nada dar um salto para 80-90% poderia prejudicar a fan(pelo menos eu entendi desta forma), e esta opção de fanstop que as pessoas deixam a fan desativada até 50graus, é por questão de "barulho" ou de vida util das fans da gpu? desde ja agradeço pelo seu comentario.

Postado

@DE ANDRADE Sim, se for um salto grande do nada pode prejudicar as fans.

Sim, pelo o que entendi também deixar elas paradas até 50Cº além de ajudar na vida útil dos fans ajuda a placa de vídeo a afastar a umidade pois por estar quente não deixa a mesma "entrar".

Postado
1 hora atrás, MouraFox disse:

@DE ANDRADE Sim, se for um salto grande do nada pode prejudicar as fans.

Sim, pelo o que entendi também deixar elas paradas até 50Cº além de ajudar na vida útil dos fans ajuda a placa de vídeo a afastar a umidade pois por estar quente não deixa a mesma "entrar".

entendi, mas deste modo que eu fiz a curva. não tem problemas de saltos muito grandes né.

Postado

@DE ANDRADE Deixa em 25% até 50 graus, 100% pode ser nos 70 mesmo, se o barulho não te incomoda. Resfriar a placa desnecessariamente em idle aumenta a amplitude da variação térmica, desgastando mais as soldas. E a questão da umidade tem a ver com o conceito de umidade relativa. Quando se diz que o ar está 100% úmido, significa que está saturado de água e qualquer superfície mais fria que a temperatura ambiente vai promover a condensação de gotículas. O pulo do gato é que a capacidade do ar de armazenar água aumenta bastante com a temperatura. Então mesmo que o ar esteja 100% úmido a, digamos, 25 graus, quando ele se aproxima da placa a 50 graus a capacidade de armazenar água aumenta, e a umidade relativa cai. De acordo com o gráfico abaixo, de 25 pra 50 graus, a umidade cairia de 100% pra menos de 50%:

air-moisture-holding-capacity-si.png

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Eu reformulei a minha, deixei:

25% até 40graus

40% em 50graus

55% em 55graus

75% em 60graus

100% 70 graus

Você acha que está é uma variação térmica boa? existe algum problema de  pico alto de % referente aos Graus da placa?

Alguma recomendação de % e Graus?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!