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SEMP 102CR cadê os 180v do cinescópio?


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Não sou técnico profissional... muito menos de TVs de tubo... mas como ninguém mais mexe com isso na minha região, estes aparelhos tem chegado pra eu tentar dar uma vida extra pra eles.

 

TV chegou morto, técnico anterior desconfiou do processador.

Fiz um jumper na fonte (imagem):

Desconectei os fios do circuito, e liguei na fonte (o power e o negativo).

Isso fez o tubo acender (cinza e sem caracteres), porém com algumas linhas de retraço.

A falta dos caracteres e do funcionamento dos botões me faz desconfiar do micro, mas antes de passar para esta etapa, resolvi remover os retraços.

vi alguns vídeos no youtube e muitos deles falam que o primeiro passo seria verificar se tem os 180v na plaquinha do cinescópio.

Meu multímetro apresenta próximo de 100v nesta plaquinha (multímetro analógico, não sei se está muito preciso, mas chega próximos dos valores).

Mas no esquema que obtive na internet não consegui encontrar a informação 180v, encontrei apenas 116v indo para esta plaquinha (próximo do que o multímetro mostrou).

Então isso deve estar correto.

Gostaria que os amigos mais experientes dessem uma olhada no esquema para ver se estou correto em pensar que esta TV usa 116v na placa do cinescópio por ter um tubo menor (10 polegadas).

E também se o que fiz na fonte está correto como medida emergencial para ligar o aparelho e fazer as medidas, pois não tenho controle remoto para esta TV, e apertar o botão de +canal não faz ela sair do stand-by. Existe alguma maneira de forçar ela a sair do stand-by sem o controle ou tecla de +canal (indo direto no circuito)?

Infelizmente esta linha de TV tem muitos aparelhos semelhantes e este esquema foi o mais próximo que encontrei do modelo que tenho em mãos.

 

Obrigado.

 

tv102.jpg

85157759_TV102.pdf

Mexer nos controles de SCREEN e FOCO, não resolvem o problema.

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@Blumer Celta Sim alguns televisores a tensão era de 116 nos caso ás pequenas porém dessa tv aí não lembro de mais nada,faz muito tempo que não vejo só tenho na memória ás tvs de 2000 pra cá,porque esse televisor é muito antigo,então tv Toshiba em stand by ela liga apertando canal ou ligando pelo controle só existe esses dois jeitos,seu defeito é bem provável está no micro só de não obedecer ás teclas,outra dica q dou é verificar o abl veja se está em ordem,caso sim é defeito no micro mesmo.

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Obrigado pelas dicas. Tenho outros micros aqui para teste (como o técnico anterior suspeitou do micro), o cliente adquiriu uns do aliexpress (podem ser falsos e sem funcionamento)... são ligeiramente diferentes, mas o que acham (imagem) um pode substituir o outro de igual para igual?

Vi um micro de TV uma vez que o datasheet mencionava sobre ter uma parte customizável/gravável no chip. acham que este pode ter algum código interno do fabricante (pode acontecer do novo estar virgem)?

 

Outra dúvida: se o televisor estivesse todo de acordo, mas o conteúdo da eeprom estivesse danificado isso poderia gerar a falta de partida do stand-by pelo comando canal+?

 

Obrigado.

 

procs 102.jpg

DATASHEET 102.pdf

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@Blumer Celta No esquema do aparelho falam que são iguais veja o link https://www.facebook.com/100073776030864/posts/137446552057879/?app=fbl

pra confirmar só soldando no lugar pra fazer o teste,sim em alguns caso memória pode fazer isso sim,mas Toshiba funciona com uma virgem,você mesmo faz os ajustes.

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Componente substituído, mas nada ainda...

pelo micro estar morto, troquei o ressonador cerâmico dele, mas sem sucesso ainda...

resolvi remedir as tensões da fonte (que nesta tv fica em placa separada).

Talvez um erro na minha primeira medição, ou meu multímetro ruim...

fato é que na nova medição não tenho os 5v onde deveriam estar (fonte armada através de jumper com placa sozinha)

tenho algo em torno de 3v ou 4v)

vendo o esquema da fonte, verifiquei a linha vermelha (imagem anexa) que pelo que entendi é a entrada do regulador de tensão L78MR05. ali pelo esquema deveria ter 20v, certo? pois bem a tensão ali (medida entre o pino 3 e o pino 1 do regulador) não chega nem perto de 20v.

 

Devo ter curto em algum componente que deve estar derrubando esta tensão... ou mesmo o próprio regulador, certo?

 

alguma ideia de qual componente pode ser?

 

Pensei até em fazer uma gambiarra com um 7805 para substituir este regulador diferentão.

 

Obrigado.

caminho20v.jpg

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Reiniciando o processo.

Com a fonte ligada na placa as tensões ficam corretas e temos todas as tensões necessárias. (inclusive no micro)

Consegui com um amigo uma TV semelhante onde a fonte é a mesma. Trocamos e tudo permanece igual, portanto podemos excluir a fonte.

 

Mas resolvi 50% do problema:

Como esta TV deve ter passado por diversas oficinas, tanto que foi vendida por 50 reais, deve ter sido muito mexida.

