Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu uso um SSD de 720 GB como forma única de armazenamento, todos os meus arquivos ficam nele. Só que desde o fim do ano passado pra cá, o meu SSD vem congelando o PC aleatoriamente, de forma frequente. Isso ocorre principalmente em jogos, mas acontece várias vezes quando eu uso apenas o navegador. Sempre que ocorrem esses picos, a luz de indicação de gravação do computador fica ligada direta e depois que o PC descongela, faz um barulho de 3 bips. Procurei muito, vi muitos vídeos, tutoriais, fóruns, mas nenhum resolvia.

Aqui tem uma lista de coisas que eu tentei:

- Atualizar os drivers;

- Procurar por malware;

- Formatar o Windows;

- Usar o AHCI Link Power Management;

- Desativação do C-State na BIOS;

- Desabilitar a Cortana pelo editor de registro;

- Desativar o Windows Search e colocar o modo de energia em performance;

- Usar o comando "powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61" no PowerShell;

O meu SSD é genérico e tem 2 anos de uso, mas ele nunca tinha dado problema desde então, e o Crystal Disk Info e outros aplicativos dizem que a saúde dele tá perfeita. Gostaria de saber se tem alguma solução mexendo apenas no software ou se ele tem problema de hardware sem solução.

Desde já agradeço,

Ian.

imagem_2022-01-11_000229.png

imagem_2022-01-11_000332.png

Postado
1 hora atrás, IanBrito disse:

Aqui tem uma lista de coisas que eu tentei:

- Atualizar os drivers;

Você atualizou os drivers por onde?

Citação

- Formatar o Windows;

Na formatação o Windows + BIOS estão setados em UEFI - GPT?

Procure por POWERSHELL no Windows > Digite get-disk > Poste os resultados.

Veja no BIOS também como está o modo inicialização e dentro do BIOS veja o SSD se ele está configurado como AHCI e poste os resultados.

- Usar o AHCI Link Power Management;

Porque está usando esse driver?

- Usar o comando "powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61" no PowerShell;

Esse comando está errado.

Abra o CMD > Digite powercfg.exe /setactive 8c5e7fda-e8bf-4a96-9a85-a6e23a8c635c

Agora de resto, você precisa verificar que programas e serviços estão consumindo mais do SSD, pois essa tela do gerenciador não ajuda muito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...