Ir ao conteúdo

Frequência e compatibilidade de memória RAM AMD

Ir à solução Resolvido por Jose Carlos Ferreira Junio,

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Gostaria de entender melhor o funcionamento das memórias antes de entrar em contato com o vendedor, meu setup é composto por:

• Motherboard: PRIME B450M-GAMING/BR;
  • Processador: AMD Ryzen 7 5700G;
  • Memórias: 2x Team Group T-Force DDR4, 3200MHz 8GB.

Antes de comprar as memórias eu consultei o site da ASUS e manual da placa para saber qual frequência deveria comprar, segue especificações tiradas do próprio manual:

image.png.a18394e3e9fbed6557ffb9698268183d.png

Como podem ver consta os 3200 ali (com um O.C. que eu não sei o que significa) eu compreendi que é compatível e comprei duas memórias 3200Mhz e tomei o cuidado de colocar as duas em slots de cores iguais, no caso na 1A e na 1B:

image.png.d5d5a06f1e9d8f994d032aa443cdc7b8.png

porém, ao abrir o CPUZ a frequência de utilização não é a capacidade da memória RAM:

850637492_Semttulo.png.57e5b2eaf55d8442d71a1b9b2c2b5e32.png

Com a BIOS na ultima versão, ao mexer na configuração vi que a frequência da memória na placa estava em AUTO, logo, troquei para 3200, a tela deu uma travada mas salvou, o PC simplesmente não ligou após salvar emitia uns bipes e desligava, ao ligar novamente o processo se repetiu até a terceira tentativa, onde apareceu a mensagem do modo emergência, eu rapidamente retornei a opção para AUTO e salvei, confesso que fiquei extremamente aliviado pelo PC iniciar kkkk, hoje está funcionando normalmente, porém ainda com frequência abaixo da memória.

Agora a pergunta, qual é o problema? onde foi que errei? kkk

Se não houver problema na escolha das peças, qual delas tem problema para informar o vendedor, memória ou placa?

Desde já, grato.

Postado
25 minutos atrás, OficialSpeirs disse:

A frequência é assim mesmo, agora, acredito que o seu erro na hora da BIOS foi de pôr 3200 sendo que a sua Memória é 2400, pelo menos uma delas.

A memória é de 3200, está escrito na caixa e nela, o problema é que o PC na configuração frequência AUTO a reduz para 2400 e se for colocado manualmente na BIOS 3200 o PC não liga.

1446049802_Semttulo2.png.9f701a950b780050cd91acfeeef5adea.png

Não estou em casa no momento, quando estiver, postarei a foto das memórias.

• Solução
Postado

[Edit]

Postei uma imagem que achei na net, essa pelo menos é igual a da minha placa-mãe, da uma procurar na sua por algo parecido.

Bom man, vamos la...

Primeiro o que deu para entender é que você setou as memorias em 3200Mhz manualmente, e já te adianto que foi errado.

Suas Memorias Team Group T-Force trabalham em 3200Mhz tranquilamente, mas você precisa setar o perfil delas na placa-mãe. Nas placas mães Intel se chama XMP, nas AMD não me recordo, mas acho que algo como D.O.C.P.

Tentando explicar o porque do perfil: Se você selecionar o perfil XMP você não estará só mudando a frequência, você também estará mudando os Timing delas. (Não vou entrar em detalhes, se não o texto irá ficar gigantesco).

Então da uma procurada na BIOS da sua placa e tenta acha algo parecido, depois volta aqui para dar um feedback.

36715200_1961718147193821_6994338328682168320_n.jpg

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Jose Carlos Ferreira Junio disse:

[Edit]

Postei uma imagem que achei na net, essa pelo menos é igual a da minha placa-mãe, da uma procurar na sua por algo parecido.

Bom man, vamos la...

Primeiro o que deu para entender é que você setou as memorias em 3200Mhz manualmente, e já te adianto que foi errado.

Suas Memorias Team Group T-Force trabalham em 3200Mhz tranquilamente, mas você precisa setar o perfil delas na placa-mãe. Nas placas mães Intel se chama XMP, nas AMD não me recordo, mas acho que algo como D.O.C.P.

Tentando explicar o porque do perfil: Se você selecionar o perfil XMP você não estará só mudando a frequência, você também estará mudando os Timing delas. (Não vou entrar em detalhes, se não o texto irá ficar gigantesco).

Então da uma procurada na BIOS da sua placa e tenta acha algo parecido, depois volta aqui para dar um feedback.

36715200_1961718147193821_6994338328682168320_n.jpg

Ok quando chegar em casa darei uma olhada.

Mais pela imagem você se encontra na parte de overclock, se a placa que tenho suporta 3200Mhz e a minha memória foi adquirida em 3200Mhz, porque eu teria que realizar algum tipo de overclock? (questiono porque a minha atual placa tem péssima reputação na internet com overclocks"

Postado

@LuisH. Porque a memoria originalmente é 2400Mhz, e através de testes e tudo mais fizeram os chips delas chegar a 3200Mhz, só que para isso foi preciso alterar os Timings e elevar a tensão. Então para não alterar esses itens manualmente foi criado um perfil onde você pode escolher e a alteração desses 3 itens citados sejam em conjunto.

• Curtir 1
Postado

@Jose Carlos Ferreira Junio  mediante as informações que você me passou com as palavras chaves DOCP e XMP eu localizei um vídeo da própria empresa que comprei as memórias:

De acordo com os comentários, isso realmente se trata de um overclock, correto?  dentre os anexos deste tópico tem o print que retirei do manual da minha placa-mãe informando 3200 (OC) acredito que ela é compatível com 3200MHz porém em overclock, certo?

Acrescento aqui o print que tirei do site da AMD sobre as especificações do processador onde menciona a velocidade máxima suportada 3200MHz:

ryzen.thumb.PNG.279d35a3d2fe00770f5f6e7a7e214666.PNG

Antes de realizar o procedimento, você sabe me informar quais são os riscos de fazer isso?

Os comentários do vídeo me assustaram, ao mesmo tempo que vendo no manual, a memória e o processador parecem (mesmo em overclock) compatíveis com tal frequência.

Postado

@LuisH. Overclock é sim man, porque como dito, a memoria tem a frequência original em 2400Mhz, e você vai elevar ela para 3200Mhz.

Riscos sempre tem, só que eu uso as minhas memorias que também são da Team Group a 4 anos em 3200Mhz e nunca me meu problema nenhum.

Também na minha vida de técnico nunca vi nenhuma memoria queimar por conta disso.

• Curtir 1
Postado

@Jose Carlos Ferreira Junio Entendo.

Obrigado pelos esclarecimentos! 👍

Editado ---

Acabei de realizar o procedimento, reiniciou normalmente, segue print da temperatura e da tela do BIOS após a configuração com a configuração caso alguém necessite no futuro.

A temperatura do processador esta a 50 porque aqui em Londrina está uma noite bemm quente.

1111695847_memoriaoverclock.thumb.png.1c3b45de784b1bd843071c732ef541b3.png

557034166_WhatsAppImage2022-01-19at20_38_12.thumb.jpeg.124376394a977d5f343fa655c5d940cc.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...