E descobri que algum dos técnicos estava ligando um chicote de forma errada. E eu peguei a TV e mantive como recebi.

Ocorre que o cara estava ligando o chicote que vai para a plaquinha do cinescópio na entrada dos conectores dos botões.

e o dos botões no conector do cinescópio (os conectores na placa são iguais...

Agora estou ligando correto, porém micro ainda não responde, mesmo depois de peça nova colocada...

vou investigar mais o que esta troca pode ter queimado.

Por sorte o pino que leva os 116v para aplaca do cinescópio parece ir em um chicote separado.

 

ao forçar a placa da fonte a ligar, temos uma imagem azul bonita na tela, mas com duas linhas brancas (não linha de vertical fechado)

no mesmo estilo mas são grossas e são duas. depois posto foto.

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Nada de OSD, o micro parece morto, nem obedece as teclas (ja testei se teclas estavam em curto, e estavam boas).

Acho que as tensões entrando em lugar errado devem ter queimado os micros (o original e o sobressalente), pois depois da troca do micro ainda mantive os fios ligados como chegaram pra mim.

Acho que vou ter que achar um novo micro para teste.

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Acabei de testar o som, está ok também.

OSD e comandos tudo funcionando perfeitamente.

neste período também refiz várias soldas frias, mas como só descobri o cabo errado depois da troca do micro, não posso garantir que alguma solda refeita não tenha ajudado no processo.

 

Já estou em contato com um conhecido que fará um AV nela (este modelo não tem).

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Pois é... alguém deve ter aberto para limpar, conectou errado, não funcionou, levou para o técnico e este tambem não percebeu (talvez o cliente mentiu e disse que a TV parou sozinha)...

e assim chegou em minhas mãos.

 

O AV vou passar para um colega tentar. (ele já está tentando, pois estamos tentando juntos aprender a fazer isso)

Por enquanto o que el fez de certa forma funciona, mas somente para alguns aparelhos, em outros o sinal fica fraco e não chega a ligar a TV, ou fica rolando como se estivesse sem sincronismo).

 

Não queremos inserir via conversores de RF, (pois a imagem fica cheia de chuviscos),além de ter mais uma tomada e mais um gasto.

O que ele fez por enquanto foi o seguinte:

 

(em uma imagem mostra parte do esquema da TV, e na outra o detalhe do mesmo chip no datasheet)

Foi feito um corte na trilha do pino 18 do referido chip e ali injetou o vídeo (o terra do conector RCA é o negativo do referido chip)

Com o receptor da SKY funciona perfeitamente a imagem entrando por ali, mas com outros aparelhos parece não detectar o vídeo ou imagem parece fora de sincronismo, parece que o sinal de alguns aparelhos é fraco, ou talvez tenham que entrar em algum ponto antes do chip para que o chip amplifique o sinal. Enfim, seguimos nos testes.

 

CHIP = T51496P ou M51496P

insirirvideo 2 102.jpg

insirirvideo 102.jpg

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Atualização: A ligação no chip do post anterior foi refeita, e o vídeo inserido em outro lugar (imagem anexa)

Também imagem do esquema em uso atual e duas imagens de demonstração.

Vejam nas imagens de demonstração que o topo parece um pouco baixo... e em algumas telas o topo fica distorcido.

em outras funciona bem.

Estamos usando um portátil chinês para testar o AV, e no esquema temos uma resistência (sem ela o portátil não manda a imagem para a saída externa), ficando só na tela do portátil. (ouvi dizer que esta resistência deveria ser de 75 ohms, mas como não tinha resistores exatos, testamos com uma associação que resultou em 133 ohms.

Os capacitores também ajudaram, sem eles o vídeo deste portátil não sai na TV.

Não temos ideia de quais capacitores ou resistores utilizar ou se há um padrão para isso.

Nem mesmo temos certeza se o ponto de entrada de vídeo que escolhemos é o melhor.

Em geral agora alguns jogos/aparelhos funcionam muito bem e outros ficam com o topo distorcido.

Mudar a resistência para outros valores as vezes faz a imagem rolar perdendo o sincronismo.

(quando funciona a imagem fica bem bonita, mas sabemos que o celular não faz boas imagens destas telas CRT)

Adoraria algumas dicas.

 

 

ESQUEMA NOVO102.jpg

NOVO VIDEO 102.jpg

av102-topo2.jpg

av102-topo.jpg

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Obrigado pelas informações, não tenho capacímetro, vou tentar substituir sem testar.

(mexendo nos valores da resistências e capacitores que adicionei para o AV, verifiquei que a faixa superior de distorção aumenta ou diminui)

Verifiquei que mesmo com a sky (onde a imagem fica praticamente perfeita), na parte superior da tela não distorce, mas fica meio que piscando/cintilando em cima da imagem... não chega a atrapalhar, mas a gente percebe que está acontecendo.

 

vou tentar trocar os capacitores.

Quanto ao resistor (que faz o portátil mandar imagem para TV), retirei ele e a imagem melhora um pouco com os outros aparelhos. Portanto deixarei sem o resistor e usarei com aparelhos não portáteis. 

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  • 2 semanas depois...

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